
Apesar da crise sanitária do Covid-19 enfrentada em todos os municípios do país e registrado em todo território mundial, que tem acarretado um grande declínio econômico, a Prefeitura Municipal de Belém do Piauí, através do prefeito Ademar Carvalho (MDB), tem desafiado o atual momento e garantido o desenvolvimento e crescimento da cidade, com realização de obras que irão melhorar a infraestrutura do município e promover melhorias na condição de vida da população.
Nesta terça-feira, dia 11 de Maio, o prefeito Ademar Carvalho, acompanhado do vice-prefeito, Francisco Reis de Carvalho Bento, o Tico, do Secretário de Agricultura, Luisinho Carvalho, e do Empresário Zuza, esteve visitando o início das atividades do programa Avançar Cidades – um programa de obras de infraestrutura e mobilidade urbana, executado através de parceria entre a Prefeitura, Caixa Econômica e o Ministério das Cidades, em diversas frentes de trabalho espalhadas pela cidade.
Orçado em R$ 4,6 milhões, os recursos oriundos do programa Avançar Cidades mais a contrapartida da prefeitura municipal, é o maior investimento da história de Belém do Piauí. A cidade de pouco mais de 3.500 habitantes é um dos poucos municípios de todo estado Piauí a atender todos os critérios do programa e conseguir a liberação do recurso para execução, resultado de uma excelente gestão e responsabilidade com o dinheiro público. Para executar o programa a gestão contou também com o apoio da Câmara Municipal, na votação e aprovação do projeto de Lei do Executivo para autorização do financiamento. “É vitória muito grande, pois apenas as cidades grandes do estado estão dentro desse programa, e ver Belém ao lado desses municípios nos deixa muito feliz, e isso é fruto de uma gestão organizada e continuada, com ajuda de uma câmara municipal atuante e uma população que colabora,” Disse Ademar.
Nesta primeira etapa do programa, estão sendo realizadas intervenções, abrangendo a construção de pavimentação de ruas com 6 mil metros de pavimentação poliédrica, obras de infraestrutura que contemplam drenagem, passeio público (calçadas), sinalização e acessibilidade, além de implantação energia elétrica e água potável em locais que ainda não são assistidos de forma autêntica. “Iniciamos as obras há cerca de quinze dias, nesse que é o maior investimento da história da nossa cidade, uma vitória de todos os belenenses, e nesta primeira fase, cerca de trinta ruas já estão sendo beneficiadas com as diversas melhorias, que vão desde as obras do programa, que é a pavimentação e o aperfeiçoamento de ruas, até os variados esforços da prefeitura, dentre os quais ressalto os mais importantes, que são a água encanada e a energia elétrica em locais que ainda viviam de forma improvisada”, comentou o gestor.
Ademar destacou que até o final das obras serão executados mais 30 mil metros de pavimentação poliédrica, e que após a conclusão, o município ficará acima da estimativa de desenvolvimento para os próximos 30 anos, com mais de 100% das ruas pavimentadas. “A previsão é que nos próximos cinco meses todas as obras já estejam concluídas. Nosso município ultrapassou as estimativas de crescimento estipulado pela administração, de forma que todas as ruas serão pavimentadas até a conclusão do projeto.” Frisou.
O gestor informou ainda que parte do recurso, no valor de R$ 792 mil, será aplicado na construção de uma usina de energia solar, tendo por objetivo reduzir as despesas com o pagamento da iluminação pública levando em consideração o baixo arrecadamento da prefeitura, e para não comprometer a questão financeira do município no futuro. “O programa é um financiamento destinado aos municípios em situação adimplente que é o caso do nosso, um empréstimo que tem quatro anos de carência, com um período de vinte e cinco anos para pagar, então, nós cadastramos Belém baseado no retorno que o projeto poderia proporcionar, que é o desenvolvimento e a qualidade de vida. Decidimos então destinar parte do valor total do investimento para construção de uma usina de energia solar, que após ser concluída vai gerar ao município um lucro para pagar a energia municipal hoje um dos principais gastos da administração, e a parcela do financiamento, ou seja, quem vai pagar essa conta é o sol é a energia solar.” Relatou.
“O programa vai proporcionar mais dignidade, segurança e bem-estar para toda a população, seguimos avançando e deixando como legado o maior programa de urbanização e mobilidade urbana já realizado na historia de Belém do Piauí”, finalizou o prefeito Ademar.
Veja fotos;