28.7 C
Picos

Destaque em medidas e ações preventivas no combate à Covid-19, Massapê é um dos municípios sem óbitos no Piauí

#

O Brasil completou um ano de pandemia causada pelo coronavírus. O primeiro caso foi confirmado pelo Ministério da Saúde no dia 26 de fevereiro de 2020.

No Brasil, segundo o Ministério, o primeiro óbito aconteceu no dia 12 de março. Cinco meses depois, em 08 de agosto, o Brasil já alcançava 100 mil mortes e 3 milhões de casos confirmados. Hoje, já são 298.676 vidas perdidas em todo o País por complicações causadas pela Covid-19. Somente no Piauí foram registrados 3.870 óbitos.

O Estado registra uma crescente no número de casos. Os números são alarmantes. Nas últimas 24 horas, o Piauí registrou 1.651 novos casos e total de 19 óbitos devido a doença, segundo os dados atualizados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde.

Dos 224 municípios do Piauí, apenas 07 não registraram mortes por Covid-19. Um desses municípios é Massapê do Piauí, situado no interior do Estado, na região de Picos, distante cerca de 384 km da capital.

Covid-19 Piauí
Infogram

Lá, pandemia está controlada. Para tanto, uma série de medidas foram adotadas. O município está seguindo o que determina o Decreto Estadual e, também, adotou algumas medidas restritivas próprias, como, busca ativa, testes rápidos em massa, distribuição de máscaras, campanhas de prevenção e conscientização, a proibição do acesso aos rios e barragens para banho e outras atividades de turismo e lazer, como forma de evitar a aglomeração de pessoas, reduzindo assim a circulação do vírus e a possiblidade de contágio da doença.

Conforme o último Boletim Epidemiológico, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, atualmente, existem apenas 04 casos ativos de Covid-19, e todos os pacientes estão realizando tratamento em isolamento domiciliar.

Além das medidas restritivas temporárias, segundo destacou a secretária de Saúde do município, Maria Lúcia, atualmente, as principais medidas tem sido o rastreio ao vírus, com o aumento do número de testagem, com o objetivo de identificar algum caso da doença, bem como a campanha de imunização da população, conforme o Plano Vacinal do Ministério da Saúde.

A campanha iniciou com a imunização dos profissionais de Saúde que atuam na linha de frente de combate à pandemia. Agora estão sendo vacinados os idosos, por faixa etária. Essa semana, equipes estão imunizando a população com idade entre 70 e 79 anos. Nessa fase serão imunizados 364 idosos.

A vacinação da população avança conforme a chegada de novas doses de vacina. Conforme o Vacinômetro, que traz os dados da campanha de vacinação contra a Covid-19 no município, Massapê do Piauí já recebeu 503 doses de vacina e já aplicou 415 doses.

Maria Lúcia explica que uma força tarefa tem sido realizada para vacinar a população. Na vacinação dos idosos com idade acima de 90 anos, acamados ou que tem uma maior dificuldade de locomoção, profissionais de Saúde estão indo até as residências realizar a aplicação. Essa semana, a vacinação está sendo feita também nas Unidades Básicas de Saúde da sede e das comunidades rurais.

A gestora da Saúde falou sobre os esforços da gestão para conter a pandemia e destacou o trabalho dos profissionais. “Devemos ser gratos, sobretudo, a Deus, pela misericórdia ao nosso município, a nossa gente. E depois, àqueles que estão nessa luta. A gestão não tem esforços para enfrentar a pandemia, e para isso, conta com a atuação de excelentes profissionais de saúde, que tem se empenhado, que tem vencido seu próprio medo, superado o desafio de ter que trabalhar e conviver com o vírus, e levado à população a assistência, as informações necessárias. Eles merecem sim o nosso respeito, a nossa admiração e o nosso reconhecimento”, disse.

Maria Lúcia destacou, também, a colaboração da população. “A população tem ajudado muito, tem buscado se prevenir, e sempre que há um aumento no número de casos, quando se precisa tomar medidas mais rígidas, a gente faz um chamamento o povo se recolhe mais um pouco”, disse, fazendo um apelo à sociedade: “A gente pede a todos que continue usando a máscara, tomando os devidos cuidados, que não se exponha ao vírus. O momento é delicado. O sistema público de saúde está sobrecarregado, os hospitais de referência estão lotados”, pontuou.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 1.304 ocupados, sendo 846 leitos clínicos, 407 UTIs e 51 em leitos de estabilização.

Fonte: Ascom

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas