23.4 C
Picos

Comissão de Jaicós-PI se reúne com vereadores de Belém-PI e discute sobre reabertura da Agência do Banco do Brasil; Veja

#

Representantes da Comissão dos Vereadores de jaicós-PI participaram de uma reunião na noite desta sexta-feira (23/03) na Câmara Municipal de Belém do Piauí juntamente com os vereadores da referida Casa Legislativa, com o objetivo de buscar soluções para a reabertura da agência do Banco do Brasil da cidade de Jaicós-PI.

Estiveram presentes na reunião o Presidente da Comissão, Benedito Alencar da Silva, o Presidente da Câmara Municipal de Jaicós-PI e também membro da Comissão, Jessé Gonçalo da Silva, e os Vereadores da Casa Legislativa de Belém do Piauí: O Presidente Bernardino Geraldo de Carvalho (MDB), O Vice-Presidente Francisco de Sousa Filho (PSDB), O 1° Secretario Luis de Sousa  Carvalho (PSB), Francisco Zacarias Ribeiro (PT), Ildimar Honorato Granja (MDB), Moisés Ângelo Ribeiro (MDB), Raimundo Antonio de Sousa (PSD). Além dos Assessores Jurídicos, Dr. Lamec Enos Ribeiro de Carvalho e José Benedito Neto.

De acordo com o Presidente da Comissão, Benedito Alencar da Silva, Vereador da cidade de Jaicós-PI, ” os vereadores são o porta voz da população e devem sempre lutar pelo cidadão. É muito importante nos unirmos contra o fechamento do Banco do Brasil de Jaicós. Por isso, a gente pede o apoio de vocês vereadores aqui de Belém para uma reunião que acontecerá terça-feira, dia 27, às 16h na Câmara Municipal de Jaicós, com a finalidade de debater soluções para reabertura do Banco do Brasil. Na reunião estará presente a comissão do Banco do Brasil de Teresina-PI, por isso é fundamental a presença dos senhores vereadores e membros da sociedade civil. 

Benedito Alencar da Silva / Presidente da Comissão

O Presidente da Câmara Municipal de Jaicós-PI e também membro da Comissão, Jessé Gonçalo da Silva, na oportunidade disse o seguinte:” levando em consideração que a previsão do Banco para reabertura será somente em 2019, é de suma importância uma mobilização em prol da reabertura da agência na cidade de Jaicós, pois a situação não está sendo fácil para ninguém. Os aposentados, por exemplo, que dependem dos serviços do Banco estão passando uma dificuldade muito grande”. O vereador finalizou agradecendo a união e força de todos em lutar para a reabertura o quanto antes da agência de Jaicós. 

Jessé Gonçalo da Silva / Presidente da Câmara Municipal de Jaicós-PI e Membr da Comissão

O Vereador e 1º Secretario, Luís de Sousa Carvalho (PSB) popularmente conhecido por Luisinho, destacou que até o presente momento apenas 2 (dois) Deputados se manifestarão em relação ao fechamento da agência.

Vereador e 1º Secretario, Luís de Sousa Carvalho (PSB)

O Assessor Jurídico Dr. Lamec  Enos, propôs a criação de um Conselho Municipal de Segurança Pública, segundo o advogado:” O prejuízo para a população é muito grande, é preciso achar soluções para reabertura da agência do Banco do Brasil de Jaicós. Por isso proponho, aos senhores vereadores, a criação de um Conselho Municipal de Segurança Pública. Esse conselho funcionaria como um órgão deliberativo, consultivo e de assessoramento na propositura de ações de políticas públicas, e teria por finalidade discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução dos problemas de segurança pública no âmbito municipal, contando com representantes da sociedade civil organizada e entidades”.

O Advogado ressaltou que em alguns municípios do Estado da Paraíba, que tiverem suas agências explodidas por bandidos, um dos critérios exigidos pelo Banco do Brasil para a reabertura de agências foi a implantação do Conselho Municipal de Segurança. “A criação do Conselho Municipal de Segurança fortaleceria mais ainda a proposta de reabertura da agência de jaicós, tendo em vista que essa foi uma das exigências do Banco do Brasil em alguns municípios que tiveram agências explodidas, ” concluiu.

Benedito Alencar da Silva Presidente da Comissão / Assessor Jurídico Lamec Enos

O Dr. Lamec Enos, ainda sugeriu uma Ação Civil Pública para que seja determinada a reabertura da agência do Banco do Brasil. ” É possível também a propositura de uma ação civil pública, tendo em vista que o fechamento da agência do Banco do Brasil de Jaicós evidencia uma prática claramente abusiva, pois colocam os consumidores em condição de elevada vulnerabilidade obrigando os mesmos a se deslocarem a cidade de Picos para, então, utilizarem os serviços bancários contratados”.

Assessor jurídico Dr. Lamec Enos.

O também Assessor Jurídico José Benedito Neto relatou o seguinte: ”Em pensar que algum tempo atrás tínhamos um posto até na cidade de Padre Marcos e hoje nem na Agência principal que ficava em Jaicós nós não temos mais, e ficamos dependendo de aparelhos digitais para fazer transferência, onde é que um senhor de idade do interior de 80, 90 anos vai usar smarphone e conseguir fazer essas transações?”, indagou o advogado.

Advogado José Benedito Neto

Respondendo o Assessor Jurídico Dr. Lamec Enos, o Presidente da Comissão, Ver. Benedito Alencar, agradeceu as propostas e opiniões, e disse que ambas as ideias trazidas pelo Advogado são de suma importância, destacando que vai estudar a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública e com relação a propositura da ação, o mesmo disse que já havia cogitado essa possibilidade, mas está aguardando a finalização do dialogo com as  Câmaras Municipais.

Benedito Alencar da Silva Presidente da Comissão / Assessor Jurídico Lamec Enos.

O presidente da Câmara de Belém, Bernardino Geraldo de Carvalho, agradeceu presença de todos presentes , e disse: ”o requerimento que vossas excelências nos enviaram será atendido por meio de dois requerimentos, não somente por mim, mas por todos os membros desta casa. Também iremos publicar no diário oficial dos municípios esses dois requerimentos e iremos tirar cópia e mandar para cada parlamentar desta casa para que eles mobilizem também os seus deputados estaduais e federais, pois esse requerimento é dirigido as duas casas Senado e Câmara, e também assembleia legislativa. Na minha opinião se cada casa legislativa se unir venceremos esta batalha. Agradeço a todos, a presença de vossas excelências da cidade de Jaicós, aos colegas vereadores e aos doutores Lamec Enos e José Benedito, muito obrigado a todos”.

Na próxima terça-feira (27) está previsto para acontecer uma reunião na Câmara Municipal de Jaicós, com a presença do Superintendente Estadual do Banco do Brasil e de representes dos municípios da jurisdição que estão sendo prejudicados com o fechamento da agência de Jaicós.

 

Da Redação, InfoNewss.com

 

 

 

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui