24.9 C
Picos

Caminhada encerra campanha maio laranja em Francisco Macedo — PI

#

Em alusão a campanha maio laranja, mês de combate ao abuso e a exploração sexual infantil, a Prefeitura Municipal de Francisco Macedo, na gestão do prefeito Novim, por meio das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, encerrou nesta quarta-feira, dia 18 de maio as atividades da mobilização.

A ação cujo intuito é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes, tiveram início no começo da semana com a realização de palestras, roda de conversa e visitas às escolas municipais.

O evento que marcou o encerramento da campanha realizado na data em que é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, teve sua concentração na Unidade Escolar Joaquim Antão.

Autoridades municipais, profissionais das pastas, alunos, professores, conselhos municipais e a comunidade em geral, percorreram o centro da cidade em passeata portando balões, a flor símbolo da campanha, cartazes e vestidas de amarelo e laranja, cores do 18 de maio, mobilizando a população sobre a temática.

Finalizando a caminhada, todos os presentes participaram de uma solenidade na quadra central. Na oportunidade, foi ministrada uma palestra com a psicóloga Leyse Barroso, que abordou sobre a temática, e realizada duas apresentações, uma efetuada pelas crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e a outra pelos membros do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes — NUCA.

Na ocasião, autoridades presentes usaram a palavra. A primeira a discursar foi a primeira-dama e secretária de assistência social, Ester Damares, que falou sobre a campanha. “O Maio Laranja é uma campanha importante porque através dela orientaremos a sociedade para ficar atenta aos sinais de abuso e exploração, que os pais saibam identificar quando os filhos estejam agindo de forma suspeita. A caminhada e demais mobilizações que aconteceram em Francisco Macedo servem para encorajar as vítimas a denunciarem para que autoridades possam tomar as devidas providências. É um compromisso coletivo cuidar da população infanto-juvenil do nosso município.” Disse.

O presidente da Câmara Municipal de Francisco Macedo, Adonias, destacou que a campanha é se suma importância para o município. “Hoje é um dia muito importante em prol das crianças e adolescentes do nosso município, e não poderíamos deixar de realizar essa campanha. Sabemos que esse público é mais frágil, e nós pais temos que acompanhar com responsabilidade e atenção esse grupo nas nossas casas, e principalmente nas redes sociais, pois com o avanço da tecnologia esses casos de violência têm aumentado”. Relatou.

Edvaldo Manoel, presidente do Conselho Tutelar frisou que a campanha está acontecendo em todos os municípios do país. “Essa data é muito importante, é um dia que devemos lembrar que em todo o Brasil está acontecendo atos de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Dizer que nós do conselho tutelar estamos a disposição para receber todos os tipos de denúncias contra violações dos direitos desse público.” Disse o presidente destacando que o Conselho Tutelar é um órgão do município de jurisdicional encarregado de zelar pelos cumprimentos de direitos e deveres de crianças e adolescentes.

A coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social do município, Maria Leonízia, informou que o tema é trabalhado durante o ano inteiro. “Como já foi falado aqui, esse dia é muito importante e nós do centro de referência em assistência social do município trabalhamos durante o ano inteiro, sendo esse dia só para dar uma ênfase e mostrar que estamos atentos a essa causa. Nós do CRAS trabalhamos com crianças e adolescentes e precisamos entender o que de fato é um abuso e como procurar ajuda se um caso de abuso chegar até nós. Nossa equipe procura sempre demonstrar amizade e acolhimento às crianças e adolescentes para que eles confiem na gente, para que se chegar a acontecer um caso e eles não souberem contar aos pais, possam esta repassando para nós.” Comentou.

Durante a cerimônia que foi conduzida pela assistente social, Sara Leal, também discursaram a representante da secretaria de educação, Daniela, a representante da secretaria de saúde, Jessica, o representante da gestão municipal, Gordim.

Fotos;

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas