29.1 C
Picos

CTA PICOS | casos de sífilis do primeiro semestre de 2021 superam o número total de 2020

#

O número de pessoas infectadas com o vírus da sífilis – doença sexualmente transmissível – ultrapassaram, nesses seis primeiros meses de 2021, a quantidade total de pacientes acometidos pela doença em 2020. Os dados referem-se a pessoas residentes em Picos e em outras cidades da macrorregião.

Enquanto em 2020 o Centro de Testagem e Aconselhamento notificou 64 pessoas com a doença no ano passado, 86 foram informadas estarem com o vírus de janeiro a junho do corrente ano, segundo informações repassadas pelo coordenador do CTA, Fábio Bernardes.

“É um número significativo de casos e está bem próximo de alcançar quantidade de outros anos, como 2018 e 2019, sem ao menos ter findado o ano de 2021. São 49 homens infectados e 37 mulheres, sendo 16 gestantes”, disse ele.

Ele frisou ainda que tem sido preocupante a quantidade de jovens à procura do CTA para realização de exames e, principalmente, positivando para algumas DST’s.

“Desse total de pessoas infectadas pela sífilis, 36 são jovens de 18 a 29 anos de idade. Isso nos preocupa e já estamos nos mobilizando para encontrarmos meios de entrarmos nas comunidades para focar nesses jovens, através de atividades educativas e informativas, trabalhando na promoção e prevenção da saúde”, destacou.

HIV e Hepatites
Fábio Bernardes informou que o CTA notificou, nestes seis primeiros meses do ano, 23 pessoas infectadas com o vírus da Aids (HIV). Em 2020, ao todo, foram 30 notificações da DST. Os homens lideram os números com 18 casos, e as mulheres com 5, sendo duas delas gestantes.

O número de pessoas infectadas com as Hepatites foi pequeno. Houveram apenas 4 registros, até o momento, sendo duas pessoas positivadas para a B e outras duas para o tipo C.

Atendimento geral
O CTA possui, além da realização de exames, atendimentos com médicos, entrega dos resultados e de medicações.

Somente em junho deste ano foram 546 coletas, sendo 122 em gestantes. O CTA realizou a entrega de medicamentos a 1.959 pessoas até o momento.

Nestes seis primeiros meses foram, também, 3.121 atendimentos nos consultórios.

Fonte: Riachão Net

Márcio Lopes
Márcio Lopeshttps://www.infonewss.com
Colaborador do Portal Info Newss.
Veja também
Notícias relacionadas