31.1 C
Picos

Câmara Municipal de Padre Marcos aprova dois requerimentos e discute melhorias para o município; Veja

#

Na noite da última sexta-feira, dia 26, a Câmara Municipal de Padre Marcos-PI, sob a presidência da Vereadora Emanoela Conrado Sousa Lima (PP), realizou no Plenário do Poder Legislativo Vereadora Eléuza Alencar, a  décima segunda Sessão Ordinária do ano de 2018.

Na sessão foram apresentados 2(dois) Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo e 2(dois) requerimentos, de autoria do vereador Jeydson Macedo.

Inicialmente, foi apresentado o Projeto de Lei n° 017/2018, de 01 de 10 de 2018 de autoria do Poder Executivo Municipal, “Que dispõe sobre a revisão do plano plurianual de 2018/2021, instituído pela lei n° 575, de 06 de outubro de 2017, e dá outras providencias”.

Em seguida, o Projeto de Lei n° 018/2018 de 01 de 10 de 2018 de autoria do Poder Executivo Municipal, que “Estima a Receita e Fixa a despesa do município de Padre Marcos para o exercício de 2019, e dá outras providencias”.

Posteriormente, foram aprovados por unanimidade dois requerimentos, ambos de autoria do vereador Jeydson Matos (PDT) . O primeiro, o Requerimento n° 004/2018 de 26 de outubro de 2018, que requer a Sra. Presidente da Câmara, após ouvido o plenário, que encaminhe o ofício ao Sr. Prefeito Municipal solicitando providências no sentido de colocar médicos de 15 em 15 dias para atendimento geral nas localidades Barras, Canto Alegre e Riacho do Padre, deste município.

Vereador Jeydson Matos, (GG Macêdo) – PDT

O autor justificou o requerimento, mencionando que as localidades são carentes em diversos aspectos, principalmente na área da saúde,  além disso são localidades  e/ou povoados que contam com um grade número de habitantes, “Nobres colegas, solicito ao poder executivo através deste requerimento o atendimento nessas localidades  ou seja, por ativo, atendimento. Com isso, desafogaria a sede do município e melhoraria o atendimento nas respectivas localidades, e abrangeria também as comunidades vizinhas. Quem vai ser beneficiado é a população, sem falar que o paciente diabético tem que ter prioridade, porque não pode ficar em jejum por muito tempo. Então, esse requerimento é simplesmente uma forma de melhorar o atendimento para os munícipes da nossa cidade“, disse.

Vereador Bonifácio Dias – PT

O vereador Bonifácio Dias, fez o uso da palavra, destacando que qualquer ação em prol do benefício da comunidade é louvável, “No meu ponto de vista, qualquer ação, que venha trazer benefícios para a população da nossa cidade é sempre bem vinda. Eu só quero aqui fazer um destaque, não conheço bem a realidade da região Canto Alegre e Barra,  não sei a forma que é feito o atendimento, mas quero aqui falar e destacar a forma como é feito, o atendimento na região de Casa Nova e Jurema. Nessas localidades, sempre que vai médico, o mesmo vai ao posto de saúde e as pessoas que sentirem necessidade vão e são atendidas. Nós sabemos também que no Riacho do Padre foi construída a UBS e o entendimento do gestor municipal, é o de colocar em funcionamento de forma adequada para atender a região.“, pontuou.

Emanoela Conrado – PP

A presidente do poder legislativo, Emanoela Conrado, destacou alguns pontos sobre a prioridade de atendimento no Hospital Municipal, “O poder executivo tem que rever seu posicionamento sobre a prioridade para crianças, idoso e até gestantes no atendimento no Hospital Municipal. Eu já fui testemunha de várias vezes chegar no hospital e vê criança, idoso ou gestante, sem prioridade. Gostaria que o Prefeito tomasse às providências cabíveis”, disse a parlamentar.

Logo depois foi apresentado, o Requerimento de n° 005/2018 de 26 de outubro de 2018, de autoria de Jeydson ( GG Macêdo), que requer a Sra. Presidente da Câmara,  após ouvido o plenário, que encaminhe ofício ao Sr. Prefeito Municipal solicitando providências no sentido de disponibilizar extrato  contendo toda receita e despesa das taxas de Contribuição de iluminação (COSIP), desde sua implantação no município de Padre Marcos.

Segundo o autor, o requerimento se justifica, pois a sede do município encontra-se ainda com inúmeras ruas sem a devida cobertura da iluminação pública, ‘‘Quero que o executivo forneça os extratos de receita e despesa, pois foi aprovado uma lei, cobrando uma taxa chamada COSIP. Queremos que o poder executivo forneça os extratos de receitas do que arrecada, com a COSIP, e com o que gasta.  É simples, queremos saber onde esse dinheiro está sendo aplicado. Temos que dar uma resposta para a sociedade.” Disse o vereador.

Em outro momento, o Vereador GG Macêdo fez o uso da palavra para cobrar do poder executivo o cumprimento de pedidos de sua autoria aprovados na Casa Legislativa.  O primeiro item foi o letreiro do nome do Dr. Francisco Luiz de Macedo, na quadra poliesportiva, “Eu queria mais uma vez pedir que seja colocado o letreiro na quadra poliesportiva. Pela terceira vez estou pedido, porque acredito que é o único prédio do nosso município que não tem nome. Não é justo que não tenha sido colocado o nome ainda. Lembro que nessa casa, esse projeto foi aprovado por duas votações, e até agora não foi colocado o letreiro. Será que não colocaram o letreiro ainda por perseguição política, tendo em vista que o nobre Dr. Francisco ser pai do Dr. Waldemar Neto, e por isso o Prefeito atual não quer colocar o nome. Não quero que seja isso, mas me leva a achar que seja uma perseguição política“, pontuou.

O vereador GG Macêdo, falou também sobre o piçarramento da estrada que liga o povoado Riacho do Padre a localidade Perigo, “Fiz o requerimento aqui nesta Casa, que solicita o piçarramento da estrada que liga o povoado Riacho do Padre a localidade Perigo. Jogaram um barro, e agora choveu e virou um lameiro só. Depois essa lama secou, e com o tráfego de carros constante ficou praticamente intravegavel. Então, o que pedi no requerimento, que foi aprovado aqui nessa casa, nobre vereador Adão, é que se faça um piçarramento, pois as chuvas vão começar de novo, e vai piorar. Então, peço encarecidamente nobres colegas, que o Prefeito acate o requerimento que fiz”, explicou.

Por último, o vereador GG Macêdo, falou sobre a vigilância sanitária no município. “Eu fiz em um requerimento nesta Casa para contratação de um médico veterinária, e não foi atendido ainda. o que vejo sempre é carne sendo transportada em carrocinhas, o que é totalmente inapropriado. Não é culpa dos açougueiros, pelo contrário, acredito que o poder municipal tem que disponibilizar carro adequado para transportar a carne que vem do matador para o açougue. Então, mas uma vez cobro que o prefeito José Valdinar da Silva, contrate um médico veterinário para inspecionar os animais e a carne antes dela ser levada para o açougue. Isso é de extrema urgência, o médico veterinário é quem vai dizer se aquela carne está boa ou não para o consumo“.

Vereador Adão, Irmão Adão – PSD

O vereador Adão, falou com relação ao piçarramento da estrada que liga do povoado Riacho a localidade Perigo. “Com relação ao problema na quadra, eu ainda não tenho um posicionamento. Mas com relação a estrada referida pelo vereador GG Macêdo, eu fui pessoalmente acompanhar a situação da estrada, conversei com o prefeito já hoje, e ele garantiu que a partir de segunda-feira, será iniciada as obras de recuperação e piçarramento da mesma. Não vai ficar do jeito que o senhor, e eu queremos, mas vamos dar uma amenizada na situação“, disse o parlamentar, Irmão Adão.

Estiverem presentes também os Exmo. Sr vereadores, Adão José da Silva (Irmão Adão),  José Bonifácio da Silva Dias,  Jeydson Matos de Macedo (GG Macêdo), Iranildo Francisco de Carvalho, Manoel Francisco de Carvalho, Williams Macedo, além do líder politico e Ex-Presidente da Câmara Municipal Exmo. Sr. Roberval Conrado Lima, e o líder do grupo JUAC, Edson Macêdo.

Confira fotos da sessão:

[rl_gallery id=”25592″]

Da redação, InfoNewss

Humberto Júnior
Humberto Júniorhttps://www.1bertojunior.com
Amante da tecnologia e desafiador.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui