21.7 C
Picos

BELÉM | Câmara aprova título de cidadania para o padre Fernando Amando, indicação de academia de saúde e quadra em povoado e Moção de Pesar pelo falecimento Dona Antunina

#

A Câmara Municipal de Belém do Piauí, realizou na tarde desta última sexta-feira, 09 de abril, no plenário Vereador Daniel Campos Ribeiro, do Poder Legislativo Palácio Vereador José Virgílio Ribeiro, a quinta sessão ordinária da atual legislatura, quando foram apresentados e votados importantes matérias.

A sessão foi presidida pelo vereador Francisco Felipe de Sousa Filho (Cicisso) – MDB, presidente da mesa diretora da casa, e contou com a presença dos vereadores Elieudo Júnior, Francisco Zacarias (Burenga), Cristiana Carvalho, Bernardino Carvalho, Mércia Carolina, Kalebe, Ildmar e Epifânio Olegário, além do vice-prefeito Francisco Bento, o Tico, que esteve presente.

Na ocasião, o plenário realizou a votação e aprovou quatro matérias. A primeira, foi o Projeto de Decreto Legislativo n° 01/2021, de autoria do vereador Bernardino Carvalho (MDB), que concede o Título de Cidadania Belenense ao padre Fernando Amando de Sousa, pároco da Paróquia Santo Antônio, sediada em Padre Marcos, e que abrange, também, a Área Pastoral de São José, em Belém do Piauí.

Conforme texto aprovado e subscrito pelos demais vereadores, que levaram em consideração os relevantes serviços realizados no município pelo padre, a maior honraria do município será entregue no mês de dezembro, em sessão solene a ser realizada durante as comemorações ao 26º aniversário de emancipação política.

Em discurso, o vereador falou sobre as aprovações de sua autoria. “Gostaria agradecer aos colegas pela aprovação do projeto de decreto legislativo que concede o Título de Cidadania Belenense ao padre Fernando Amando, uma matéria de enorme importância pela pessoa que ele é, pelo que ele faz e se dedica a fazer pela população belenense e pelos cristãos da região, resgatando pessoas do mal caminho, amparando famílias e sendo um pilar da fé, então nada mais justo que conceder essa horaria pelos grandes feitos realizados na nossa cidade”, disse.

Bernardinho Carvalho, apresentou também durante a sessão, um Projeto de Decreto Legislativo que trata da concessão da honraria ao empresário Francimar da Silva Sousa, o Mazinho, em reconhecimento aos bons e relevantes serviços prestados ao município.

Em seguida, foram aprovadas duas importantes Indicações de autoria da vereadora Cristiana Carvalho – MDB, em que solicita melhorias para o povoado Vista Bela, zona rural do município. Na Indicações nº 13\2021 e nº 14\2021, a parlamentar solicita ao Poder Executivo Municipal, a instalação de uma academia a céu aberto, e a construção de uma quadra de esportes para a referida comunidade.

Em justificativa, Cristiana ressalta que a academia a céu aberto tem como objetivo promover a saúde da população, estimular a prática esportiva, além de melhorar a condição física  e a qualidade de vida das pessoas, e que a construção de uma quadra de esporte oferece espaço de recreação e uso de coletivo, destisnados a crianças e adolescentes, onde podem realizar diversas atividade esportivas, como futsal, basquete, queimadas, voleibol, desfrutando da liberdade  dos movimentos, além da segurança por serem espaços fechados.

Durante seu pronunciamento, Cristiana agradeceu pela aprovação das indicações para o povoado. “Primeiramente agradeço a Deus por mais uma oportunidade de está presente aqui, e agradeço também aos nobres colegas por aprovar essas importantes matérias que são muito importantes para a população do Povoado Vista Bela.” frisou.

Ademais, foi aprovado na sessão ordinária, o Requerimento nº 16\2021, de autoria do vereador Elieudo José Ribeiro Júnior – MDB, pelo falecimento de Antônia Josefa de Sousa, mais conhecida como, Dona Antunina. Segundo o documento, Antônia Josefa faleceu aos 79 anos, no dia 14 de maio, por voltadas 06h, vítima de uma parada cardíaca. Natural da localidade Sítio, município de Jaicós, era filha de Torquato Martins da Silva e Josefa de Maria Sousa, e deixou viúvo, o senhor Casimiro Claro de Sousa. Uma mulher cuidadosa com sua família, sendo uma grande perda para região. Ela deixa além do marido,  8 filhos,  sendo dois homens e seis mulheres, 20 netos e 12 bisnetos.

Em discurso, o vereador Eliuedo Júnior prestou suas condolências a família enlutada. “Quero agradecer aos colegas pela aprovação do requerimento, e desejar aos familiares e amigos de dona Antunina, os meus mais sinceros pêsames. Não são momentos fáceis, nunca na história dessa câmara foram aprovadas tantas moções de pesar em um curto espaço de tempo, e o que todos nós esperamos é que em breve o cenário se normalize,” relatou o vereador.

Fotos;

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas