22.5 C
Picos

Belém do Piauí realiza IV Conferência Municipal de Educação

#

A Prefeitura de Belém do Piauí, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Fórum Municipal de Educação realizou durante o dia desta última segunda-feira, dia 06 de novembro, a IV conferência Municipal de educação, que este ano teve como tema central “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira”.

O evento que aconteceu no auditório da escola Monte Sinai, e teve como objetivo apresentar o cumprimento das metas estabelecidas no Plano de Educação, seus desafios e o que ainda deve ser feito para que os objetivos sejam alcançados, reuniu autoridades do Poder Legislativo e Executivo, o secretariado municipal, profissionais de educação, pais, alunos, representantes de entidades e a sociedade civil.

A solenidade foi aberta com a execução do Hino Municipal, que na oportunidade, foi conduzido pelas alunas da escola José de Moura Leal, Bianca Carvalho e Adla Mel Carvalho acompanhado ao violão pelo professor Jailson Araújo.

Em seguida, os alunos da escola Monte Sinai, Fredy, Larisssa, Maysa, Daniel, Siméia, Maria Luiza, Caio e Emylly Vitória, realizaram uma apresentação cultural, remetendo sobre a importância da inclusão, através da música ‘vencendo limites’.  

Aberto os discursos, o professor Francisco Antônio de Carvalho, falou sobre a importância da conferência. “Nossa quarta conferência tem como tema a inclusão, e nosso município tem procurado fazer essa inclusão social em todos os sentidos, mas, nós sabemos que apesar de todo apoio que recebemos do nosso gestor Ademar, e do empenho da nossa secretária, essa não é uma tarefa fácil. No entanto, hoje nós estamos aqui justamente para isso, para propor e debater soluções para avançarmos mais em nossos mecanismos, e corrigimos as áreas que ainda possuem alguma insuficiência. Quero aqui destacar o apoio que recebemos do prefeito que não mede esforços para a educação em nosso município, possuímos excelentes escolas, inclusive temos uma reforma gigante para inaugurar na escola José de Moura Leal, e isso demonstra mais ainda o ímpeto que temos de avançar cada vez mais em rumo de dias melhores,” destacou.

Ana Célia Leal, coordenadora da conferência, destacou que a conferência é um momento de discussão para a melhoria da educação. “Para que esse encontro pudesse acontecer, os representantes de vários segmentos sociais, vem discutir e propor ações para garantir o direito dos alunos à educação, e ainda mais, à aprendizagem eficiente. Geralmente em um evento como este deixamos os agradecimentos para o final, porém, eu quero parabenizar a vocês que se empenharam tanto em prol da educação deste município, e que hoje deixaram seus afazeres para mais uma vez se dedicarem em prol dos nossos alunos,” disse.

Em seu pronunciamento em tom de agradecimento, a secretária de Educação, Cláudia Ribeiro, abriu oficialmente a conferência. “Agradeço a Deus por permitir que estejamos aqui reunidos e quero dizer que hoje é um dia marcante para Belém, iremos debater políticas públicas e educacionais de forma democrática e participativa para poder atingir nossas metas. Quero parabenizar nosso prefeito municipal e o empenho dos nossos colaboradores que se fazem presentes aqui e os que não puderam comparecer, pois cada um tem papel essencial no avanço de Belém,” explanou.

O prefeito Ademar que esteve presente no evento, falou sobre as ações, trabalhos e melhorias realizadas em prol da educação municipal, mencionando a estruturação de todas das escolas municipais, a capacitação dos profissionais e a valorização de todos que fazem parte da educação, que segundo ele, consequentemente reflete na melhoria dos índices educacionais.

Encerrando o momento de pronunciamentos, o professor José Benedito, realizou a leitura do regimento Interno da conferência para todos os presentes.

A palestra magna, ponto alto do evento foi proferida pelo conferencista, Antônio Silva, que abordou o tema geral da conferência, e desenvolveu os eixos trabalhados, PNE 2024 – 2034: avaliação das diretrizes e metas; uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação; e a criação do SNE: avaliação da legislação inerente, proposta do modelo.

Logo após a palestra foi oferecido almoço a todos os presentes, e retornando as atividades foi feita a divisão em quatro grupos para que fosse realizada a discussão dos eixos temáticos seguido da apresentação e aprovação das metas apresentadas para o PME do município, da escolha dos delegados para a Conferência Intermunicipal, e finalizando com a entrega de certificados aos participantes.

Fotos;

 

 

Márcio Lopes
Márcio Lopeshttps://www.infonewss.com
Colaborador do Portal Info Newss.
Veja também
Notícias relacionadas