Chuvas continuam no Norte e Centro-Norte do Piauí até domingo (19) com trovoadas e acumulados intensos no litoral; Sul terá pancadas isoladas

#

A Sala de Monitoramento e Eventos Climáticos Extremos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí divulgou, nesta sexta-feira (17), a previsão meteorológica com continuidade das chuvas em várias regiões do estado até domingo (19). Os maiores acumulados devem ocorrer nas mesorregiões Norte e Centro-Norte, enquanto o Sul terá pancadas isoladas.

De forma geral, a previsão indica céu nublado com chuvas e trovoadas no Norte e Centro-Norte entre sexta, sábado e domingo. Já nas regiões Sudeste e Sudoeste, o tempo segue de parcialmente nublado a ensolarado, com possibilidade de chuvas isoladas e temperaturas elevadas.

Segundo a meteorologista Sônia Feitosa, a atuação da Zona de Convergência Intertropical mantém as condições favoráveis para chuvas mais intensas nas regiões litorâneas e no norte do estado.

“As condições permanecem parecidas com dias anteriores, com chuvas concentradas na região norte e centro-norte, chuvas bem volumosas. Para o fim de semana e o feriado, a previsão continua de continuidade das chuvas, principalmente no litoral e até a centro-norte”, explicou a meteorologista.

Sexta-feira (17)

No Norte do estado, o dia será nublado com chuvas e trovoadas, ventos moderados a fortes e temperatura máxima de 32°C. Há previsão de chuva em cidades como Parnaíba, Luís Correia, Piripiri, Piracuruca, Esperantina e Buriti dos Lopes.

No Centro-Norte, a previsão é de pancadas isoladas com trovoadas. Em Teresina, o tempo fica de ensolarado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuva isolada à noite e máxima de 30°C.

Já no Sudeste e Sudoeste, o tempo varia entre parcialmente nublado e ensolarado, com pancadas isoladas e temperaturas chegando a 35°C e 36°C.

Sábado (18)

A previsão indica continuidade das chuvas no Norte e litoral, com trovoadas e ventos moderados a fortes. No Centro-Norte, o céu fica nublado com chuva à tarde e à noite, inclusive em Teresina, onde a máxima deve chegar a 29°C.

No Sudeste e Sudoeste, o tempo segue com sol entre nuvens e possibilidade de chuvas isoladas, com temperaturas de até 35°C.

Domingo (19)

No domingo, as chuvas permanecem concentradas no Norte e parte do Centro-Norte, com pancadas e trovoadas em cidades como Parnaíba, Piripiri, Esperantina e Cocal.

No Centro-Norte, incluindo Teresina, há previsão de chuva à tarde e à noite. No Sudeste, pode chover de forma isolada em regiões como Picos, Oeiras e Ipiranga. Já no Sudoeste, as pancadas devem ocorrer de forma isolada em áreas próximas a Floriano e Nazaré do Piauí.

Maiores registros das últimas 24 horas

Entre os extremos registrados na quinta-feira (16), a maior temperatura foi em São João do Piauí, com 34,6°C, seguida por Picos (33,7°C) e Canto do Buriti (33,0°C).

Já os maiores volumes de chuva foram registrados em São João da Fronteira (98 mm), Piripiri (86 mm), Altos (62 mm) e José de Freitas (47 mm).

Tendência para os próximos dias

A Semarh aponta que, entre os dias 17 e 23 de abril, a tendência é de continuidade das chuvas, com maiores acumulados no Norte e Centro-Norte. No Sul do estado, as precipitações devem ocorrer de forma isolada e com menor intensidade.

A atuação da Zona de Convergência Intertropical, associada a sistemas convectivos locais, pode provocar temporais em curto intervalo de tempo, com risco de alagamentos pontuais e elevação rápida do nível de pequenos cursos d’água em áreas mais suscetíveis.

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas