30.6 C
Picos

Educação de Belém do Piauí prepara professores para o 2º semestre letivo com formação pedagógica

#

A Prefeitura Municipal de Belém do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou durante os dias, dias 01 e 2 de agosto, a formação pedagógica de docentes, coordenadores e gestores escolares em preparação para as aulas do segundo semestre letivo.

Com o tema “Conhecer-se para promover a cultura do acolhimento com foco nas competências e habilidades”, a formação tem, entre outros objetivos, compartilhar o conhecimento entre os participantes, além de auxiliar no planejamento do ano letivo.

Realizada no auditório da Escola Monte Sinai, a formação foi conduzida pela Inovaty Assessoria e Consultoria, que presta assessoria para a Secretaria de Educação de Belém do Piauí, e teve como instrutores, o professor pedagogo Edson Sá e pelas psicólogas Jayra Pacheco e Débora Barros.

Durante a abertura, realizada nesta última segunda-feira, dia 1 de agosto, foi realizada uma palestra com a psicóloga Jayra Pacheco, que abordou com os gestoras das escolas a temática, “Equilibrando os pilares da vida: vivencias socioemocionais”. Em seguida, o professor pedagogo Edson Sá promoveu com o público alvo dinâmicas vivenciais sobre a temáticas.

Dando prosseguimento, nesta terça-feira, 2 de agosto, a psicóloga Débora Barros ministrou uma palestra com professores da rede municipal, sobre o tema “Gestão de Conflitos na Escola”. No mesmo dia, o professor pedagogo Edson Sá desenvolveu com diretores e coordenadores, orientações pedagógicas.

Em entrevista, o professor pedagogo Edson Sá falou sobre formação pedagógica. “Trabalharemos a duplabilidade como foco nas competências curriculares e socioemocionais, tendo em vista termos ultrapassado esse período mais tenso da pandemia e um retorno, onde percebemos mais fragilidade de todos os sujeitos da educação, desde o aluno, a família e os escolares de modo geral, a qual eles têm demostrado algumas dificuldades sobre tudo, instabilidade de humor, dentre outros aspectos. Isso tem afetado, também, o aluno, além das desaprendizagens que foram típicas desse período. Então nessas perspectivas iniciamos um trabalho com duas profissionais da área de psicologia, onde a gente pôde desenvolver estratégias com uso de ferramentas para fazer um estudo do perfil socioemocional dos trabalhadores da educação de Belém”, explicou.

Edson Sá, destacou que a partir disso será realizado intervenções no sentido de apoiar os profissionais, onde eles tenham suporte para poder, também, apoiar os alunos e familiares que estão inseridos na escola, além de planejamento, com os professores que atuam na área de língua portuguesa e matemática, com foco nos descritores das matrizes de referências para as avaliações externas assim como a aplicabilidade do currículo da ABNCC.

Edson informou ainda que algumas mudanças serão realizadas no segundo semestre. “Teremos algumas mudanças estruturais nesse semestre, tanto no sistema de avaliação que será revisto, como no monitoramento pedagógico, que terá algumas alterações para estar fidelizado no acompanhamento ao professor, dando suporte, inclusive, com acompanhamento aos alunos em sala de aula, onde é importante o coordenador pedagógico validar as habilidades e estratégias dos professores, mas que, também, estejam percebendo situações de educandos que não contribuem para o bom trabalho e assim encaminhar esse aluno para o atendimento mais fiel à necessidade dele”, disse.

Por fim, Edson Sá falou sobre as expetativas para o resultado da prova Saeb. “Logo mais teremos o resultado da prova saeb, é um resultado que toda comunidade educacional está aguardando, por te sido realizado em meios as críticas por conta do período pandêmico, ainda assim já podemos perceber pelos indicadores e pelo resultado provisório concedido que teremos um bom resultado, e ficamos felizes. A rede municipal está se instabilizando, o prefeito Ademar tem qualificado mais os espaços, estamos com uma creche em reforma, a escola José Moura Leal foi reformada e já ganhou uma quadra nesse semestre, o seletivo foi realizado para que os profissionais pudessem vir apoiar a equipe, então todas essas ações vêm fortalecer o trabalho da Educação Municipal. Então estamos confiantes que teremos um semestre, mas produtivo, com mais resultados e temos também um clima mais satisfatório a essas conquistas na educação de Belém”, pontuou.

Vale destacar, que as aulas do segundo semestre letivo de 2022 da Rede Municipal de Ensino de Belém do Piauí iniciaram nesta quarta-feira, 03 de agosto.

Fotos;

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas