28 C
Picos

Operação carro-pipa será realizada em Belém, Massapê, Padre Marcos e mais 25 municípios do Piauí; veja a lista

#

O Governo do Piauí iniciará na próxima semana a operação carro-pipa nos 28 municípios que estão em decreto de emergência. A informação foi confirmada ao Cidadeverde.com pelo secretário de Estado da Defesa Civil, Geraldo Magela.

Magela relatou que a medida é necessária para levar água potável aos moradores afetados pela seca. “Nós estamos com esse plano inicial de atendimento, vamos começar com a operação carro-pipa e, depois, podemos pedir até ajuda humanitária se for o caso”, disse.

O secretário ressaltou que o número de municípios sob decretos de emergência poderá aumentar a partir de agosto, quando as temperaturas no Estado tendem a aumentar com a chegada do b-r-o-bró.

O Governo do Piauí divulgou que “alguns municípios do semiárido piauiense estão com os principais reservatórios d’água operando com índices abaixo de 30% de suas capacidades. A irregularidade na distribuição pluviométrica, sobretudo nessa região, causou uma situação que já está caracterizada como seca”.

As regiões mais afetadas, no presente momento, são os municípios dos Territórios da Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas e Vales dos Rios Piauí e Itaueira.

A operação carro-pipa para abastecer a zona urbana das 28 cidades acontecerá pela Defesa Civil, mas a zona rural ficará sob a responsabilidade do Exército Brasileiro.

Os 28 municípios com decreto de emergência são Acauã, Alagoinha do Piauí, Alegrete do Piauí, Anísio de Abreu, Belém do Piauí, Betânia do Piauí, Bonfim do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio Oliveira, Fartura do Piauí, Francisco Macedo, Francisco Santos, Fronteiras, Guaribas, Jurema, Lagoa do Barro do Piauí, Massapê do Piauí, Monsenhor Hipólito, Morro Cabeça no Tempo, Padre Marcos, Queimada Nova, São Braz do Piauí, São Francisco de Assis do Piauí, São Julião, São Lourenço do Piauí, São Raimundo Nonato e Várzea Branca.

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui