23.6 C
Picos

Cidades do Piauí decidem destinar vacina da Janssen para moradores da zona rural

#

Pelo menos três cidades do Piauí decidiram destinar a vacina da Janssen, de dose única, para os moradores da zona rural. A estratégia foi adotada em Picos, Miguel Alves e Floriano, para que não haja a necessidade de as equipes de saúde retornarem a esses locais, que são afastados da sede do município, para aplicar a segunda dose.

De acordo com o secretário de saúde de Floriano, James Rodrigues, a cidade tem comunidades a mais de 80 quilômetros de distância da sede do município. Nesta segunda-feira (28) a cidade está vacinando pessoas com idades de 48 e 49 anos.

Piauí recebe vacina da Janssen contra Covid-19  — Foto: Divulgação /Sesapi

Piauí recebe vacina da Janssen contra Covid-19 — Foto: Divulgação /Sesapi

“Aplicar uma vacina de dose única facilita o trabalho da equipe, porque não há necessidade desse retorno. E também muitas pessoas da zona rural deixam de vir tomar a segunda dose ou porque sentiram alguma reação ou porque desconhecem a necessidade dessa dose de reforço”, disse o secretário.

Em Picos e Floriano, a vacina da Janssen deve começar a ser aplicada nos próximos dias. Em Miguel Alves, a imunização da população da zona rural começou nesta segunda-feira (28).

Segundo Leopoldina Cipriano, coordenadora do Conselho de Secretarias de Saúde do Piauí (Cosems) e secretária de saúde de Miguel Alves, disse ao G1 que a estratégia será apresentada para outros municípios, que podem ou não segui-la.

Que vacina é essa? Janssen (Johnson&Johnson)
Que vacina é essa? Janssen (Johnson&Johnson;)

Em Miguel Alves estão sendo vacinadas pessoas com 41 anos ou mais. A secretária explica que decidiu adotar apenas o critério da idade para a vacinação contra Covid-19, para acelerar o processo. Na cidade todas as pessoas com deficiência foram imunizadas.

“Nós conseguimos vacinar mais de 600 pessoas em Miguel Alves num único dia. Isso porque não pedimos comprovação de nada para o paciente, só o cartão dos SUS, CPF e comprovante de residência”, comentou.

Estratégia diferente

Em Piripiri, a secretaria de saúde decidiu destinar a vacina da Janssen para pessoas em situação de rua e funcionários de supermercados.

Segundo o secretário de saúde de Piripiri, Gabriel Mauriz, a zona rural do município é assistida por postos de saúde. A doses da Janssen começam a ser distribuídas nesta terça-feira (29).

Fonte: G1

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas