31.4 C
Picos

Conheça 5 segredos de como preparar um café delicioso

#

O universo do café é repleto de variações para agradar aos paladares mais exigentes. Ainda assim, muitos coffee lovers em todo o mundo concordam: nada substitui o prazer de um bom café coado preparado em casa, como antigamente.

Porém, apesar de sua simplicidade, o preparo do café exige alguns cuidados para que a bebida ofereça sabor e aroma incomparáveis.

Confira alguns segredos para preparar o melhor café coado que você já provou!

1. Não deixe a água ferver

Esse é um erro bastante comum por parte de quem está buscando a maneira correta de como fazer café. A água não precisa chegar ao ponto de fervura. Quando ela ferve, todo o oxigênio presente em sua composição evapora. E assim, compromete a qualidade e o sabor. Por isso, fique atento: assim que surgirem as primeiras bolhas, desligue o fogo.  E, ah! Nada de encher o bule com água da torneira! A água deve ser filtrada. E se possível, mineral.

2. Escalde o filtro

A água já está na temperatura ideal? Então, se você for fazer um café coado, o próximo passo é escaldar o filtro de papel que você utilizará. Isso é importante para eliminar aquele sabor residual do produto, que pode interferir no sabor. Por isso, antes de pôr o pó, escalde o filtro com um pouco de água quente dentro da garrafa térmica. Em seguida, descarte a água.

3. Escolha o pó certo

Especial, de mercado, moído na hora, arábica, blends… Há muitos tipos de cafés disponíveis para a compra. E claro, cada um deles possui uma qualidade diferente.

Os chamados ‘cafés especiais’ são aqueles constituídos por grãos 100% arábica. Esses recebem um maior cuidado no plantio e no armazenamento, e por isso costumam ser mais caros. Os grãos do tipo arábica são mais finos e de aroma mais intenso, e variam na acidez e no nível de intensidade. Já os blends são cafés compostos pela mistura de diferentes tipos de grãos, como o arábica e o conilon, por exemplo.  Mas se você busca um café mais barato para o dia a dia, há também muitas opções no mercado. Embora não possuam a qualidade dos cafés especiais, são opções práticas e podem ser encontradas em diferentes níveis de intensidade. Além disso, aqui vai mais uma dica: sempre mantenha o seu café armazenado em um local escuro. E isso porque a luz acelera o processo de oxidação do pó, e assim compromete a qualidade do café.

4. Não tenha pressa

Nós sabemos que às vezes a correria é grande, os atrasos acontecem e mal dá tempo de preparar o café antes de sair de casa. Mas para fazer um café realmente gostoso, é preciso ter paciência na hora de coá-lo. Ou seja: nada de encher de água até o topo do filtro. Vá despejando lentamente, em movimento circulares, para pegar toda a extensão do pó.

Não deixe esfriar!

Se sua ideia não for fazer um café gelado, tenha cuidado para que o seu café não esfrie. Depois de se servir, certifique-se de fechar bem a garrafa térmica.  E lembre-se: café bom é café fresquinho! Então não o esquente no fogão ou no micro-ondas caso esfriei. Faça outro!

Fonte: Com informações do  Meio Norte /  Villa Café

Humberto Júnior
Humberto Júniorhttps://www.1bertojunior.com
Amante da tecnologia e desafiador.
Veja também
Notícias relacionadas