28.4 C
Picos

Durante aniversário de 27 anos, saúde do homem ganha atenção em Francisco Macedo — PI

#

Dando prosseguimento as comemorações alusivas ao Aniversário de Emancipação Politica Administrativa de Francisco Macedo, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta terça-feira, dia 13 de dezembro, o encerramento da campanha ‘Novembro Azul’, mês de prevenção contra e diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina.

A culminância da campanha, aconteceu no auditório municipal Francisco das Chagas Alencar, contando com atendimentos especializados ao público masculino acima de 50 anos, cujo objetivo principal é alertar a sociedade de modo geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Durante a ação, foram ofertados diversos serviços, como a verificação da pressão arterial, avaliação antropométrica, pesagem, coleta de sangue para exame de PSA, glicose e colesterol.

Em entrevista, o secretário  Municipal de saúde, Adenilson Antão, falou sobre a importância da campanha. “Estamos desenvolvendo por mais um ano a campanha tão importante para a saúde do homem, o novembro azul, onde hoje estamos ofertando diversos atendimentos especializados, como a oferta de exames preventivos de PSA. A importância desse evento é detectar o câncer de próstata quanto antes, para ser iniciado o tratamento cedo, quando as chances de cura são maiores.” Relatou.

Adenilson Antão destacou que durante a ação mais de 200 homens foram atendidos. “No ano passado, quando iniciamos a gestão, tivemos uma baixa adesão, mas que, com os serviços sendo desenvolvidos da maneira correta, exames em dias, e com divulgação chegando a todos, praticamente dobramos a quantidade da última campanha.” Disse.

A coordenadora da Atenção Básica de Saúde no município, Everalda, cobrou a participação dos homens de forma mais efetiva no centro de saúde. “Essa história que homem não adoece já ficou no passado, todo temos que buscar atendimento preventivamente, pois em muitas das vezes, quando deixamos para tratar a enfermidade em sua fase final se torna tudo mais difícil. Então assumam a responsabilidade de cuidarem mais de sua saúde, procurem o centro de saúde e realizem as prevenções. Estamos de braços abertos para receber cada pessoa no centro de saúde.” Frisou.

O enfermeiro da Estratégia Saúde da Família, Naelson, disse que a ação proporciona grandes benefícios para a população. “A prevenção sempre será mais importante, e esse evento busca justamente isso, prevenir o público masculino câncer de próstata, o segundo que mais atinge os homens. Além disso, é uma oportunidade de repassar informações, orientações, promover exames, e quebrar certos tabus como o caso toque, que muitas pessoas tem preconceito, mas em muitos casos é uma medida essencial para detecção da doença.” Comentou.

Na ocasião, foi ministrada uma palestra pelo nutricionista e especialista em saúde do homem, Severiano Gomes, que abordou sobre a importância da prevenção, e incentivo da participação do público nas ações do município. “A questão de saúde do homem hoje está sendo bem trabalhada no contexto geral de saúde. Se formos fazer um contexto histórico e voltar há dez anos, o homem não procurava o serviço de saúde da maneira que procura hoje. Tínhamos vários tabus, o homem era considerado como um super-herói, invencível e que não adoecia, e procurava um serviço de saúde quando estava em fase final. Então, de lá para cá a gente teve uma evolução muito grande com isso, onde a saúde do homem começa a aparecer e nessa globalização o homem também se cuida.” Disse.

Encerrando a plenária, foi servido um lanche para todos os presentes e distribuído brindes.

Fotos;

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas