25.4 C
Picos

Diante de uma multidão de Fiéis, Padre Fernando Amando é acolhido o primeiro vigário de Caldeirão Grande do Piauí

#

Com o crescimento e desenvolvimento de Caldeirão Grande do Piauí, a Comunidade Católica do município, a qual pertence à Paróquia São Cristóvão de Marcolândia — PI, terá seu próprio Vigário. Diante de uma multidão de Fiéis em um momento histórico, o Padre Fernando Amando, foi acolhido nesta quinta-feira, 28, como o primeiro sacerdote da Área Pastoral de São José.

A missa foi campal, realizada em frente à igreja de São José, na Praça Central, presidida pelo bispo diocesano Dom Plínio José e concelebrada pelo padre Espedito Oliveira, padre Gregório Leal, coordenador do clero diocesano, e outros 14 sacerdotes que estiveram presentes na acolhida do padre no município.

Inicialmente, o padre Gregório Leal realizou cerimônia de posse processual de nomeação, oficializando a acolhida do novo padre. Em seguida, após nomeado, e antes de iniciar seus trabalhos oficias, como vigário na Área Pastoral, o padre Fernando efetuou publicamente sua profissão de fé.

Após a acolhida, a celebração foi marcada por diversas homenagens, que trouxeram momentos de muita emoção e alegria.

Representando comunidade católica de Caldeirão, Damiana Irene, agregada ao Conselho Pastoral, deu as boas-vindas ao novo padre. “Hoje temos muitos motivos para celebrar, temos a alegria de acolher o nosso primeiro vigário, Padre Fernando Amando, o primeiro padre que irá morar e conviver diretamente conosco.” Disse.

Em tom de agradecimento, por meio de poesia, o membro do Encontro de Casais com Cristo, Luís Alencar, recitou versos em homenagem ao padre Espedito Oliveira pelos serviços desenvolvidos, e ao bispo Dom Plínio, por atender o pedido da comunidade para criação da Área Pastoral e a intitulação de um Pároco local. Luís também homenageou o padre Fernando, que a partir de agora irá morar e conviver diretamente com a comunidade do município.

Representantes da Paróquia de Nossa Senhora dos Humildes em Paulistana – PI, onde Padre Fernando esteve a frente nos últimos meses, agradeceram pelos serviços desenvolvidos na comunidade. Por meio de cartazes, os representantes enalteceram o trabalho do padre, como uma pessoa evangelizadora, entusiasta, trabalhadora, carismática, simples, bondoso e muito humilde.

Durante a celebração, a Câmara Municipal de Caldeirão Grande do Piauí, também prestou homenagem e deu as boas-vindas ao padre Fernando, com a entrega uma Moção de Aplausos, em reconhecimento ao momento histórico para a cidade. O autor da honraria, foi o presidente eleito, vereador Marcondes Alencar.

Em campanha solidária realizada pelo ECC — Encontro de Casais com Cristo, com o apoio dos prefeitos, Filipe Gonçalves, de Caldeirão Grande, Dr. Corinto Matos, de Marcolândia, Zé Ulisses, de Simões, Novinho, de Francisco Macedo, Miguel Rodrigues, de Itainópolis, Dr. Carlim, de Vera Mendes, Ademar Carvalho, de Belém do Piauí, e Valdinar Silva, de Padre Marcos, foi arrecadado e doado ao padre Fernando uma quantia no valor de R$ 50 mil reais, para aquisição de um veículo.

O prefeito Filipe Gonçalves falou da importância e do sentimento de alegria de ter um vigário paroquial residindo no município. “É um sentimento de muita alegria, estamos muito felizes, era um sonho antigo da população ter um padre fixo e uma paróquia no município, e com a vinda do padre Fernando, a comunidade se prepara para ser oficialmente a paróquia de São José. Teremos a frente da igreja católica, uma pessoa humilde, generosa e bondosa, a prova disso é a presença de pessoas que vieram de todos os lugares por onde o padre já passou, e com certeza irá evangelizar as nossas comunidades, levando a palavra de Deus para todos os fiéis”. Destacou.

O padre Marcos Roberto, pároco da Paróquia Santo Antônio, em Padre Marcos, também deixou uma mensagem de acolhimento ao padre Fernando.

Logo após, aconteceu o discurso mais esperado da noite, sob forte emoção, o padre Fernando Amando, deixou uma mensagem de gratidão. “Como sou grato a vocês, como eu queria abraçar a cada um e dizer olhando nos olhos, muito obrigado. Nesse Natal, Deus usou vocês como usou o anjo Gabriel, para fazer grandes Maravilhas na vida desse sacerdote. Cheguei nesse lugar na hora e no momento que eu mais precisava, e recebi de vocês em todo instante o que eu mais precisava, Amor. Serei sempre grato a vocês, Deus é sabedor de tudo, ele sabe que preciso de vocês para meus próximos anos de vida, nada é por acaso e nem por coincidência, tudo está nos planos dele”. Comentou.

Oficialmente pároco de Caldeirão Grande, padre Fernando também fez um resumo de sua trajetória na vida cristã, como o início, em seu estágio em Simões, a sua primeira Paróquia, em Padre Marcos, onde atuou também em Belém do Piauí, e as suas passagens pelas paróquias de Itainópolis e Paulistana.

Em diálogo, o bispo da Diocese de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, falou sobre a responsabilidade e comprometimento que o padre terá com a comunidade. “É uma comunidade que merece, pela dedicação do povo, pelas suas iniciativas de igreja, e ser uma comunidade viva. Hoje nessa oportunidade apresentamos o padre Fernando, que certamente já está fazendo a diferença, acreditamos que com as graças de Deus, que corresponderá as expectativas, e esse povo crescerá muito mais, na participação e na Missão. A nossa missão na igreja é cuidar, e a função do padre é de pastorear, aquele que cuida, então, se o povo entender isso como o bem, vai se sentir ainda mais respaldados. Vendo a participação dos fiéis aqui, pode se notar que as pessoas confiam e acreditam no padre, que se torna um caminho aberto para receber a mensagem, da pregação da palavra e da celebração do sacramento”. Disse.

Fotos;

Paulo Sabino
Paulo Sabinohttps://www.infonewss.com
Colaborador do Portal Info Newss.
Veja também
Notícias relacionadas