Complexo solar Caldeirão 2 de 252 MWp é inaugurado e opera com 100% da capacidade

#

Na manhã desta terça-feira, dia 18 de abril de 2023, foi inaugurado em Caldeirão Grande do Piauí o Complexo Solar Caldeirão 2, que conta com uma capacidade de geração de energia de 252 MWp. O evento contou com a presença do vice-governador do estado do Piauí, Themístocles Filho, além de diversas outras autoridades.

Matéria relacionada — Governador Wellington Dias acompanha início das obras do Novo Complexo Solar em Caldeirão Grande

A inauguração do complexo solar no município de Caldeirão, que se soma outro importante investimento de energia renovável, o Complexo Eólico, representa um importante marco para a geração de energia limpa na região. O Complexo foi construído pela empresa Ibitu Energia, que se destaca como um dos principais players de geração solar e renovável do Brasil. 

O Complexo tem capacidade instalada de 252 MWp, o que é equivalente ao consumo de mais de 280 mil casas brasileiras, composto por mais de 300 mil módulos solares, que se estendem por uma área de mais de 400 hectares. É importante ressaltar que o complexo foi concebido originalmente como um projeto eólico, mas se tornou um projeto solar, sendo o primeiro empreendimento de energia renovável a ter a fonte de geração alterada pela Aneel.

Complexo solar Caldeirão 2 de 252 MWp é inaugurado e opera com 100% da capacidade

Ao longo do processo, a obra chegou a ter quase mil pessoas trabalhando simultaneamente, sendo que 60% eram de Caldeirão Grande e das cidades próximas. Ao todo, a IBITU Energia informou que investiu no projeto cerca de R$ 816 milhões, sendo R$ 429 milhões financiados pelo BNB (Banco do Nordeste).

Complexo solar Caldeirão 2 de 252 MWp é inaugurado e opera com 100% da capacidade

Durante a solenidade de inauguração, o vice-governador Themístocles Filho destacou a importância da geração de energia limpa para o desenvolvimento sustentável do estado do Piauí. “É uma satisfação muito grande estar aqui em Caldeirão Grande do Piauí inaugurando esse importante investimento, representando o nosso governador Rafael Fonteles, que não pode estar presente, por cumprir agenda com o presidente Lula. Então é motivo felicidade em poder contatar um grande investimento como esse no nosso estado, agradeço a empresa e peço que ela continue elaborando mais projetos para desenvolver ainda mais esse setor de energia renovável no nosso estado.” Relatou.

Vice-governador do Piauí, Themístocles Filho.

O prefeito de Caldeirão Grande do Piauí, Filipe Douglas, falou a importância do empreendimento para a geração de energia limpa e renovável no município e enfatizou o compromisso da cidade com o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente. “São diversos benefícios que uma usina como essa traz não só para Caldeirão Grande e região, mas para todo o estado, gerano emprego e renda para a população, e ficamos felizes em receber aqui em Caldeirão dois grande empreendimentos renováveis, os quais são a energia eólica e a solar. São investimentos que trazem avanço e desenvolvimento para o município com arrecadação, onde pode ser convertida para políticas públicas, que e beneficiam diretamente a população, seja mediante obras estruturantes ou ações públicas que proporcionem qualidade vida. É uma honra enquanto gestor prestigiar a inauguração de empreendimentos como esse em nosso município.” Destacou.

Paulo Bombassaro, Diretor de Implantação da Ibitu explicou sobre as potencialidade do Complexo Solar. “Estamos inaugurando a Usina Caldeirão dois, um complexo solar feito pela Ibitu, uma usina que transforma energia solar em energia elétrica que vai para a rede dos consumidores brasileiros. Temos nessa usina certa de trezentos mil módulos solares em uma área de quatrocentos hectares, com potencial de atender duzentos e oitenta mil casas, um equivalente que ultrapassa à cidade Juazeiro do Norte, em comparação. Em todo o processo tivemos total apoio da prefeitura municipal e do governo do estado entre outros parceiros, e em nome da empresa gostaria de agradecer a cada um.” Disse.

O superintendente estadual do Banco do Nordeste, Diogo Martins, salientou sobre o apoio financeiro da instituição no empreendimento. “Atuamos com diversas linhas de crédito, incluindo a infraestrutura, e especificamente aqui, apoiamos a construção desse parque de energia solar em Caldeirão Grande, um empreendimento que gera muita riqueza para a região. A instituição está sempre presente para apoiar empreendedores em diversos setores, incluindo energia renovável, agricultura familiar e qualquer outro tipo de empreendimento. O Banco do Nordeste está em todos os lugares para atender a população da melhor forma e promover o desenvolvimento do estado do Piauí”, frisou.

Georgiano Neto, deputado Estadual pelo estado do Piauí, ressaltou a relevância do empreendimento para Caldeirão Grande e para todo o estado do Piauí. “Caldeirão Grande tem vivenciado nesses últimos anos uma transformação muito grande, uma transformação efetuada através das ações do governo do município, estadual e federal, e também tem recebido importantes investimentos da iniciativa privada, principalmente na questão da produção de energia renovável, no caso da energia solar e eólica. Especificamente aqui nessa usina que estamos inaugurando, temos quatrocentos hectares e que produz energia mais que a Hidrelétrica de Boa Esperança, uma junção das potencialidades do município, da questão do sol e do vento, mas também do uso de tecnologia. Com certeza um empreendimento que traz desenvolvimento para a região, gerando receitas e riquezas, e aqui gostaríamos de parabenizar a empresa Ibitu pelos importantes investimentos.” Declarou.

Também estiveram prestigiando a solenidade de Inauguração, a deputada Estadual, Simone Pereira, o presidente da Associação Piauiense de Municípios, Toninho de Caridade, o Secretário de Estado dos Transportes, Jonas Moura, os prefeitos Dr. Corinto Matos (de Marcolândia), Zé Wlisse (de Simões), Eudes Ribeiro (de Fronteiras), Dr. Tico (de Campo Grande), Neném de Edite (de Jaicós) além de empresários do ramo e diversas autoridades do município, da região e do estado.

Com a entrada em operação do Complexo Solar Caldeirão 2, a Ibitu Energia reforça seu papel como uma das principais empresas do setor de geração de energia limpa e renovável no Brasil e no mundo. A inauguração do empreendimento representa um passo importante na transição para uma matriz energética mais limpa e sustentável em todo o país.

Complexo solar Caldeirão 2 de 252 MWp é inaugurado e opera com 100% da capacidade

Fotos;

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas