18.5 C
Picos

Belém do Piauí realiza III Conferência Municipal de Educação; Veja!

#

O município de Belém do Piauí – PI realizou nesta Segunda-feira, 2 (dois) de abril, no auditório da Escola Municipal Monte Sinai, sua III Conferência Municipal de Educação, com o tema: “A consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE, do Plano Nacional de Educação e do Plano Municipal de Educação”.

Organizado pela Prefeitura Municipal, na gestão do prefeito Ademar Aluísio de Carvalho, através da Secretaria Municipal de Educação, o evento contou com a palestrante e educadora Jéssika O`hara e a participação de gestores, alunos, professores, e representantes da sociedade civil e religiosa.

Iniciando os trabalhos foi feito uma apresentação com alunos do ensino médio, com o texto Rubem Alves, formação do Educador; Posteriormente Alunos da escola Monte Sinai também fizeram uma apresentação com a música planeta Água.

A Secretária Municipal de Educação, Claudia Ribeiro, agradeceu a presença de todos que estavam no local e que trabalharam para que a III conferencia Municipal pudesse ocorrer. “Ressalto a importante da presença de todos, tendo em vista que as conferências municipais são momentos onde a Sociedade civil se reúne para discutir as políticas públicas que nortearão a caminhada da Educação no município.  É por isso que parabenizo a gestão atual que procura sempre promover e participar de eventos como este, que priorizam debates de valorização da educação”.

A secretária também ressaltou a importância de buscar sempre a melhoria da Educação. ” Meu desejo, como educadora, é que possamos fomentar a qualidade na educação, com a melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem. Por isso, tenho certeza que os debates em torno das diretrizes, que serão discutidos aqui vão contribuir para a formação de propostas que trarão melhorias educacionais para nossa cidade”, concluiu a Secretária.

O Presidente do Conselho Municipal de Educação, Dr.José Benedito, salientou que é fundamental discutir e debater sobre a Educação. “Precisamos debater a educação, pois a sociedade brasileira precisa de sujeitos que possam garantir o direito à educação e principalmente o direito dos alunos terem um aprendizado eficiente. E nos aqui estamos, somos estes agentes desta busca da qualidade da educação em nosso País, somente com essa qualidade iremos avançar. Vamos aproveitar deste espaço democrático de construção de acordos entre atores sociais para debater e colocar propostas  para que belém-PI continue sendo destaque regional”, concluiu.

O professor Edson Ribeiro colocou em votação o regimento interno da Conferência que já havia sido analisado previamente pelo CME do município, tendo sido aprovado por unanimidade.

O prefeito Ademar Carvalho esteve presente ao evento e salientou que, “a administração tem prioridade total na qualidade da educação pública de Belém”. O prefeito enalteceu as apresentações feitas por alunos da rede de ensino: “esses alunos são o futuros cidadãos, futuros pensadores e lutadores. Temos obrigação de criar esse potencial por meio da educação, dizer-lhes que é possível chegar onde desejarem, porque é possível basta querer e se dedicar”, Concluiu o prefeito.

A Conferencista Jéssyka Ohara começou sua explanaçao explicando os eixos a serem debatidos e como poderão gerar propostas para melhorar a qualidade de ensino local. Logo após, os grupos de trabalhos foram divididos em oito eixos que ficaram assim:

EIXO I – O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação. EIXO II – Planos decenais e o SNE: Qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais. EIXO III – Planos Decenais. EIXO IV – Planos decenais, SNE e a Democratização da educação: Acesso, Permanência e gestão. EIXO V – Planos decenais, SNE e Educação e Diversidade: Democratização, Direitos Humanos, justiça social e inclusão. EIXO VI – Planos Decenais, SNE e Políticas Intersetoriais de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação. EIXO VII – Planos Decenais, SNE e Valorização dos Profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde. Eixo VIII – Planos Decenais, SNE e Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social.

Ainda pela manhã após as discussões e proposições por eixos temáticos, todos os participantes da III Conferência Municipal de Educação de Belém do Piauí – PI participaram de um almoço.

Já pela tarde, cada grupo formado elegeu seu porta-voz para apresentação das propostas que foram  debatidas.

Finalizando o evento foram entregues certificados, com carga horária de 8:00h, para todos que participaram da Conferência.

Além do prefeito Ademar Carvalho, estiveram prestigiando o evento também a primeira dama Francisca Carvalho, o Vice-prefeito Tico de Constâncio acompanhado de sua Esposa, a secretária de Assistência Social, Anaias Carvalho; a Secretária de Educação, Claudia Ribeiro; o Secretário de Saúde, Jucenildo Boeiro;  o Presidente do Conselho Municipal de Educação, Dr. José Benedito Neto; Presidente do Conselho Tutelar, Francisco Carvalho; E os vereadores Bernardino Carvalho, Luisinho, Burenga e Rose; a Diretora Auxiliadora, o Assessor Jurídico Dr.Francisco Antônio e a advogada Dr. Bruna Raflezia.

Confira algumas fotos da Conferencia; 

Da Redação, Infonewss.com

Humberto Júnior
Humberto Júniorhttps://www.1bertojunior.com
Amante da tecnologia, desafiador e cofundador do Portal Info Newss.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui