As provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) serão aplicadas no próximo domingo, dia 18 de agosto, e os candidatos devem ficar atentos ao que podem ou não levar, bem como devem se comportar durante as avaliações, que acontecem nos turnos manhã e tarde. O certame oferece 6.640 vagas para 21 órgãos federais, com 2,14 milhões de inscritos, e será realizado em 228 cidades brasileiras.
A primeira informação que o candidato deve se atentar é ao local de prova. O cartão de confirmação deve ser acessado no site da Fundação Cesgranrio, entidade responsável por realizar o certame. O documento traz ainda outros dados como o número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar que a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso.
No dia da prova, o candidato deve levar um documento oficial com foto, como RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte ou carteira de trabalho. Apesar de não ser obrigatório, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pela seleção, recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação de inscrição, que contém informações sobre o local de realização do exame.
Cronograma: horários por turno
Turno matutino
Abertura dos portões: 7h30
Fechamento dos portões: 8h30
Início da aplicação: 9h
Duração da prova: 2h30
(Sempre pelo horário de Brasília)
Turno vespertino
Abertura dos portões: 13h
Fechamento dos portões: 14h
Início da aplicação: 14h30
Duração da prova: 3h30
(Sempre pelo horário de Brasília)
O que levar?
Os candidatos devem chegar ao local das provas com, pelo menos, 1 hora de antecedência do início, com:
- Cartão de Confirmação de Inscrição, impresso da página do Concurso Público Nacional Unificado na internet;
- Documento de identidade com o qual se inscreveu;
- Caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente;
- Caso os candidatos levem alimentos e bebidas, estes devem estar em embalagens lacradas e em garrafas transparentes.
Vale lembrar que não serão aceitas cópias de documento, mesmo que autenticadas. Caso o candidato não tenha o documento por motivos de perda, roubo ou furto, é preciso apresentar um boletim de ocorrência que tenha sido expedido até 90 dias antes.
O candidato poderá levar alimentos e águas no dia prova, mas as embalagens devem estar lacradas e as garrafas de águas precisam ser transparentes.
A prova deverá ser realizada com caneta preta transparente, não podendo pedir ao concorrente uma emprestada.
O que não levar?
É vedado o uso de relógios, óculos escuros, chapéus, bonés, gorros, protetores auriculares e uso de aparelhos eletrônicos de qualquer natureza, incluindo fones de ouvido. Os celulares deverão ficar desligados e guardados em porta-objetos.
É importante destacar que qualquer barulho, incluindo o de alarmes, levará à desclassificação imediata do candidato identificado como dono do aparelho.
Fonte: Portal O Dia