22.8 C
Picos

BR-Ó-BRO no Piauí será antecipado e com temperatura mais elevada

#

O climatologista Werton Costa da Defesa Civil do Piauí alertou, durante o programa Piauí Bom Dia, da TV Meio, que o período conhecido como BR-Ó-BRO começará mais cedo este ano, com temperaturas elevadas já a partir da segunda metade de julho. Ele destacou que o estado enfrentará um verão com picos de umidade baixa e ondas de calor intensas, o que representa um risco elevado para a população e o meio ambiente, afetando especialmente os setores agrícola e pecuário.

“O grande fator de risco que nós temos hoje, é uma condição de ar mais seco, qual o impacto disso, esse sol aquece mais rápido, então nós temos, logo no início da manhã um processo de aquecimento que ocorria gradativamente, isso faz crer que a gente vai ter uma antecipação, por exemplo, essa condição de ventos, essa brisa, ela vai até meados de julho, na segunda quinzena de julho a gente já vai ter um incremento desse sol e naturalmente que as temperaturas devem subir”, disse.

Werton Costa ainda fala das três preocupações que deverão ganhar atenção nesse período. A saúde das pessoas, a estiagem, que afetará o homem do campo e as queimadas que devem ter um aumento no número de casos.

“Três preocupações fundamentais: a primeira com a saúde, porque o ar vai estar mais seco, temperatura mais elevada, mais radiação, chamando para que as pessoas tenham uma autoproteção. O outro ponto fundamental, é que vamos ter um processo de antecipação de estiagem, que impacta o homem do campo, e o outro fator é a fase do fogo, podendo haver um aumentos nos casos de queimadas que vai demandar mais do aparato público estadual, municipal, das brigadas e da defesa civil”, concluiu.

DICAS PARA ENFRENTAR TEMPO SECO

  • Beba bastante água (cerca de dois litros por dia ou 10 copos de água de 200 ml). Ela hidrata todos os órgãos, inclusive pele e mucosa.
  • Se puder, tenha um umidificador de ar em casa. Você também pode colocar uma bacia com água no ambiente ou uma toalha umedecida para minimizar os efeitos do ar seco, do ar poluído.
  • Hidrate bem as mucosas com soro fisiológico – pelo menos duas vezes ao dia.
  • Lave os olhos com soro fisiológico ou com colírio de lágrima artificial.
  • Cuidado com bebidas alcoólicas. Elas podem refrescar, mas também desidratam.
  • Mantenha a casa limpa, evitando o acúmulo de poeira.
  • Evite praticar exercícios físicos das 11h às 17h.
  • Proteja-se ao máximo do sol e evite o ressecamento das mucosas e pele.

Fonte: Meio News por Fábio Carvalho

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas