Centenas de pessoas participaram, na manhã desta sexta-feira (27), do Mutirão da Dengue realizado no município de Padre Marcos, no Vale do Itaim, região Sudeste do Piauí. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde e contou com o envolvimento de diversas secretarias da gestão municipal, membros do legislativo e população em geral.
Com a chegada do verão e o aumento das chuvas no sertão piauiense, cresce também a preocupação com a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Diante desse cenário, a mobilização teve como objetivo intensificar o combate à disseminação do mosquito, eliminar possíveis criadouros e reforçar o trabalho de conscientização junto à comunidade.
A concentração ocorreu na Quadra Poliesportiva Antônio Vito de Macedo, onde foi servido um café da manhã para os participantes. Em seguida, foram realizadas orientações e a divisão das equipes em grupos, que percorreram diferentes setores da cidade.

Durante as visitas, os participantes realizaram ações de orientação porta a porta, vistoria de imóveis, identificação e eliminação de focos, além da coleta de materiais que poderiam acumular água.

Também foram distribuídos panfletos educativos com dicas de prevenção, como manter a caixa d’água bem fechada, lavar reservatórios semanalmente com escova e sabão, evitar o acúmulo de água em lajes e calhas, colocar areia nos pratinhos de plantas e descartar corretamente objetos que possam servir de criadouros.
A prefeita Willieane Kelly destacou que a ação foi organizada de forma intersetorial, reunindo todas as secretarias municipais em um esforço conjunto. A gestora também destacou a importância da mobilização e reforçou que o enfrentamento à dengue é uma prioridade da gestão municipal.

“É uma questão de saúde pública e prioridade do nosso município. Estamos com todas as secretarias nas ruas, levando informação de porta em porta, fazendo a coleta de entulhos e mapeando possíveis focos do mosquito. Esse é um trabalho em conjunto do poder público com a população para manter nossa cidade limpa e livre da dengue, da zika e da chikungunya”, afirmou.

A secretária municipal de Saúde, Maria Lúcia, ressaltou que o combate ao mosquito depende principalmente da conscientização da população e da eliminação de focos dentro das residências. Segundo ela, o município vem reforçando as ações de vigilância e educação em saúde para reduzir os riscos de transmissão.

A enfermeira Janaína Alencar orientou a população sobre os principais sintomas das arboviroses, como febre, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele e coceira, destacando a importância de procurar atendimento médico ao surgirem os primeiros sinais.
O Mutirão da Dengue é realizado anualmente pela gestão municipal e já faz parte do calendário de ações de enfrentamento às arboviroses do município. Este ano, a mobilização chega à sua segunda edição no atual mandato da prefeita Williane Kelly.
Mais fotos


























































