34.6 C
Picos

BELÉM | Educação Municipal intensifica Campanha do Busca Ativa Escolar

#

Embora o acesso à educação seja um direito constitucional, muitas crianças e adolescentes abandonam os estudos ou nem mesmo chegam a ser matriculados em escolas todos os anos, com o intuito de combater evasão escolar no município de Belém do Piauí, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, aderiu ao Programa “Busca Ativa Escolar”, – Fora da  Escola Não Pode.

O programa é uma estratégia que foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), com o objetivo de identificar, registrar, controlar e acompanhar crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão escolar.

Com o retorno das aulas presenciais, a cidade que aderiu ao método ainda no mês de Fevereiro, intensificou as ações de políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos. Em meio a pandemia, muitas famílias se afastaram da cidade, buscando isolamento nas zonas rurais, esse êxodo acarretou no distanciamento e evasão escolar.

Em decorrência disso, a equipe da pasta teve que se reinventar, realizando de forma inicial o levantamento e um mapeamento das crianças e adolescentes que perderam vínculo com a escola em 2020. Ao mesmo tempo em que a escola dá esse primeiro passo, já começa a pensar no que é preciso fazer para trazer esses alunos de volta ao ambiente escolar e evitar a evasão.

Os profissionais da Educação buscaram alternativas e durante todo o mês de julho e início de agosto, promoveram ações de busca dos alunos que as escolas não conseguiram localizar no primeiro momento, com o trabalho visitas domiciliares e via telefone. Tomando todas as medidas preventivas, o Busca Ativa Escolar envolveu toda equipe da educação, desde coordenadores, diretores, professores, até a secretária municipal.

Em entrevista, a secretária de Educação de Belém do Piauí, Cláudia Ribeiro, destacou que desde quando assumiu a pasta o município sempre vem trabalhando o programa busca ativa escolar. “O programa é uma ferramenta que vem somar no processo de gestão da secretaria e das escolas, e que e através da busca ativa é possível realizar o monitoramento das crianças e jovens fora da escola, e a partir daí elaborar estratégias para que essa clientela retome sua trajetória escolar com êxito. Dentre essas estratégias são executadas ações de recrutamento das crianças e jovens, através das mídias sociais e visita domiciliares das famílias, em parceria com as secretarias de saúde e assistência social de forma articulada e planejada. Quero aqui agradecer as equipes gestoras e pedagógicas das escolas e da secretaria que estão constantemente executando a ações da busca ativa, e ainda as famílias que quem tem nos recepcionado positivamente.” Disse.

Cláudia informou ainda que o projeto busca ativa irá continuar com ações coletivas durante todo o ano letivo, e que no município ações são desenvolvidas em parceria com as secretarias de Assistência Social e Saúde.

Fotos;

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas