23.7 C
Picos

BELÉM | Prefeitura promove I Fórum Comunitário Pró Selo UNICEF

#

Foi realizado na manhã desta quinta-feira (30/08) no anexo do CRAS. O 1° Fórum Comunitário pelos Direitos das Crianças e Adolescente Promovido pela Prefeitura Municipal, por meio do Conselho Municipal da Criança  e do Adolescente-CMDCA,  em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde, Educação, além do NUCA e do Conselho Tutelar.

O evento reuniu cerca de 70 pessoas para discutir a respeito dos diversos desafios para a promoção dos direitos e da qualidade de vida dos jovens e crianças Belenense.

Com o objetivo de construir, associadamente, um plano de ação para enfrentar os principais problemas do município a Administração Pública de Belém do Piauí vai implementar uma gestão municipal ao longo dos próximos 4 (quatro) anos. Como início deste projeto foi  realizado, como mencionado anteriormente, o  I Fórum Comunitário do Selo Unicef.

A fim de monitorar e certificar os impactos reais das políticas públicas no âmbito municipal, o Fundo das Nações Unidas para a infância – UNICEF lançou o Selo UNICEF Município Aprovado. O selo UNICEF – Município Aprovado é um reconhecimento internacional concedido para os municípios que mais avançam na promoção dos direitos de crianças e adolescentes.

Leyse Barroso, presidente do CMDCA, recepcionou a todos e destacou a importância do fórum. “Esse fórum é de extrema importância, porque é uma iniciativa voltada para à redução das desigualdades e a garantia dos direitos da criança e do adolescente, onde propicia um espaço de discussão que melhorem os nossos indicadores, gerando impactos positivos nas politicas publicas, voltadas para crianças e adolescentes, tendo uma melhor qualidade de vida na saúde, educação, cultura, esporte e lazer.” Disse.

Posteriormente o grupo de jovens que compõem a NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes), que na oportunidade teve a frente o Jovem Márcio Santos, explanou as características do programa. “O NUCA vem para agregar, para possibilitar maior incidência de vocês nas políticas públicas do nosso município, já que vocês também devem avaliar cobrar sugerir, vigiar e cuidar da nossa cidade”.

Em seguida o grupo também realizou apresentações culturais. Participaram das apresentações os adolescentes: Karen, Xayane, Raislara e Zulmira, Além do Professor de violão Michel Ribeiro.

A assistente social Olisabel Silveira, a convite da prefeitura Municipal, foi a facilitadora dos debates durante o fórum, e apresentou a comissão Inter setorial do Selo Unicef, composta por representantes do poder Público Municipal e da Sociedade Civil organizada, além de detalhes do processo de adesão do município ao Selo Unicef.

De acordo com Olisabel, o compromisso de fortalecer as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes de Belém é uma forma de exercer e praticar cidadania junto à juventude.

Dando continuidade, a assistente social, Sara Leal, apresentou o diagnóstico geral do cenário municipal em relação as médias de comparação realizadas pelo selo, a nível  Estadual e Nacional e destacou  que o município já vem se desenvolvendo bastante, através de ações ligadas a educação, saúde, assistência social, cultura, esporte e lazer.

Em um segundo momento, grupos de estudo foram formados para avaliar e debater 11(onze) indicadores da linha de base de impacto social para o município de Belém-PI, acerca da garantia dos direitos do adolescente nas políticas públicas municipais,  através da Assistência Social, Educação, Saúde, Esporte e Lazer. Na oportunidade, os adolescentes discutiram junto aos facilitadores de cada setorial, os direitos garantidos aos adolescentes.

Ressalta-se ainda que dos 11(onze) indicadores apresentados para debate, à cidade de Belém do Piauí apresentou apenas dois indicadores em zona crítica (taxa de abandono do ensino fundamental e Crianças menores de cinco anos com peso acima do desejado). Durante as avaliações e debates, foram sugeridas ações para resolver os problemas.

Dentre as sugestões, destacam-se: Campanha para matriculas na idade certa e formação continuada; Orientar quanto à atividade física e alimentação saudável.

O encerramento do evento foi as 13h30min, com as apresentações das propostas, entrega dos certificados e as considerações finais.

O prefeito Ademar Ademar Carvalho fez uma avaliação positiva do evento. “Uma das estratégias da nossa administração é incentivar e fortalecer a participação da comunidade na melhoria de vida dos adolescentes, promovendo atividades como os fóruns como o de hoje, sendo esta uma grande oportunidade de ouvir como a comunidade avalia e o que ela tem a propor em relação às políticas públicas municipais na área da criança e do adolescente.” disse.

Estiveram presentes na solenidade, o Prefeito Ademar Carvalho, o Vice-Prefeito, Francisco  Carvalho, o Tico de Constâncio, os Vereadores, Rosiane Ribeiro e Francisco Felipe, o Cississo. Além dos Secretários Municipais, Anaias Carvalho, de Assistência Social, Cláudia Ribeiro, de Educação, Nil Boeiro,  de Saúde,  Roni  Vieira, de Obras, Sherlyn Oliveira, de Administração. Ademais, o controlador interno Manoel Joaquim da Silva Neto, a  assessora jurídica do município, Bruna Ribeiro e o técnico da Emater, Luís José.

CONFIRA FOTOS DA SOLENIDADE;

[rl_gallery id=”20026″]

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui