quarta-feira , 26 agosto 2020
Casa / Destaques / PADRE MARCOS 56 ANOS | Sessão solene, inaugurações, premiações, IPTU premiado e festa encerram aniversário da cidade

PADRE MARCOS 56 ANOS | Sessão solene, inaugurações, premiações, IPTU premiado e festa encerram aniversário da cidade

Após cinco dias de programação, a Festa dos 56 anos de Emancipação Política Administrativa de Padre Marcos-PI conhecida como a “terra da boa esperança”, considerada o berço da educação no Piauí, foi encerrada na noite desta quinta-feira, 16, com a realização de ato cívico, atividades esportivas, sessão solene, inaugurações, premiações, IPTU premiado e shows com atrações nacionais.

No último dia de atividades, o cronograma teve início logo cedo, às 6h, em frente à sede do Poder Executivo Municipal, com a cerimônia de hasteamento das bandeiras, seguido de atividades esportivas.

A tarde por volta das 16h, foi realizado na Câmara Municipal uma sessão solene em homenagem ao aniversário da cidade, com o intuito de resgatar os valores históricos do município. O evento de resgate as raízes e culturas padremarcoense realizado na casa legislativa é o primeiro desde que o município foi fundado.

A eventualidade solene foi bastante prestigiada e contou com a participação além dos nove vereadores do município, do prefeito Valdinar Silva acompanhado de sua esposa a primeira Dama Edilene Silva, o vice Prefeito Valdo Benedito, o Deputado estadual Georgiano Neto- PSD, do ex-prefeito e procurador do município Dr. Raimundo Vieira, o presidente da câmara de Belém, Bernardino Geraldo, os líderes políticos Roberval Conrado Lima e o médico Dr. Waldemar Macedo, além do Pastor Erinaldo Rafael, do Padre Fernando Amando, secretários, servidores, e a comunidade em geral.

Dentre as figuras presentes, destaca-se a do pioneiro presente na história do município que lutou pela emancipação política da cidade de Padre Marcos, sendo vereador por dois mandatos, José Anfrísio de Carvalho.

A sessão foi presidida pelo presidente da casa, Vereador Irmão Adão, que em sua fala frisou a trajetória do Padre Marcos de Araújo Costa, assim como as personalidades que contribuíram para o progresso da cidade, figuras que lutaram pela emancipação política do município e de todos os ex-prefeitos. “Agradeço a todos que se vieram hoje, em especial a uma pessoa que mesmo com dificuldades se fez presente hoje, o senhor José Anfrisio de Carvalho, que foi um dos pioneiros e peça importante na emancipação política de Padre Marcos, sendo o último ainda vivo. É uma enorme alegria e satisfação poder presidir essa solenidade, pois é de extrema importância homenageamos esta cidade e resgatar os valores históricos do nosso município. ” Disse.

O prefeito José Valdinar em sua fala, fez um longo pronunciamento, onde destacou a história do padre Marcos de Araújo Costa e parabenizou a iniciativa da Câmara resgata e valoriza a história daqueles que contribuíram e contribuem para o município. “Esta é uma oportunidade para manifestar nosso contentamento e gratidão aos ex-gestores deste município, aos ex-prefeitos que de alguma maneira contribuíram para a história e desenvolvimento de nossa cidade. Comemoramos com entusiasmo os cinquenta e seis anos de emancipação política e pedimos a Deus que nos permita comemorar muito mais anos”, ressaltou o gestor com o livro “História do Piauí” em mãos.

Também fizeram uso da palavra o ex prefeito Raimundo Vieira, o escritor e atual vice-prefeito Valdo Benedito da Silva, os vereadores Bonifácio Dias e GG Macedo, o chefe da Ciretran Antonio Lisboa, o deputado estadual Georgiano Neto, atualmente, um dos principais representantes do município no âmbito estadual, e o Pastor Erinaldo Rafael.

Continuando as festividades, à noite foi realizado a inauguração de importantes obras de infraestrutura urbanística. O prefeito José Valdinar da Silva, acompanhado da primeira-dama Edilene Silva, do vice-prefeito Valdo Benedito, do deputado Georgiano, vereadores, secretários municipais e lideranças políticas, realizaram a entrega.

O Chefe do Executivo Municipal inaugurou duas obras importantes, iniciando pela a pavimentação da Avenida Anísio Bento, seguido da construção da Praça Odília Macedo Dantas.

“Estamos entregando para a população duas obras importantes, que vão deixar a nossa cidade mais bonita e organizada, tudo isso graças ao apoio do Governo do estado e do deputado Georgiano. Foram mais 4 mil metros quadrados de calçamento, uma avenida extensa, duplicada e que foi toda iluminada para garantir mais segurança à população. Também estamos entregando mais uma praça, embelezando a nossa cidade e oferecendo mais um espaço de lazer e convívio para a população. ” Destacou o prefeito Valdinar.

Na ocasião, foi realizado também a cerimônia de premiação dos vencedores das competições realizadas em diversas modalidades esportivas e o sorteio da campanha “IPTU Premiado”. Foram sorteados um ventilador, um ferro elétrico, uma TV, uma sanduicheira, um liquidificador e um fogão.

De acordo com Valdinar, o IPTU Premiado foi instituído para estimular a arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano e consiste na distribuição gratuita de prêmios, mediante sorteio, entre os contribuintes, toda a receita arrecadada é aplicada na infraestrutura urbana e na manutenção de serviços públicos municipais.

Às 22h aconteceu o ponto alto da programação, com a realização de shows artísticos promovidos em praça pública. Quatro atrações se apresentaram na festa do aniversário, que reuniu uma multidão, dentre pessoas município e visitantes de outras cidades e estados como Ceará e Pernambuco.

A primeira a subir ao palco foi o cantor Felipe Nogueira. Em seguida, foi a vez do artista local de grande prestigio em todo o estado, nordeste e país, Lamarck Macedo. Durante o intervalo, foi realizado um show pirotécnico, e em seguida, a principal atração da noite, o cantor de renome nacional, Jonas Esticado. Encerrando com o vocalista Jhon Moraes que levou a festa até o amanhecer da sexta-feira, dia 17 de janeiro, data oficial do aniversário de Padre Marcos.

Durante as apresentações artísticas, o prefeito Valdinar subiu ao palco acompanhado de amigos e convidados.

Em discurso o Gestor parabenizou o município pelos 56 anos, e agradeceu o empenho de todos que trabalharam para que a Festa acontecesse com o sucesso e ao público presente. “Quero agradecer a todos que curtiram a programação festiva em clima de paz, dando um exemplo de civismo e receptividade. Estamos vivenciando um momento único, em que a cidade passa por muitas ações evolutivas para o seu progresso e desenvolvimento”. Frisou.

Também discursou o deputado estadual, Georgiano Neto parabenizou, que em sua fala parabenizou o município e falou da alegria de poder voltar a cidade. “Um prazer poder participar dos cinquenta e seis anos de emancipação política deste município, que vem avançando cada dia mais, graças a esta gestão voltada a trazer benefícios ao município. Sou extremamente grato a parceria que tenho com o prefeito Valdinar e o povo de Padre Marcos”, ressaltou.

Também prestigiaram o aniversário de Padre Marcos os prefeitos Nonato Alencar (de Francisco Macedo) e Chico Carvalho (de Massapê do Piauí), o ex-prefeito de Fronteiras, Eudes Ribeiro, dentre outros.

De acordo com comissão organizadora, de sete a oito mil pessoas passaram pela cidade durante o último dia da festa, encerrando com um sucesso de público e nenhuma ocorrência registrada.


MATÉRIAS RELACIONADAS;

Competição de MTB abre comemorações aos 56 anos de Padre Marcos; Prova reúne competidores de 17 cidades de 3 estados

PADRE MARCOS 56 ANOS | Prefeito Valdinar realiza entrega de praça, escola, e obras de pavimentação e mobilidade à população

PADRE MARCOS 56 ANOS | Culto em Ação de Graças e Atividades Esportivas marcam 3º dia de comemoração ao aniversário

PADRE MARCOS 56 ANOS | Missa em Ação de Graças e Competições Esportivas são realizadas no 4° dia de Aniversário

PADRE MARCOS 56 ANOS | Confira fotos da Alvorada Festiva e competições no aniversário do município

PADRE MARCOS 56 ANOS | Ato cívico, corridas e torneio são realizados no aniversário do município

FOTOS | Shows com Felipe Nogueira, Lamarck, Jonas Esticado e Jhon Moraes no Aniversário de 56 anos de Padre Marcos-PI

PADRE MARCOS 56 ANOS | Cobertura Fotográfica da Sessão Solene, premiações, IPTU premiado e inaugurações de praça e avenida

Sobre Mateus Ribeiro

Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.

Verifique também

Prefeitura de Padre Marcos divulga edital de cadastro de agentes e espaços culturais para benefício de auxílio emergencial

A Prefeitura Municipal de Padre Marcos-PI, através da Secretaria de Cultura, divulgou o edital de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *