28 C
Picos

Cidade do Piauí registra tromba d’água; meteorologista explica o fenômeno

#

O litoral do Piauí registrou uma tromba d’água na manhã desta terça-feira (8). O fenômeno, que de forma simples é caracterizado por um redemoinho sobre uma superfície com água (mares, rios ou lagos), foi registrado na praia da Pedra do Sal, em Parnaíba.

Moradores da cidade registraram o fenômeno, que durou alguns minutos. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia, a tromba d’água acontece geralmente quando há a presença de alguns tipos de nuvens em ar instável. Assim, o ar circula em forma de funil e fica bastante úmido, por estar sobre uma superfície com água.

Segundo a meteorologista Sônia Feitosa, o vento pode atingir velocidades que ultrapassam os 60km/h. Em alguns casos, pode causar danos materiais, o que não foi registrado no litoral piauiense nesta terça.

“QUANDO CHOVE FORTE, MUITAS PESSOAS FALAM ERRONEAMENTE QUE OCORREU UMA TROMBA D’ÁGUA. NÃO É BEM ASSIM, O FENÔMENO É UMA INTERAÇÃO DO AR COM A ÁGUA. UMA NUVEM SE FORMA QUANDO A PARCELA DE AR PRÓXIMA SOBE, SE RESFRIA E SE CONDENSA EM UM NÍVEL MAIS ALTO. ENTÃO O VENTO FICA GIRANDO DE FORMA CIRCULAR, É UMA NUVEM FUNIL. EM UMA VELOCIDADE MUITO ALTA, A ÁGUA PODE ‘VAZAR’ E ALAGAR CIDADES INTEIRAS, DERRUBANDO ÁRVORES E DANIFICANDO CASAS”, CONTOU.

A meteorologista informou também que o fenômeno não é comum no Piauí. De acordo com ela, não há registros de tromba d’águas mais fortes e perigosas no estado.

Em Parnaíba, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão é de chuvas durante todo o dia, com trovoadas à noite. A temperatura mínima pode chegar a 22ºC e a máxima, 30ºC. A umidade do ar pode ficar acima dos 90%.

Fonte: G1-PI

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas