31.4 C
Picos

Confira tudo o que aconteceu no 32° festejos de São José em Belém do Piauí, Veja a cobertura completa

#

Os Festejos de São José – História

Segundo apurou a redação do site infonewss com Vera Queiroz, coordenadora da Igreja local, as tradições religiosas tiveram início no ano de 1975, quando a comunidade Canto Alegre, hoje cidade de Belém-PI, ainda pertencia política e administrativamente ao Município de Padre Marcos.

A primeira missa foi celebrada pelo Pe. Francisco Rocha, já a segunda foi presidida por Missionários Combonianos. Em seguida houve a visita da Irmã Maria, que fez o convite para formar a Comunidade Católica pertencente à Paróquia Nossa Senhora das Mercês, de Jaicós, vinculada à Diocese de Picos.

Em Belém os festejos, em homenagem a São José são realizados desde 1986, antes mesmo da emancipação do município, que aconteceu em 1995. Na época, a comunidade chamada de Canto Alegre, recebeu a primeira imagem do Santo. A partir daquela data, todos os anos são celebrados os Festejos de São José com o novenário e realização da Missa Solene.

Confira como foi o 32° Festejos de São José 

Os festejos de São José em Belém do Piauí tiverem início no Sábado 10/03 – Abrindo as festividades religiosas dos Festejos de São José, padroeiro do Município de Belém-PI, foi feita uma homenagem bonita e singela a duas importantes figuras do nordeste, o vaqueiro e o agricultor. A Homenagem aconteceu através de uma cavalgada e posteriormente uma Missa.

A missa foi campal e contou com a participação de um enorme número de fies. A santa missa foi dirigida pelo Pe. Miguel, da cidade de Simões, que ressaltou sua devoção por São José.

No Domingo dia 11/03 – Aconteceu os batizados e em seguida a novena missa, Celebrada pelo Bispo Dom Plínio, com os noitários crismandos, Pastoral do Dízimo de Belém, Padre Marcos e Paróquia Santo Antônio e Sec. de Assistência Social.

Na segunda-feira dia 12/03 – Aconteceu Novena Missa celebrada pelo Pe. Edivaldo, com participação da pastoral Idosa de Belém do Piauí, de Padre Marcos e Localidades Baraúnas e Chapada.

Na terça Feira dia 13/03 – Aconteceu Novena Missa Celebrada pelo Pe Fernando e teve como Noitarios a Pastoral da Criança de Belém do Piauí, de Padre Marcos e Comunidade Barra, Vista Bela e Serrote.

Na Quarta-feira 14/03 – Aconteceu Novena missa Celebrada pelo Pe. Fernando onde houve a Primeira Eucaristia, com a participação dos Noitarios da Catequese, IAM (Infância e Adolescência Missionaria) e Comunidades Carqueijo, Morrinhos e Baixio.

Na Quinta-feira dia 15/03 – Aconteceu Novena Missa Celebrada pelo Pe Pio onde houve a Participação da Família Calvariana, além das Localidades de Retiro I e II, Queimada e Comunidade de Santo Antônio de Jaicós-PI.

Na volta a Belém, o Pe. Pio, mentor e idealizador da atual Igreja Matriz de Belém do Piauí, falou aos fiéis: ”celebrando esses dias a festa de são José, quantas boas lembranças na mente de nós todos, quantas recordações dessa excelente comunidade e quanta alegria ver que vocês continuam tão perseverantes”.

Na Sexta-feira dia 16/03 – Aconteceu Novena Missa Celebrada pelo Pe Francisco Berto, com a participação dos Noitarios de Autoridades Civis, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Educação, Escolas Municipais e Estadual de Belém do Piauí, Segurança Pública, além das comunidades Juazeiro do Quitó e Luzia.

No Sábado dia 17/03 – Aconteceu uma Novena celebrada pelo Pe Fernando com participação dos noitarios da PJ do Zonal, Comunidade Riacho do Padre, Terço dos Homens das cidades de Belém do Piauí, Padre Marcos, Dom Expedito Lopes, Francisco Macedo e Passagem Funda.

No penúltimo dia de Festejos, Domingo dia 18/03 – aconteceu uma Novena-Missa Celebrada pelo Pe Ferdiran com a participação dos Noitarios do Apostolado da Oração de Belém do Piauí, Padre Marcos, Picos, Comunidade Caboclo e Secretaria Municipal de Saúde.

Mesmo diante de muita chuva uma multidão esteve presente. Logo após a missa aconteceu o “Rifão show de prêmios”, evento organizado pela igreja, que já virou tradição.

No último dia de Festejos, segunda-feira (19), centenas de devotos participaram da Missa Solene, no encerramento do festejos de São José, santo padroeiro do Município de Belém do Piauí.

A santa missa foi presidida pelo Pe. Fernando Amando (Pároco Local), e teve como notários os ECC (Encontro de Casais com Cristo) de Belém do Piauí, Padre Marcos, Francisco Macedo, Alegrete e Comunidades Fraga e Caraíbas.

Aproveitando a oportunidade, durante da celebração, o Pe. Fernando, que muito ”dialoga” sobre  a importância da família, apresentou seus pais a todos a fiéis presentes.

Em entrevista ao Site, infonewss, o padre Fernando Amando, salientou que os festejos de São José deste ano foi muito propício. “A nossa avaliação, foi muito positiva, arisco-me dizer até que superou às expectativas, porque a participação do povo de Belém e das comunidades da região foram muito presente, onde se dedicaram bastante. Quero aqui agradece a sociedade Belenense, que arregaçaram as mangas, que fizeram essa festa acontecer, celebra São José na nossa comunidade é sempre uma oportunidade de olhar para nossa vida e fazer um confronto entre a nossa vida e a de São José, nós precisamos aprender com o mesmo a sermos pessoas justas, pessoas de fé, pessoas que confia em Deus. Nós não podemos querer que nossa família vive o nosso projeto, mais que nossa família seja como São José viveu , que seja vivido um projeto de Deus.” Disse o Padre.

Após a missa, os católicos saíram em caminhada pelas principais ruas da cidade conduzindo a imagem de São José, na tradicional procissão, momento em que muitos devotos pagaram suas promessas e também agradeceram pelas graças alcançadas.

Confira toda a cobertura de fotos do Festejos, CLIQUE AQUI;

 

Confira toda a cobertura de fotos do Festejos, CLIQUE AQUI;

Da Redação, infonewss.com

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui