terça-feira, 19 outubro 2021
Casa / Municípios / Belém do Piauí / Campanha ‘Agosto Dourado’ orienta sobre autocuidados de gestantes e puérperas em Belém do Piauí

Campanha ‘Agosto Dourado’ orienta sobre autocuidados de gestantes e puérperas em Belém do Piauí

Denominado de “Agosto Dourado”, o mês simboliza a intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e a luta pelo incentivo à amamentação. 

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém do Piauí – PI, promoveu na última quarta-feira, 25, uma palestra com o tema “Autocuidado de Gestantes e Puérperas e Cuidados com o Recém-Nascido”.

O evento foi aberto pela Coordenadora da Atenção Básica, Ana Kariele, que acolheu as gestantes e lactantes.

Em seguida, o Secretário Municipal de Saúde, Juscenildo Boeiro – Nil, destacou sobre a ação da campanha “Agosto Dourado” que visa o incentivo à amamentação.

“Esse é um evento exclusivo para as mulheres, gestantes e lactantes, uma ação referente a campanha “Agosto Dourado”, que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação”

O secretário relembrou ainda da última edição, realizada no ano de 2019, que por conta da pandemia não pode ser realizado no ano seguinte, 2020, e destacou também que esse foi o primeiro evento presencial  após o início da pandemia.

“Esse é um evento que tivemos ainda no ano de 2019, e por conta da pandemia não podemos realizar no ano passado [2020], mas hoje graças a Deus estamos dando início às atividades presenciais da Saúde”

A palestra foi ministrada pelos discentes Railan Alves, Franciele Gonçalves e Vitória Costa do 8° período do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e integrantes do Projeto de Extensão que tem como tema  “Educação em Saúde sobre autocuidados de gestantes e puérperas e cuidados com recém-nascidos em contexto pandêmico”.

Railan ressaltou que o Projeto é voltado principalmente para os cuidados maternos e neonatais e visa levar educação para as gestantes dos municípios que integram os Vale do Guaribas e Vale do Rio Itaim.

“O nosso projeto está avançando em várias cidades.Nós estamos levando educação em saúde para as gestantes o máximo possível, porque sabemos que por mais que sejam feitos os pré-natais, ainda existe uma necessidade de formação com as gestantes para tirar as dúvidas, principalmente nesse período pandêmico”, ressaltou.

Finalizando o evento, foi realizada a entrega de certificado e de brindes para todos participantes do evento.

O evento foi realizado do auditório da Escola Municipal Monte Sinai e contou com a participação do Secretário de Saúde, Jucenildo Boeiro, dos enfermeiros do município Kellyane Feitosa e Voney Barros, da coordenadora da Atenção Básica Ana Kariele, dos acadêmicos do curso de Enfermagem Railan Alves, Franciele Gonçalves e Vitória Costa, e os agentes comunitários de saúde do município.

Mais fotos

Sobre Humberto Júnior

Cofundador do Portal Info Newss e amante da tecnologia.

Verifique também

Comunidade Católica de Belém do Piauí recebe a visita de Bispo e dezenas de Padres durante missão

A cidade de Belém do Piauí, situada a cerca de 390 km da capital Teresina, …