25.3 C
Picos

CRF-PI diz que cabe à Vigilância Sanitária fiscalizar resultados de testes de Covid-19

#

O Conselho Regional de Farmácia do Piauí (CRF-PI) divulgou nesta quinta-feira (16) uma nota informando que não é sua responsabilidade acompanhar se as farmácias estão informando para a Secretaria de Saúde do Estado o resultado dos testes de Covid-19.

A declaração acontece após o novo decreto publicado pela governadora Regina Sousa (PT) que determinou que farmácias e drogarias que realizam testes rápidos de Covid-19, são obrigadas a notificar os resultados para a Secretaria de Saúde do Estado.

Com a possibilidade da população comprar testes em farmácias, existe uma preocupação com a subnotificação de casos positivos e negativos que não estão sendo repassados. A Secretaria de Saúde tem recomendado que mesmo após resultado do teste, a população procure um posto de saúde, pois o autoteste não é considerado tão eficaz como PCR, por exemplo.

Em nota, o CRF-PI informou que não possui responsabilidade de fiscalizar o cumprimento do repasse dos dados, sendo isso competência da Vigilância Sanitária.

“Os profissionais farmacêuticos vem atuando na linha de frente do enfrentamento da Covid-19 desde o início da epidemia, inclusive, realizando testes nas farmácias após resolução que permitiu o serviço nestes estabelecimentos, mas destaca que, não é de sua competência o acompanhamento do repasse dos dados notificados aos órgãos de controle, sendo este serviço, atribuição da Vigilância Sanitária Estadual perante os estabelecimentos farmacêuticos”, destacou.

Testes covid em Teresina

Na cidade de Teresina, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão realizando testes rápidos de covid, assim como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento. Os testes são realizados em quem apresentar sintomas gripais.

A FMS orienta que os testes devem ser realizados considerando a data de início dos sintomas: a partir do 1º dia até o 7° dia, mas os pacientes devem comparecer de preferência entre o 3º e 7º dia de doença.

Nota do CRF-PI

O Conselho Regional de Farmácia do Piauí ressalta que os profissionais farmacêuticos vem atuando na linha de frente do enfrentamento da Covid-19 desde o início da epidemia, inclusive, realizando testes nas farmácias após resolução que permitiu o serviço nestes estabelecimentos, mas destaca que, não é de sua competência o acompanhamento do repasse dos dados notificados aos órgãos de controle, sendo este serviço, atribuição da Vigilância Sanitária Estadual perante os estabelecimentos farmacêuticos. Reafirmamos nossa disposição para que a população receba sempre o melhor cuidado e atendimento onde houver um farmacêutico presente.

Fonte: Cidade Verde

Márcio Lopes
Márcio Lopeshttps://www.infonewss.com
Colaborador do Portal Info Newss.
Veja também
Notícias relacionadas