23.7 C
Picos

PADRE MARCOS | Município celebra a 105ª festa de Santo Antônio; veja fotos da Missa e Procissão

#

Iniciada no último dia 31 de maio, a festa de Santo Antônio, padroeiro do município Padre Marcos Piauí-PI, chegou ao fim nesta quinta-feira, 13, com missa solene e procissão pelas principiais ruas da cidade realizada nesta.

O Festejo de Santo Antonio é a maior festa religiosa do município,  a comunidade celebra a festa do santo casamenteiro, uma tradição iniciada muito antes da emancipação do município, que neste ano chega a sua 105ª edição e, teve como tema “Santo Antônio: instrumento de Cristo a serviço dos sofredores”.

Bispo da Diocese de Picos, Dom Plínio

A celebração solene da Missa foi realizada na praça Matriz, em frente a Paróquia de Santo Antônio e foi presidida pelo bispo da Diocese de Picos-PI, Dom Plínio José, e concelebrada pelos padres Fernando Amando, Francisco Berto, Miguel Feitosa, Pio Feitosa e Ismael de Holanda.

Centenas de fiéis participaram a céu aberto da Missa, demostrando um grande gesto de fé, enfrentaram o sol forte. Após a Missa Solene, foi realizada a tradicional procissão com a imagem do padroeiro, que percorreu as principais ruas do centro da cidade e retornou à Igreja Matriz, onde aconteceu a bênção dos pães, que foram distribuídos entre os devotos.

A distribuição de pães, a exemplo de um gesto de Santo Antônio, quando distribuiu o pão aos pobres, como sinal de fartura. Na tradição, solteiros acreditam que traz boa sorte e ajuda a quem quer conseguir casar. Outros, levam o pão para casa, com a fé de que, assim, nunca lhes faltará o de que comer.

Padre Fernando Amando, pároco Igreja Matriz de Santo Antônio

O padre Fernando Amando, pároco local, fez um breve pronunciamento, agradecendo e parabenizando a todas as pessoas que participaram dos festejos.

“Estamos encerrando essa festa e o sentimento que fica em nós, é de muita gratidão! Saber que muitas pessoas derramaram seu suor fizendo esforço para poder dar sua parcela de contribuição. Então eu queria agradecer, na condição de Padre dessa cidade, em nome de toda a paroquia a todos que participaram de nossa festa”, disse.

Ao Final, para contribuir ainda mais com o festejo e angariar recursos suficientes para projetos futuros da igreja, foi realizado o Rifão de Prêmios de Santo Antônio.

Quatorze prêmios foram sorteador, dentre eles Uma geladeira; Uma TV Led; Um tanquinho; Um fogão; Uma antena parabólica; Uma batedeira; Uma sanduicheira; Um ventilador; Três ferros elétricos; Um liquidificador e uma cafeteira.

Padre Fernando Amando

Em entrevista concedida a impressa, o Padre Fernando Amando, voltou a reforça o sentimento de alegria, e avaliou como positivo a centésima quinta edição do Festejo de Santo Antonio, em Padre Marcos.

“Nós concluímos o Festejo de Santo Antônio, como o sentimento de profundo agradecimento a Deus, ao povo de Padre Marcos. Eu acredito que esse festejo, pelos os que eu participei, esse foi o melhor, não é o melhor porque conseguimos arrecadar mais dinheiro ou pela multidão, mais o melhor porque este ano conseguimos envolver mais pessoas. Foram criadas quatorze setores, esses setores fizeram a diferença, porque pessoas que nunca tinha participado de nada da igreja, nesse festejo começaram, com o compromisso de continuar, porque não é só no festejo a nossa missão é  a vida toda”, salientou.

Fernando ainda disse que este ano o Festejo superou todas as expectativas estipuladas e deixou uma mensagem de agradecimento.

“Este ano nossas festividades superou nossas expectativas, tanto nas participações das novenas como na festa que foi um dos pontos alvos do Festejo. Então queremos agradecer a Deus em primeiro lugar, todos que participaram. “, finalizou.

Confira Fotos da Missa Solene, Procissão e Rifão de Santo Antônio

[rl_gallery id=”63518″]

Da Redação InfoNewss

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui