30.9 C
Picos

Campanha ‘Janeiro Branco’ chama atenção para cuidados com a saúde mental em Francisco Macedo — PI

#

A prefeitura Municipal de Francisco Macedo — PI, por meio das Secretarias de Assistência Social e Saúde, realizou na manhã desta terça-feira, dia 17 de janeiro, uma roda de conversas com o tema “A vida pede equilíbrio”, em alusão a campanha “Janeiro Branco”, de conscientização a respeito da saúde mental.

O evento foi realizado no Auditório Francisco das Chagas Alencar, reunindo autoridades como o prefeito Adeilson Antão, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ester Damares, o secretário de Saúde, Adenilson Carvalho, adolescentes do NUCA, profissionais das secretarias envolvidas, o público atendido pelas pastas e a comunidade em geral.

A assistente Social, Sarah Leal, que conduziu a ação, destacou é de suma importância a realização dessas iniciativas, pois são essenciais para trabalhar os cuidados com a saúde mental, aspectos de prevenção, e as forma de procurar apoio, além de destacar os serviços direcionados a saúde mental oferecidos pela gestão.

Em entrevista, Sarah falou sobre a importância da campanha. “O tema deste ano nos convida a refletir sobre a necessidade e a importância do equilíbrio em nossas vidas, após vivermos, principalmente na área de saúde, momentos turbulentos com a pandemia. Então, está sendo realizado hoje uma roda de conversa, um momento mais com os pais e com os adolescentes, onde a gente promoverá um diálogo, para poder trocar ideias, em um contato mais próximo com o público.” Destacou.

Na oportunidade, a psicologa do município, Leyse Barroso, ministrou uma palestra acerca da temática. “Na campanha do Janeiro Branco, nós temos o objetivo de mobilizar e informar toda população para estar procurando ajuda em relação aos cuidados da saúde mental, porque infelizmente existem muitos tabus em relação a essa procura, tanto do psicólogo, quanto do psiquiatra. Então para estarmos desmitificando tudo isso, informado a população na procura de estar em dia com a saúde mental, como o próprio nome da campanha diz ‘A vida pede equilíbrio’, e serve para estar traçando estratégias para ajudar a população a estar procurando esse equilíbrio emocional.” Relatou.

A secretaria de Assistência Social, Ester Damares, enalteceu a importância da campanha.“A campanha janeiro branco está sendo nossa primeira ação realizada neste ano, e ela busca a conscientização sobre a saúde mental.  É uma forma de alerta para aquelas pessoas que sofrem de ansiedade, estresse e a depressão. Através dessa campanha a gente repassa informações para que as pessoas saibam que elas não estão sozinhas e que temos profissionais que podem estar ajudando nesse problema.” Frisou.

O prefeito Adeilson Antão, o Novim como é conhecido, ressaltou a importância da temática, principalmente após a pandemia de covid-19. “Esse é um momento muito importante para nós, sabemos que na pós-pandemia existe um número elevado de depressão tendo em vista o tempo que as pessoas ficaram em fase de isolamento. A depressão tem sido um dos maiores problemas do século em todo mundo. Já perdemos jovens por depressão e é uma coisa que precisa de tratamento, cuidado, interação, uma integração entre a educação, o social, pais e alunos porque se observarmos, a droga e o álcool são fatores que ajuda as pessoas a entrarem em outros caminhos. A depressão é silenciosa, precisa de cuidado, tratamento e apoio. Estamos pronto para abraçar, apoiar e ajudar no que for necessário.” Disse.

Ao final, foi realizada uma dinâmica entre is presentes, e servido um lanche para todos os participantes, além da entrega de lembrancinhas.

Fotos;

Paulo Sabino
Paulo Sabinohttps://www.infonewss.com
Colaborador do Portal Info Newss.
Veja também
Notícias relacionadas