34.6 C
Picos

DRONANDO | Veja imagens aéreas do Rio Canindé na cidade de Conceição do Canindé-PI

#

Em mais uma etapa do Programa Dronando, a Redação do Portal InfoNewss esteve visitando o Rio Canindé na cidade de Conceição do Canindé-PI. O quadro visita vários municípios da região com o objetivo de divulgar os destaques que por muitas vezes não são evidenciados.

O rio nasce na serra Dois Irmãos em Acauã, a cerca de 600 metros de altitude, percorrendo uma das regiões mais secas do Estado, com extensão total de aproximadamente 350 quilômetros, passa por cidades como Paulistana, Conceição do Canindé e Oeiras, desembocando suas águas no rio Parnaíba na cidade de Amarante.

Rio Canindé

Na cidade de Conceição, está localizada a  Barragem Joaquim Mendes, conhecida como Pedra Redonda, com capacidade máxima de 216 milhões de metros cúbicos de água, onde durante todo o ano as comportas são abertas, permitindo com que as água escorrem pelo rio, propiciando o desenvolvimento sócio-econômico da região.

Barragem Pedra Redonda Foto: Reprodução Cidades na Net

Com água pela extensão do rio a agricultura ganha destaque. Centenas de hectares de plantação de produtores da cidade garantem o abastecimento de frutas e verduras para cidades do piauí e até a exportação para outros estados, gerando emprego e renda para o município e região.

Além disso, a água no leito do rio gera lucro para o setor do turismo. A localidade Mocambo, zona rural de Conceição do Canindé, chega a receber centenas de visitantes nos finais de semana, mas isso só é possível através da Barragem.

Passagem Molhada em Conceição do Canindé

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semar) informou que a Barragem de Joaquim Mendes está com vazão miníma mas o é gerenciamento adequado. O reservatório transbordou pela última vez no dia, 12 de abril de 2020, terceira vez na história.

Veja imagens;

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas