segunda-feira, 17 janeiro 2022
Casa / Municípios / Floriano / Barragem de Boa Esperança atinge 70% de volume; Floriano e Luzilândia ficam com o rio Parnaíba na cota de alerta

Barragem de Boa Esperança atinge 70% de volume; Floriano e Luzilândia ficam com o rio Parnaíba na cota de alerta

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou nesta sexta-feira (14) que a Barragem de Boa Esperança apresenta volume útil de 70,56%, com uma afluência de 1590 m³/s. Os níveis do rio Parnaíba nos municípios de Floriano e Luzilândia permanecem na cota de alerta. Já a cidade de Teresina continua na cota de atenção.

O CPRM informou que a situação dos rios pode mudar de acordo com o registro de chuvas no estado. Atualmente a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) segue praticando defluência de 2.000 m³/s devido às vazões afluentes à barragem ainda continuarem altas.

Teresina

Em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 5, 20 m, em cota de atenção, mas abaixo da cota de alerta que é de 5,50 m, sendo prevista uma redução do nível nas próximas 8 horas para cota 5,15 m. A cota de inundação na capital é de 6,87 m.

As chuvas registradas neste mês causaram vários problemas em Teresina, principalmente devido ao escoamento da água. De acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdef) atualmente 500 famílias estão desabrigadas. A maior parte das famílias atingidas são oriundas dos bairros Mafrense, Vila Apolônia, Poti Velho e Residencial Lindalma Soares, localizados na Zona Norte de Teresina.

Floriano

Na região de Floriano, a cota do rio Parnaíba tem diminuído nos últimos dias. A situação mais alarmante na cidade foi registrada no dia 3 de janeiro, quando o nível do rio Parnaíba chegou a 8,63 m e a água chegou a invadir a avenida Esmaragdo de Freitas, bairro São Cristóvão.

A cota atual é de 7,86 m, estando na cota de alerta, portanto abaixo da cota de inundação, que é em 8,98. “O momento, segundo as previsões não há risco imediato de inundação, mas que é necessário o acompanhamento permanente da evolução dos níveis e a manutenção de equipes de prontidão por parte da Defesa Civil para eventuais ações de remediações no curto prazo caso as condições hidrológicas se agravem”, informou a CPRM.

Rio Parnaíba transborda em Floriano, no Sul do Piauí
Rio Parnaíba transborda em Floriano, no Sul do Piauí

Luzilândia

A cota atual do rio Parnaíba em Luzilândia é de 5,11 m, estando na cota de alerta, e também tem sido registrada uma redução no nível do rio, já que a região já chegou a atingir 5,19 m. A cota de inundação, que é de 5,70 m.

Uruçuí

Chuvas e cheia do Rio Parnaíba destroem trecho da PI-247, em Uruçuí, no Sul do Piauí
Chuvas e cheia do Rio Parnaíba destroem trecho da PI-247, em Uruçuí, no Sul do Piauí

O município de Uruçuí possui três rios: o Parnaíba, Uruçuí Preto e o Balsas, que contribuem para o volume de água que atinge a região. O CPRM informou que dados apontam vazões da ordem de 1.800 m³/s. O valor máximo já registrado na região neste ano foi no dia 3 janeiro, com valores próximos a 2.120 m³/s.

Outros rios

O Serviço Geológico do Brasil informou que a situação nos principais rios do estado do Piauí estão normais.

A cota atual do rio Poti é de 2,45 m, devendo sofrer uma pequena redução nas próximas 10 h com valores em torno de 2,33 m, e mantendo-se em situação de normalidade.

Em Barras, o nível do rio Marataoan é de 3,40 m, superando em 20 cm a cota de atenção, que é de 3,20 m, sendo previsto uma pequena redução do nível para valores em torno de 3,38 nas próximas 8 horas.

Já o rio Longá em Esperantina tem cota atual de 4,11 m, devendo sofrer uma pequena redução do nível nas próximas 8 horas para valores em torno de 4,09 m, ainda em situação de normalidade.

Fonte: G1 Piauí

Sobre Humberto Júnior

Amante da tecnologia, desafiador e cofundador do Portal Info Newss.

Verifique também

Sites de quatro órgãos do governo do Estado são alvos de ataque hacker

Os sites da Polícia Militar e Civil do Piauí, da Junta Comercial do Estado do …