30.7 C
Picos

Construção Civil retorna hoje, mas obras municipais somente na próxima semana

#

A retomada gradual das atividades econômicas ganha um novo capítulo nesta terça-feira(07) com o retorno das obras de construção civil. No entanto, o retorno acontece apenas para as obras privadas. As obras públicas municipais, em Teresina, estão previstas para reiniciarem na próxima semana.

Obras como o viaduto da Tabuleta, a marginal Poti Sul, conhecida como Via Sul, ambos na zona Sul de Teresina e a galeria da zona leste e a avenida Ulisses Marques, obras que ocorrem na zona Leste de Teresina, só terão seu retorno a partir do dia 14 de julho.

O cronograma foi determinado pela Prefeitura de Teresina e vai seguir o protocolo de segurança determinado para as obras privadas: funcionamento de terça a quinta e com horário reduzido de seis horas corridas, mantendo distanciamento e as regras sanitárias.

As superintendências de Desenvolvimento Urbano já estão planejando o retorno. De acordo com o superintendente da SDU Sul, Paulo Roberto, reuniões com as construtoras responsáveis pelas maiores obras estão sendo agendadas nesta semana para o reinício.

“Hoje a tarde vamos acertar os detalhes com a construtora Sucesso para reiniciar o viaduto da Tabuleta, que está faltando o vão central, a urbanização embaixo e a drenagem. Também temos que conversar com a Cepisa/Equatorial para autorizar o remanejamento da rede elétrica que passa no local e é feito com a linha ligada, numa operação bem complicada. Na próxima quinta-feira vamos conversar com Equatorial para saber como vamos fazer isso”, explicou o superintendente.

Em relação às obras da marginal Poti Sul, Roberto disse que a primeira etapa falta a alça posterior da Ponte Wall Ferraz, onde 26 famílias foram indenizadas e quatro ainda precisam sair do local. As casas estão sendo construídas pela Prefeitura na rua Panamá.

A segunda etapa, que liga a ponte Wall Ferraz à ponte Anselmo Dias, falta a construção da ponte ferroviária que já tinha começado e as alças para a Anselmo Dias. “A terceira etapa que vai da ponte Anselmo Dias ao Vamos Ver o Sol vamos começar agora, a ordem de serviço já foi assinada”, destacou Paulo Roberto.

Foto: Haroldo Fabrício

Ele revela ainda que a galeria do bairro Torquato Neto também já foi homologada e aguarda a Caixa Econômica. “O asfaltamento do bairro Promorar já retomou hoje porque estava em execução antes da pandemia e é uma obra mais simples, então já entrou nesta primeira semana. De lá, vamos para o Saci. Já as obras de recursos próprios como calçamentos e praças devem retornar depois do dia 23 de junho”.

Zona Leste

Segundo o superintendente da SDU Leste, João Pádua, as obras da região devem retornar também na próxima semana. A da galeria é uma delas e deve recomeçar pela rua Eustáquio Portela onde está havendo serviços de escavações.

A avenida Ulisses Marques, que vai ligar a avenida Raul Lopes à avenida Presidente Kennedy, também deve ter seu cronograma retomado a partir do dia 14.

Foto: Arquivo CV

Fonte: Cidade Verde, por Caroline Oliveira

Humberto Júnior
Humberto Júniorhttps://www.1bertojunior.com
Amante da tecnologia e desafiador.
Veja também
Notícias relacionadas