31.1 C
Picos

Educação de Padre Marcos realiza aplicação das Avaliações de Fluência e SAEPI para alunos matriculados na rede municipal de ensino

#

A Secretaria Municipal de Educação de Padre Marcos-PI, realizou entre os dias 16 a 25 de agosto de 2021 a aplicação das Avaliações de Fluência e SAEPI para alunos matriculados no ensino Fundamental da Rede de Ensino.

As Avaliações externas fazem parte de uma parceria da rede estadual com a rede municipal e tem como objetivo sondar o nível de aprendizagem dos estudantes e aferir a necessidade de implementar novas ações no processo educativo.

A Avaliação de Fluência foi aplicada em todas as turmas do 2° ano do Ensino fundamental e o foco principal da avaliação é conhecer e avaliar o desempenho da leitura fluente dos educandos, como também identificar possíveis dificuldades para direcionar novas práticas.

Já o Sistema de Avalição Educacional do Piauí – SAEPI, foi aplicado nas turmas do 2º, 5º e 9º ano do ensino Fundamental, e o intuito dessa avaliação é conhecer e observar o desempenho de estudantes por meio de testes padronizados, cujo objetivo é mapear o que eles sabem e são capazes de fazer, a partir da identificação do desenvolvimento de habilidades e competências consideradas essenciais para que consigam avançar no processo de ensino aprendizagem.

Estiveram envolvidos no processo de realização das avaliações a equipe da Secretaria de Educação, gestores escolares, professores, alunos e pais de alunos.

Segundo o Secretário de Educação Eraldo Gomes, as avaliações externas são de fundamental importância para diagnosticar o nível de aprendizagem dos estudantes da rede. “Essas avaliações externas, produzem informações que nos permitem viabilizar o monitoramento da prática educacional nas escolas, permitindo um acompanhamento periódico de indicadores referentes a real situação do nível de aprendizagem dos estudantes individualmente. Essas avalições, tem o intuito de medir com maior precisão a qualidade do ensino ofertado e direcionar a nossa prática pedagógica. Agradeço imensamente ao Prefeito Valdinar silva pelo apoio de sempre, a equipe da Secretaria de Educação, gestores escolares, professores, alunos e pais de alunos pela dedicação, empenho e compromisso com a Educação do nosso município”. Disse.

A Coordenadora da secretaria de Educação e responsável pela coordenação das Avalições Externas no município, Ana Meire Macedo, orientou gestores e professores com formações, diálogos e orientações acerca de todo o processo de preparação das referidas avaliações. “É importante ressaltar que ambas as avaliações serão determinantes para identificação das lacunas de ensino geradas pela suspensão das aulas presenciais e assegurar futuras intervenções assertivas, como também viabilizar o programa Pró-Alfabetização na Idade Certa e o ICMS Educação em nosso município, através da Secretaria Estadual de Educação-SEDUC, que contará com a parceria dos nossos Gestores Valdinar Silva-Prefeito e Eraldo Gomes-Secretário Municipal de Educação e o apoio de toda a comunidade escolar que sempre estão unindo esforços na busca de melhores índices e desenvolvimento educacional em nosso município”. Comentou.

Fotos;

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas