Um bando formado por 15 a 20 homens roubou três instituições financeiras durante a madrugada de quarta-feira (31), na cidade Jaicós, a 365 km de Teresina. Os bandidos, armados com fuzis, metralhou a casa do comandante da Polícia Militar e a sede do batalhão da cidade, fez diversos reféns e fugiu em pelo menos cinco veículos. Seis viaturas da Polícia Militar estão em diligências para localizar a quadrilha.
De acordo com o comandante da Polícia Militar da região de Picos, o coronel Edvaldo Viana, ninguém ficou ferido no crime. O comandante disse que o grupo chegou à cidade por volta de 3h de quarta-feira em duas motocicletas, dois carros de passeio e uma caminhonete. Os alvos dos bandidos foram uma agência do Banco do Brasil, uma casa lotérica e uma agência dos Correios.
“Eles se espalham pela cidade. Já tinham todo um planejamento antecipado. Sabem onde fica tudo, onde fica a casa do comandante da PM…”, comentou o coronel. Um dos bandidos metralhou a fachada da casa do comandante da Polícia Militar da cidade, enquanto outros três atacaram a sede do batalhão. Outros ainda montaram guarda nas saídas da cidade, para avisar o resto do bando por rádio sobre a aproximação de reforços policiais.
Enquanto isso, os homens nos carros foram assaltar as agências dos Correios, do Banco do Brasil e a casa lotérica. O coronel Viana conta que os três roubos foram realizados ao mesmo tempo, em uma ação coordenada. A casa lotérica e a agência dos Correios ficam em uma mesma rua, enquanto a agência do Banco do Brasil fica a algumas ruas de distância.
Pessoas que faziam fila na porta da casa lotérica esperando que ela abrisse foram feitos reféns pela quadrilha. De acordo com o coronel Viana, os bandidos usaram as pessoas para fazer uma parede de proteção enquanto realizavam os roubos. Após a ação, que durou de 20 a 30 minutos, o grupo fugiu da cidade levando alguns reféns, que foram liberados a cinco quilômetros de Jaicós, sem ferimentos.
Os bandidos usaram dinamites para explodir caixas eletrônicos na agência bancária, e arrombaram a casa lotérica e a agência dos Correios. Uma perícia será realizada pelas policias Federal e Civil nos três locais para definir se os três crimes foram bem sucedidos. A Polícia Militar segue em diligências para tentar capturar o grupo pelas estradas da região.