23 C
Picos

Festival de Férias em Massapê do Piauí ganha destaque no cenário Estadual pelo incentivo ao Futebol de Areia

#

Se em boa parte do Brasil e do Estado do Piauí o Futebol de areia não se encontra muito valorizado, na cidade de Massapê, distante cerca de 300 km da Capital Teresina a história é completamente diferente. Promovido pela Prefeitura Municipal que tem a frente o Prefeito Francisco Epifânio Carvalho Reis, o município realizou neste ano de 2019 a 11ª edição do Festival Desportivo de Férias.

CONFIRA TODA A COBERTURA FOTOGRÁFICA 

Elaborado pela Secretaria da Juventude, Desporto e Lazer, o festival se soma a uma serie medidas acertadas pela gestão, que passou a receber maior incentivo de recursos próprios, destaque na recuperação de torneios esportivos tradicionais na cidade e o fomento de eventos culturais e de entretenimento.

Resgate do Futebol de Areia na cidade pelo Festival é destaque em todo Estado Piauí (Foto: Mateus Ribeiro)

O Festival de Férias que tem como esporte predominante o Futebol de Areia, é realizado na comunidade Angical, zona rural do município, com direito a uma Arena com quadra de areia iluminada, montada as margens do Rio Boa esperança para a realização dos Torneios.

Arena Montada na Comunidade Angical em Massapê do Piauí (Foto: Márcio Santos)

Como consequência da excelente organização e disseminação, a localidade já se tornou um dos principais pontos turísticos na macrorregião de Picos no período de férias, o sucesso é tanto que a organização já cogita a elaboração de um Campeonato de Futebol de Areia Intermunicipal, como forma de agregar mais alternativas na ampliação do certame, além da confraternidade com outros municípios.

Quadra de Areia Iluminada (Foto: Mateus Ribeiro)

“Vamos trazer mais novidade, investir mais no Festival, que é a nossa melhor opção de férias e tem sido bem aproveitada pela população, pelos nossos alunos, a juventude. Quem pode, nas férias, vai para fora do país, para as praias, e essa é a nossa praia, o nosso litoral”. Disse o Prefeito Chico Carvalho.

Prefeito de Massapê do Piauí Francisco Epifânio Carvalho Reis (Foto: Márcio Santos)

Os incentivos para os setores de Cultura e Esporte possibilitaram, também, a realização de shows artístico, novidade nesta edição do Festival foi apresentação do cantor Edy e forró Sakana que reuniu um grande público.

Multidão prestigia show do Cantor Edy e forró Sakana (Foto: Mateus Ribeiro)

Neste ano o Festival teve início no dia 21 de julho, e chegou ao final neste último domingo (4), com a realização da fase final e as disputas pelo título nas três modalidades do Torneio, masculino adulto, masculino sub-15 e feminino.

Valorização da prática do Futebol Feminino também é destaque no Festival (Foto: Mateus Ribeiro)

Como forma de incentivo, a gestão distribuiu R$4.500,00 reais de premiação em dinheiro, mais troféus e medalhas, para os três melhores times em cada modalidade, artilheiro e goleiro.

Incentivo e Valorização com a premiação para as três melhores Equipes de Cada Modalidade (Foto: Mateus Ribeiro)

Na modalidade feminino, o time das Parceiras levou o título de campeão. Em segundo lugar ficou o Olho D’água, e em terceiro, o Vilão. A artilheira foi Francitânia, do Olho D’água, com 4 gols. A melhor goleira foi Gabi, do Força Feminina.

Parceiras, equipe campeã na modalidade Feminino edição 2019 (Foto: Márcio Santos)

Na modalidade Sub15 Masculino, o Abóbora ficou em primeiro lugar, seguido do Jurema Leite e do Chupeirinho. No Torneio, dois atletas empataram na artilharia – Bruno, do Abóbora, e Micael, do Jurema Leite. O melhor goleiro foi Vinícius, do Chupeirinho.

Abóbora se consagra campeã na modalidade Sub15 edição 2019 (Foto: Márcio Santos)

Na principal modalidade do Festival, Adulto Masculino, o time dos Parças venceu o confronto final e conquistou o título de campeão pelo terceiro ano consecutivo. Em segundo lugar ficou o Vilão, e em terceiro, o Chupeirinho. O artilheiro foi Katriel, dos Parças, com 12 gols marcados. Sem sofrer nenhum gol na competição, Francinildo, também dos Parças, foi premiado como o melhor goleiro.

Parças campeão pelo terceiro ano consecutivo do evento (Foto: Márcio Santos)

Também neste domingo aconteceu uma partida de confraternização entre os times da Prefeitura e Câmara Municipal, liderados pelo prefeito Chico Carvalho e pelo vereador presidente da Casa, Rafael Veloso.

Jogo festivo entre Prefeitura e Câmara Municipal (Foto: Mateus Ribeiro)

Na ocasião, o secretário de Esportes, Roberto Carvalho, que está à frente da organização do Festival pelo terceiro ano consecutivo falou sobre o sucesso do evento. “Estou à frente desse evento há três anos como secretário, mas sempre participei e colaborei com o Festival nos sete anos que foi realizado na gestão do prefeito Chico Carvalho, e fico feliz e emocionado em ver o crescimento do nosso Festival a cada edição. Esse ano foi o maior em participação, em competição, porque a gente trabalhou não só aos domingos, mas todos os dias, desde antes da abertura. Estou cansado, mas muito gratificado”, disse o secretário.

Secretário de Esportes de Massapê do Piauí Roberto Carvalho (Foto: Mateus Ribeiro)

Pela primeira vez no evento, o deputado estadual Georgiano Neto, parabenizou a gestão pela organização e anunciou seu apoio para o crescimento do Festival. “É uma satisfação voltar a Massapê do Piauí, visitar a comunidade Angical e prestigiar esse grande evento esportivo. Reafirmo aqui o compromisso com o município de Massapê do Piauí. Aqui estaremos ao lado de todos aqueles que querem o bem deste município para trabalhar muito e ajudar a melhorar a vida das pessoas que aqui vivem, inclusive, fortalecendo esse evento no próximo ano, quando nós vamos fazer o maior de todos na sua gestão. ”, disse.

Deputado estadual Georgiano Neto (Foto: Márcio Santos)

Em seu discurso o prefeito, Chico Carvalho, destacou todo o trabalho realizado para o sucesso do evento, como terraplanagem da estrada que interliga a cidade a Arena do Rio Boa Esperança, efetuada para melhorar as condições de acesso ao evento, a preparação da Arena e a realização dos Torneios.

Prefeito de Massapê do Piauí Francisco Epifânio Carvalho Reis (Foto: Márcio Santos)

Além do entretenimento e das atividades esportivas, o Festival se destaca, também, pelas opções que são oferecidas aos visitantes, que podem desfrutar de um ambiente agradável e tranquilo, e do diversificado cardápio com bebidas, lanches e comidas típicas ofertado pelas 26 barracas montadas pela comunidade, gerando emprego e renda para os munícipes.

Festival aquece economia local, neste ano de 2019 em torno de 26 barracas foram montadas pela comunidade, gerando emprego e renda para as famílias do município (Foto: Danilo Bezerra)

Diversas autoridades locais, do estado e de toda a região estiveram presentes no encerramento do Festival, dentre elas prefeito Chico Carvalho, a primeira-dama Verônica Cavalcanti, o deputado estadual Georgiano Neto, a vice-prefeita Luíza Cecília, o advogado João Deusdete, os vereadores Rafael Veloso, Rivaldo Carvalho, Mariane Farias, José Juvaldi, Nonato Apolônio, Antônio Augusto e José Marilson, secretários e assessores municipais e os prefeitos Neném de Edite (de Jaicós) e José Valdinar (de Padre Marcos).

Autoridades presentes na edição 2019 do Festival de Férias em Massapê do Piauí (Foto: Márcio Santos)

Da redação Infonewss.com, com a colaboração de Danilo Bezerra Secretário de Comunicação.

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui