Câmara, Assembleia e Senado serão afetados pelo secretariado de Sílvio; entenda mudanças

Com o anúncio dos 30 nomes do secretariado definidos pelo prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes (UB), as três esferas legislativas serão afetadas diretamente com as nomeações.

– Sílvio Mendes anuncia secretariado que administrará Prefeitura de Teresina em 2025

A maior missão da minha vida”, diz Silvio Mendes ao anunciar secretariado em Teresina

Da Câmara Municipal de Teresina saem Ismael Silva (PP) e Aluísio Sampaio (PP), para a secretaria de educação e meio ambiente, respectivamente. Já da Assembleia sairão Jeová Alencar (Republicanos), vice-prefeito eleito e futuro secretário de governo e Aldo Gil (PP) que assumirá a SDU Sul.

O último cargo afetado será a primeira suplência de Ciro Nogueira no senado, com a ida de Eliane Nogueira para a Secretaria de Assistência Social (Semcaspi), Gil Paraibano, prefeito de Picos derrotado na última eleição, se tornará o primeiro suplente natural.

Dos 30 secretários indicados por Silvio Mendes, quatro são mulheres, 13%, Eliane Nogueira, Rosa Monteiro Lopes, Sarah Menezes e Virginia Gomes de Moura.

Três suplentes do último pleito eleitoral também foram definidos por Silvio Mendes como secretário: Alan Brandão, primeiro suplente do PRD, Coronel Wagner Torres, quinto suplente do União Brasil, Geraldo Jacques, primeiro suplente do União Brasil.

Partidos políticos também fizeram indicações demarcando espaços na base de Silvio Mendes, o PRD indica a Saad Norte, o União Brasil com a Secretaria de Segurança e Secretaria de Juventude e o Progressistas, o maior contemplado com a indicação na SDU Sul, a Secretaria de Assistência Social e Victor Linhares com a Secretaria de Relações Institucionais. Outros partidos aliados com o PL e o PDT não fizeram indicações de primeiro escalão.

Fonte: Cidade Verde