Diretor da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, recebe Comenda do Mérito da Defesa Civil do Governo de Sergipe

#

O Diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, foi agraciado na última segunda-feira (13) com a Comenda do Mérito da Defesa Civil do Governo de Sergipe. A homenagem foi entregue durante o lançamento do Programa Cidades Mais Seguras, iniciativa desenvolvida em parceria entre o Ministério Público Estadual e a Defesa Civil sergipana.

A honraria reconhece a atuação do gestor na articulação regional e no fortalecimento das políticas de monitoramento e alerta no Nordeste, além do trabalho desenvolvido pelo Piauí na área de prevenção e mitigação de desastres. A experiência apresentada durante o evento também deverá servir de base para a interiorização da governança de riscos no estado piauiense.

Segundo o gestor, a comenda representa o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no fortalecimento das políticas de proteção e defesa civil no Piauí e também pela atuação regional junto aos estados do Nordeste.

“A comenda foi conferida pelo Governo de Sergipe, a partir da Defesa Civil Estadual, a mim pela contribuição no fortalecimento dos sistemas de proteção e defesa civil no estado do Piauí e também pela contribuição no âmbito regional”, destacou.

Werton Costa explicou que, além da função na Defesa Civil do Piauí, também integra o comitê científico de enfrentamento e monitoramento das mudanças climáticas do Consórcio Nordeste, onde tem atuado na defesa do aprimoramento das estruturas de monitoramento.

“Tenho sido uma voz dentro desse comitê científico em prol do aperfeiçoamento do aparelhamento, inclusive tecnológico, das defesas civis do Nordeste, proporcionando uma maior integração da atuação das defesas civis estaduais”, afirmou.

O diretor ressaltou ainda que os estados nordestinos enfrentam desafios semelhantes, o que reforça a necessidade de atuação conjunta e políticas públicas integradas.

“Nós temos características comuns. Temos a seca que atinge quase todos os estados nordestinos e somos atingidos pelos mesmos sistemas atmosféricos, como a Zona de Convergência Intertropical e outros fenômenos. Os nossos gatilhos para desastres são semelhantes, daí a necessidade de integrar os estados nordestinos em políticas públicas protetivas”, pontuou.

Durante o evento, Werton Costa também participou do lançamento do Programa Cidades Seguras e ministrou palestra voltada aos cenários climáticos e de riscos para Sergipe, compartilhando a experiência acumulada no Piauí.

“Tive a oportunidade de participar do lançamento do programa Cidades Seguras, que é uma parceria entre o Ministério Público sergipano e a Defesa Civil daquele estado, mas também de proferir uma palestra compartilhando um pouco da experiência que acumulamos ao longo dos anos como pesquisador do clima e dos desastres”, disse.

O diretor destacou que a apresentação reuniu coordenadores municipais e membros da Defesa Civil estadual, com foco em planejamento e gestão de riscos.

“Tratamos dos cenários climáticos e cenários de risco para a quadra chuvosa sergipana. Estavam presentes mais de 60 coordenadores de defesas civis municipais, além de toda a equipe estadual, e discutimos quais ações são mais propícias a serem desenvolvidas pela defesa civil”, explicou.

Ainda conforme o gestor, a proposta foi apresentar dados científicos e sugerir estratégias integradas de atuação. “A proposta foi observar os dados apresentados pela ciência nacional e internacional e propor um modelo de atuação integrado, eficaz e humanizado para a defesa civil sergipana”, concluiu.

A Comenda

A Comenda do Mérito da Defesa Civil é concedida a autoridades e profissionais que se destacam na atuação em políticas públicas voltadas à prevenção, monitoramento e resposta a desastres naturais, com foco na proteção da população e redução de riscos.

Mais fotos

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas