28.4 C
Picos

BELÉM | Câmara aprova importantes matérias em sessão ordinária; confira

#

O Poder Legislativo de Belém do Piauí – PI, realizou na tarde desta última sexta-feira, 26 de março, no plenário Vereador Daniel Campos Ribeiro, do Poder Legislativo Palácio Vereador José Virgílio Ribeiro, a quarta sessão ordinária da sétima legislatura.

A sessão foi presidida pelo vereador Francisco Felipe de Sousa Filho (Cicisso) – MDB, presidente da mesa diretora da Casa, e contou com a presença dos demais vereadores – Bernardino Geraldo de Carvalho, Cristiana de Carvalho Bento, Elieudo José Ribeiro Júnior, Epifânio Olegário da Silva, Francisco Zacarias Ribeiro (Burenga), Ildimar Honorato Granja, Kalebe Pedro de Carvalho e Mércia Carolina Dias Gomes, ambos do MDB.

Na ocasião, o plenário realizou a votação e aprovou oito matérias. A primeira foi de autoria do vereador Ildimar Granja, que dispõe sobre o Requerimento nº 006\2021, solicitando Moção de Pesar a família da senhora Maria do Socorro Conceição Ribeiro (Dona Socorro), que faleceu no último dia 16 de março, na sua residência no povoado Carqueijo, zona rural de Belém do Piauí.

Na matéria, Ildimar ressalta que Maria do Socorro Maria era filha de Francisco Laudemiro de Azevedo e Luzia Josefa da Conceição Azevedo, residiu durante toda a sua vida na localidade Carqueijo zona rural do município e era casada com o ex-vereador, Raimundo Olegário Ribeiro, tinha 69 anos e era mãe de 5 filhos, sendo 3 homens e 2 mulheres, além de ter  8 netos e um bisneto.

No seu pronunciamento o parlamentar falou sobre o requerimento que pede moção de pesar a Maria do Socorro. “Fica meus sentimentos a família nesse momento muito triste, foram duas grandes percas em curto período de tempo. Dona socorro era minha madrinha, pessoa do bem e que contribuiu juntamente com toda sua família para do desenvolvimento do povoado carquejo, nada mais justo que essa moção de pesar, obrigado a todos os colegas pela aprovação”, frisou Ildimar.

Outros cinco matérias são de autoria do jovem vereador, Elieudo José Ribeiro Júnior. Em duas delas Elieldo solicita Moção de Pesar pelas mortes Jaziel da Conceição Ribeiro, o Leca, e Amadeu Campos Leal.

Em ambas solicitações de pesar, o Parlamentar evidencia sobre as irreparáveis percas para a comunidade. Jaziel era filho do ex-vereador, Raimundo da Olegário Ribeiro e Maria do Socorro Conceição Ribeiro e faleceu no dia 7 de março por volta das 19h, por morte súbita desconhecida. Ele tinha quatro irmãos, sendo 2 homens e 2 mulheres e era pai de dois filhos sendo um homem e uma mulher. Amadeu,  filho de João Francisco Leal e Maria Raimunda da Conceição faleceu no dia 7 de março, por volta das 22h, vítima de uma parada cardíaca, era casado com a senhora Elizabeth Maria Ribeiro, e tinha oito irmãos, sendo seis homens e duas mulheres. Ele deixa uma filha.

Em discurso, o parlamentar lamentou as percas. “Quero desejar pêsames a todos os familiares de Jaziel e Amadeu, no mesmo tempo em que peço a Deus para que todos encontrem forças e a paz necessária para enfrentar e superar tamanha perda e dor. Foram duas perdas irreparáveis para nossa cidade”, explanou Elieudo.

Nas outras três preposições o vereador solicitou melhorias para o município, sendo elas, nº 003\2021, requerendo a construção de uma passagem molhada com bueiros no Riacho Baixa, na localidade Retiro; nº05\2021, solicitando a construção de uma passagem molhada com bueiros no Riacho Grande, na localidade Baraúnas; e outra pedindo que seja realizado a reposição de lâmpadas e manutenção de iluminação pública nas ruas Malhada Grande e Campo Alegre, no âmbito do município.

Em justificativa, Elieudo abordou sobre as indicações. “São indicações de suma importância para essas localidades, bem como, para o nosso município. Para as comunidades da zona rural o objetivo de melhorar a trafegabilidade das pessoas das localidades, sendo que todos os anos no período chuvoso e com as cheias desses riachos formam-se fortes correntezas de água, causando a inviabilidade na passagem de pessoas e transportes. Para a sede municipal, a solicitação fica em torno da escassez de iluminação pública em trechos das referidas ruas, muitas vezes provocam mal-estar em termo de segurança aos seus moradores, dificultando a visibilidade e podendo gerar algum tipo de danos as pessoas.”

Outras duas matérias são de autoria do vereador Bernardino Carvalho. Na Indicação nº 002\2021, o parlamentar pede que seja instalado dois redutores de velocidade (quebra-molas), nas Ruas Antônio Cirilo Ribeiro e Martim Boeiro, sede do município. Na tribuna, Bernardino explicou que a referida matéria, já foi fruto da Indicação nº 009/2017, de 06 de setembro, na augusta casa, sendo enviada pelo gabinete da então parlamentar Rosiane de Sousa Ribeiro em uma legislação anterior, e destacou que até o momento nenhuma justificativa ou providência foi tomada. “Não poderia deixar de reivindicar novamente a necessidade desses dois quebra-molas que são de grande importância para os habitantes das referidas vias públicas, especificamente, nas proximidades dos cruzamentos entre as Ruas Antônio Cirilo Ribeiro e Martim Boeiro”, comentou.

Bernardino solicitou por meio do Requerimento nº 007\2021,  Moção de Pesar pela morte da Senhora Albertina Anália Macedo, (Dona Beta), aos 88 anos. Albertina era filha de Antônio Matias Veloso e Anália Sousa Carvalho, sendo da localidade Várzea Grande, zona rural no município de Massapê do Piauí. Ela era casada com José Luiz Macedo, conhecido por Zé Lulu (in memorian), com quem teve 07 filhos, além de ter 16 netos e 08 bisnetos. Dona Beta era membro de família tradicional do vizinho município de Massapê do Piauí, mãe da belenense Maria dos Remédios, sogra do funcionário público municipal Apolinário de Sousa Ribeiro, o Solteiro, e avó do proprietário do portal Infonewss, Mateus Macedo Ribeiro. “Foi uma grande perca, senti muito a perca de dona Beta, só quem conheceu sabe a grande pessoa que era, e eu tive esse grande privilégio, ficará para sempre no nosso coração. Fica meus sentimentos a todos os amigos e familiares dessa grande massapeense”, disse o vereador.

Na ocasião, também se pronunciou o vereador, Francisco Zacarias Ribeiro, popularmente conhecido como Burenga.

Fotos;

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas