A Neoenergia Pernambuco informou neste sábado (16) que iniciará o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica nas subestações Brígida, Santa Maria da Boa Vista e Caraíbas II, no Sertão de Pernambuco, após interrupções que afetaram o abastecimento de água em dez municípios da região.
Segundo comunicado divulgado pela concessionária, a retomada do serviço será possível após apoio das forças de segurança pública, que garantiram o acesso das equipes técnicas à Subestação Brígida, localizada no município de Orocó.
De acordo com a empresa, a unidade estava “sequestrada”, com terceiros impedindo a entrada dos profissionais responsáveis pelos serviços de religação. A distribuidora destacou que o acesso à subestação era fundamental para garantir a retomada da energia com segurança para a população, trabalhadores e a própria rede elétrica.
A interrupção no fornecimento de energia havia sido comunicada ainda na sexta-feira (15) à Compesa, afetando diretamente a Estação Elevatória de Orocó, responsável pelo bombeamento do Sistema Adutor do Oeste.
Com a paralisação da unidade, o abastecimento de água foi temporariamente comprometido nos municípios de Parnamirim, Ouricuri, Orocó, Bodocó, Santa Maria da Boa Vista, Granito, Exu, Ipubi, Trindade e Araripina.
Manifestações
Desde a quinta-feira, moradores realizaram protestos em rodovias da região devido à falta de energia. Conforme informações da Polícia Rodoviária Federal, houve bloqueios no km 41 da BR-428, em Orocó, além de interdições registradas em Abaré, na Bahia.
As manifestações provocaram o fechamento total da BR-428 em diferentes momentos entre sexta-feira e sábado. Na manhã deste sábado, um novo protesto voltou a interditar os dois sentidos da rodovia em Orocó.
A Compesa informou que o abastecimento de água deverá ser retomado gradualmente após a normalização completa do fornecimento de energia elétrica nas unidades afetadas.
