21.7 C
Picos

PADRE MARCOS | Palestra motivacional com Isaque Folha abre III Jornada Pedagógica

#

Com o tema “Um novo tempo e um novo olhar para as diferentes formas de ensinar”, a Secretaria de Educação de Padre Marcos (PI), iniciou na manhã desta terça-feira (12), na Unidade Escolar Margarida de Jesus Alencar (“Tia Guida”), a Jornada Pedagógica 2019, evento tradicional que antecede o início das aulas da rede municipal de ensino convidando os servidores do segmento a pensar, traçar metas e focar nos objetivos no ano corrente garantindo o direito de aprender.

Presente na abertura, o prefeito José Valdinar da Silva, agradeceu a presença de todos e principalmente dos servidores da educação, o qual destacou a satisfação em acompanhar de perto o desempenho e a parceria em prol da qualidade do ensino local. Feliz em mais um momento de qualificação e incentivo aos profissionais, o gestor destacou a importância do evento para as mais de 80 pessoas presentes dentre autoridade, diretores, coordenadores, secretários e professores.

“Essa capacitação ela é rápida e de motivação. A motivação ela é necessária em todos os dias das nossas vidas. Ninguém consegue dar o melhor de si se não tiver a motivação. O profissional desmotivado não vê sentido no trabalho e por tanto não alcança os objetivos desejados (…) Essas reuniões são boas para que possamos alinhar as estratégias que colocaremos em sala de aula. Além da didática, além do sistema educacional, nós precisamos ser também fontes inspiradoras para aqueles jovens, aqueles alunos, aqueles adolescentes, aqueles estudantes enfim, por isso precisamos iniciar inspirando a cada um de vocês” afirmou.

Prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva.

Dentre os temas abordados pelo prefeito, destaque para a necessidade da utilização da tecnologia como ferramenta educacional na era digital, bem como a reciclagem dos profissionais para adaptação aos novos meios. O gestor também enfatizou o sucesso da educação municipal em seus dois anos de mandato e a qualidade dos seus profissionais, almejando novos êxitos através de grandes resultados para as crianças e jovens padremarcoenses na Prova Brasil e também no ENEM. Apesar das limitações municipais, Valdinar Silva reforçou também seu compromisso no apoio para a promoção da educação de qualidade, não medindo esforços para melhorar desde a estrutura física ao transporte e merenda escolar.

“A educação é um dever de todos, iniciando com a família, passando por todas as áreas de gestões, municipal, estadual e federal, como também a escola em si e seus profissionais (…) educar é transformar, é você se inspirar e sentir-se bem em inspirar os outros” destacou o prefeito.

Secretário Municipal de Educação de Padre Marcos, Eraldo Gomes.

Em sua fala durante a solenidade de abertura da III edição da Semana Pedagógica, o secretário da pasta, Eraldo Gomes, destacou o total apoio da atual administração municipal, através do prefeito Valdinar Silva, o qual descreve como gestor de olhar cuidadoso para a educação.

O secretário reforçou ainda o objetivo e a importância da Semana, oportunizando aos professores mais aprendizado para auxiliar na realização das atividades durante todo o ano letivo.

“Preparamos uma vasta programação durante a semana, com vários profissionais participando e acredito que vá acrescentar muito no trabalho de vocês, irão preparar vocês para estar nova jornada, esta nova caminhada que se inicia. Esse encontro é extremamente importante, tanto para preparar o professor, não apenas no sentido de bagagem, pois sei que vocês tem muita, são professores competentes e qualificados comprovadamente através dos resultados do nosso município no ano passado. Mas, em termos de preparar com palestra motivacional que vai ajudar a nos a enfrentar a sala de aula que sabemos que não é fácil”, disse.

Dentre os destaques propostos pela Jornada, o secretário citou o conhecimento para devida adaptação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como novo método de ensinar e aprender.

“O tema este ano foi um tema bem pensado, foi um tema bem proposto porque a educação está passando por momentos de transformações e estas não são tão fáceis, levamos um tempo para nos adaptar, para conseguir desenvolver ela como vínhamos fazendo. Por tanto, ela vem mudando e este ano com a BNCC implantada nas escolas, na educação, houveram algumas mudanças que nós precisamos nos adequar para conseguir obter os resultados desejados. Os alunos precisam disso, precisam saber destas mudanças e principalmente sem perder a essência do saber através do ensinar” frisou.

Palestrante, professor Isaque Folha.

Buscando oferecer o melhor aos docentes neste início de atividades, a palestra inicial foi conduzida pelo pedagogo, músico, educador, escritor, cantor e compositor conhecido em todo estado, Isque Folha. Com o tema “Vencendo os desafios da rotina”, o professor palestrante, conhecido por seu talento e criatividade dentro da educação, promoveu um momento verdadeiramente dinâmico, interativo e inspirador aos presentes.

Pela tarde, a Jornada adentrou na elaboração da proposta pedagógica do ensino fundamental das escolas municipais de Padre Marcos (PI). Nesta quarta-feira (13) o calendário segue com a oficina para elaboração do material SAEB – Prova Brasil, destinados aos docentes de matemática e língua portuguesa do 3º ao 9º ano, conduzida pelo professor Especialista em Avaliações Externas, Frâncio Charlidon Sobreira. Também serão realizadas palestra e oficina sobre a BNCC e os novos referenciais da ação pedagógica e dos cuidados e direitos de aprendizagem, com a pedagoga Especialista em docência, Ana Patrícia de Souza Gonçalves. Na quinta-feira (14) é a vez da apresentação dos índices da Educação com a equipe da Secretaria Municipal de Educação, além da palestra com o bombeiro civil e socorrista, José Fernandes da Silva. Finalizando as atividades, na sexta-feira (15), será realizada a palestra motivacional e treinamento coach integral sistêmico com o tema “Viva o Extraordinário”, do palestrante Wesley.

Além das autoridades já citadas, também participaram da abertura do evento a primeira-dama, professora Edilene Silva; a esposa do secretário de Educação,Luzia Leal; os vereadores Antônio ChiquinhoNeliBonifácioEmanuela e Williams Macedo; a supervisora de Ensino da rede municipal, professora Maria Luzimar de Carvalho; a coordenadora da Secretaria Municipal de Educação, professora Ana Meire Macedo; a técnica da Secretaria Municipal de Educação, professora Maria Lucilene da Silva Dias; a assessora técnica da Secretaria de Educação, Gorete Leal; o coordenador da EJA, Gerlanildo Moura; além dos demais coordenadores, diretores, professores e servidores diversos.

Fonte: Piauí em Foco

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui