terça-feira , 7 janeiro 2020
Casa / Municípios / Belém do Piauí / Representante de Belém do Piauí no projeto Jovem Senador em Brasília, Yasmin Carvalho é recebida com festa

Representante de Belém do Piauí no projeto Jovem Senador em Brasília, Yasmin Carvalho é recebida com festa

A jovem Yasmin de Carvalho Leal de 16 anos, que cursa o 2° Ano do Ensino Médio na Escola Estadual Centro Educacional Sebastião de Sousa, do município de Belém do Piauí, vencedora do concurso de redação para participar do programa Jovem Senador, esteve em Brasília entre os dias 25 e 30 de novembro.

A Jovem esteve acompanhada da professora orientadora Janeide Sousa e da diretora Maria Auxiliadora. Representando Belém e todo o estado do Piauí, Yasmin participou de uma grade de programações, que incluiu atividades legislativas, visitas a pontos turísticos pela cidade planejada e palestras no Senado Federal.

No último dia do projeto realizado nesta sexta-feira (29), a piauiense participou da sessão deliberativa no Plenário, onde junta aos 26 jovens senadores aprovaram três propostas que agora seguem como sugestão para a Comissão de Direitos Humanos (CDH) e podem ser transformadas em projetos de lei.

Em discurso na tribuna do Plenário do Senado Federal, a Jovem gradeceu o apoio da família e da professora Janeide. “Gostaria de agradecer a Deus que nos permitiu estar hoje aqui, a minha família, a minha professora Janeide, que além de me orientar, me incentivou e acreditou em mim, e aos meus amigos. Agradeço a equipe do Jovem Senador e nossos consultores responsáveis por todas essas experiências inesquecíveis, que tornaram esses dias intensos e únicos,” disse.

A representante piauiense, Yasmin Leal foi eleita vencedora com o tema da redação, Cidadão ativo: país de todos”. 

Os Senadores Marcelo Castro e Elmano Ferrer, prestigiaram a representante piauiense.

Como forma de reconhecimento e valorização por ter representado tão bem o município e o estado, a estudante foi recebida em Belém do Piauí, em um veículo aberto, onde na companhia de familiares, amigos e toda a população percorreu as principais ruas da cidade.

Dezenas de motos e carros seguiam o percurso fazendo uma extensa carreata quilométrica de apoio e reconhecimento a conquista da aluna da rede estadual de ensino, da pacata cidade de Belém, no sertão do Piauí.

Autoridades, Gestores, Professores e Alunos da rede municipal e estadual de ensino, participaram do momento festivo.

A jovem vencedora do concurso Jovem Senadora, Yasmin Carvalho, ressaltou que a oportunidade foi um momento muito especial e agradeceu recepção da população.  “Meu sentimento é de muita gratidão, poder levar o nome da minha cidade para todo Brasil, me sinto muito honrada. Estou muito feliz por essa homenagem e por tudo isso que aconteceu, eu não imaginava tanta repercussão, é muito bom ver que todos ficaram satisfeitos com a minha participação, meu muito obrigado. ” Disse.

A professora orientadora, Janeide Sousa, falou sobre a grande oportunidade em poder estar representando Belém e todo o estado do Piauí acompanhando a aluna Yasmin.  “A experiência foi incrível, inesquecível e acrescentadora, foi uma oportunidade onde pudemos participar de palestras, workshop e visitas a pontos turísticos que contam a história do nosso país, um momento muito importante que nos enriqueceu ainda mais. Poder representar Belém e todo o estado do Piauí é muito significativo, é comprovação que o nosso município tem pessoas bastantes capitadas. ” Disse.

O Professor Presley, representando Centro Educacional Sebastião de Sousa destacou que é um momento único para a escola.  “É uma honra muito grande, a gente fica muito feliz e a escola se sente bastante realizada com essa grande conquista, todos os alunos se sentem motivados a acreditar que eles possam também conseguir o mesmo feito da Yasmin. É apenas a segunda vez que a gente participa do concurso jovem senador e já com a conquista, então a escola está de parabéns a população de Belém fica de parabéns, e que essa seja uma das conquistas que possam trazer incentivo e motivação para os jovens continuarem acreditando no seu potencial. ” Ressaltou.

O vereador presidente da Câmara Municipal, Bernardino Geraldo de Carvalho, autor da Moção de Congratulação em reconhecimento a grande conquista da jovem Yasmin, que também esteve presente falou sobre a vitória conquistada pela estudante. “É um orgulho muito grande para Belém do Piauí, essa homenagem realiza por todo a população do município é apenas um gesto de reconhecimento pelo grande que essa belenense conseguiu. Yasmin merece nosso respeito, pois ela representou muito bem não só o município de Belém como todo o Estado do Piauí. Quero parabenizar a todos que fazem parte rede de ensino de Belém, municipal e estadual. ” Destacou.

A Secretária de Educação Municipal, Claudia Ribeiro, salientou que Belém tem desenvolvido muitas ações na área da educação e que com conquista da estudante Yasmin o município tem seus índices elevados. “É muito gratificante, todos nós que fazemos parte da rede de ensino municipal e estadual ficamos muito realizados, e o município é que ainda mais. Com essa grande conquista da estudante Yasmin, Belém tem seus índices elevados na área da educação, a qual teve toda sua trajetória realizada em escolas públicas, comprovando que a cidade possui uma excelente educação. ” Disse.

Representando o Prefeito de Belém Ademar Carvalho, o Assessor Jurídico, Francisco Antônio realçou o tamanho da conquista para o município. “Nos sentimos muitos felizes e honrado por tamanha congratulação, um momento impar na história de Belém do Piauí, o nosso município foi representado no estado de Brasília no congresso nacional, a nossa cidade teve a oportunidade de levar propostas que no futuro se transformarão em Lei. Podemos dizer que estamos felizes e saber que durante esta semana todos os principais meios de comunicações nacionais e toda as redes sociais divulgou o nome de uma jovem belenense de uma pequena cidade do interior do estado do Piauí, então para nós é motivo de muito prazer e orgulho, isso simboliza e caracteriza que o nosso município está no rumo certo pois investimos na educação, e a Yasmin hoje aluno do ensino médio foi aluna da rede municipal de ensino e isso simplesmente nos dar o coroamento de um excelente trabalho.” Destacou.

Veja fotos;

[rl_gallery id=”94184″]

Da redação, InfoNewss.com

Sobre Márcio Lopes

Márcio Lopes
Colaborador do Portal Info Newss e atual redator e fotografo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *