31.1 C
Picos

Dr. Raimundo Neiva é o primeiro a ser vacinado contra a Covid-19 em Jaicós

#

O Dr. Raimundo Neiva, médico de ambulatório, que atua no município de Jaicós, foi o primeiro a receber a vacina contra a Covid-19 no município. Ele foi vacinado na manhã desta quarta-feira, 20 de janeiro.

A secretária de Saúde, Audeli Coutinho, disse que o profissional, apesar de ser do grupo de risco, continuou atuando no atendimento a população. “Raimundo Neiva, que é médico de ambulatório, idoso, com comorbidade, não se afastou em nenhum momento nesse período de pandemia. Mesmo tendo o direito de se afastar, ele continuou mostrando que exerce a medicina de coração mesmo” destacou.

Jaicós recebeu as primeiras vacinas, enviadas pelo Ministério da Saúde, nesta terça-feira (19). A cidade, que recebe a vacina através da central de Picos, foi comtemplada nesta primeira etapa com 86 doses.

A equipe responsável pela administração da vacina na cidade, é formada pela Coordenadora de Imunização, Rakel Monteiro, Coordenadora da Atenção Básica, Patrícia Silva, e a Técnica em Enfermagem, Ionara Farias.

Nesta primeira remessa, o Ministério da Saúde enviou aos municípios a quantidade para atender 34% dos servidores da saúde. A prioridade é para os profissionais que estão atuando na linha de frente de combate a pandemia. De acordo com o envio de novas remessas, os públicos prioritários e a população, serão vacinados gradativamente.

Em reunião com o Comitê de Operações Emergenciais (COE), o governador Wellington Dias, disse que já está se articulando para adquirir mais doses da vacina. “Em reunião com a equipe técnica, colocamos uma orientação que vai valer para os 224 municípios do Piauí. Cada vez que uma pessoa tomar uma vacina, vai ficar a segunda dose reservada para daqui a 21 dias. É claro que queremos o máximo de vacinação, mas garantindo a segurança da primeira dose sem perder um prazo da segunda dose. Ao mesmo tempo, estou tratando pelo Fórum Nacional dos Governadores para, junto ao Ministério da Saúde, agilizar mais liberação de vacina, especialmente do Butantan para que a gente possa garantir complemento vacinando mais pessoas. Já temos quatro milhões de doses prontas e queremos utilizar essas doses”, afirmou.

Fonte: Cidades na Net

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas