21.7 C
Picos

De janeiro à maio, 18 crianças e adolescentes foram vítimas de violência sexual em Picos

#

De janeiro à maio de 2022, 18 crianças e adolescentes foram vítimas e/ou testemunha de violência sexual no município de Picos. Dados são do Núcleo Multidisciplinar da 4ª Vara Criminal da Comarca de Picos.

Fazendo um levantamento regional, o número de casos sobe para 32, levando em consideração as ocorrências desta natureza registradas nos municípios de Dom Expedito Lopes (2), Francisco Santos (3), Santo Antônio de Lisboa (1), São João da Canabrava (3), São José do Piauí (3) e Sussuapara (3).

Do presente índice, as vítimas em sua maioria são do sexo feminino (24) e oito do sexo masculino.

O analista judiciário e assistente social, José Francisco do Nascimento, explicou que as vítimas de violência sexual são atendidas pela rede de apoio que reúne diversos órgãos.

“A rede de apoio que atende as vítimas é composta por órgãos da Saúde, Conselho Tutelar, Hospital, Defensoria Pública, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Delegacia, CRAS, CREAS, Caps e a Educação. Em parceria com a 8ª Promotoria elaboramos um projeto Compartilhando Compromisso em Rede. A nossa proposta foi a articulação de um fluxo de atendimentos para crianças e adolescentes vítimas ou testemunha de violência sexual na Comarca de Picos que abrange a região”, disse o assistente social.

José Francisco do Nascimento ainda esclarece que diante do fluxo de atendimentos será realizado o agendamento de depoimento especial que é feito pela equipe multidisciplinar do Fórum de Picos. A equipe passou por treinamento para exercer o papel de entrevistador forense.

Fórum de Picos conta com uma sala de depoimento especial para atendimento destas vítimas e uma sala do Serviço Integrado Multidisciplinar.

Fonte: Cidade Verde

Márcio Lopes
Márcio Lopeshttps://www.infonewss.com
Colaborador do Portal Info Newss.
Veja também
Notícias relacionadas