28.2 C
Picos

Chuvas superam expectativas de jaicoenses e previsão anima agricultores

#

O mês de fevereiro chegou com chuvas que animaram os agricultores que precisam da água para plantar, comercializar e ter alimento na mesa pelos meses seguintes. Faz alguns anos que não se via tanta chuva no sertão do Piauí. Já se pode ver que esse período será de muita fartura nas casas dos jaicoenses.

O Inpe já havia emitido aviso de risco de chuvas intensas para mais de 130 municípios do Piauí, incluindo Jaicós. Segundo meteorologistas do instituto, Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a Zona de Convergência Intertropical influenciam o clima no período.

De acordo com dados do Instituto Clima tempo, os próximos 4 dias virão com mais de 80% de chance de chuva em Jaicós.

“Entre 03 e 10 de fevereiro, a previsão indica que os maiores acumulados de chuva poderão ocorrer em uma faixa que passa pelos estados do Piauí, Maranhão, Tocantins, sudeste do Pará, Goiás, leste e nordeste do Mato Grosso”, segundo o Inmet.

A figura a seguir mostra que a região de Jaicós está numa área avermelhada do mapa, o que significa que a chuva acumulada entre os dias 03 e 09 de fevereiro será superior a 100 mm.

Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana. Fonte: INMET.

A umidade mínima do ar até o fim da semana ficará em 55%, com máxima chegando a 100%. Segundo dados do Inmet, a região de Jaicós terá próximos dias parcialmente nublados e com pancadas de chuva. A temperatura máxima chegará a 36 ºC, com mínimas de até 22ºC durante a noite.

Fonte: Daniel Gomes / Noticiei

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui