24.4 C
Picos

Artistas de Massapê do Piauí contemplados pela Lei Aldir Blanc se apresentam em Live Cultural; veja fotos!

#

Em Massapê do Piauí, junho, é, tradicionalmente, um dos meses mais movimentados e alegres do ano, marcado pela realização de eventos culturais, como a celebração dos festejos do padroeiro e as festas juninas, quando são realizados shows artísticos, apresentações culturais e concursos de quadrilhas.

Esse ano, novamente, por conta das mudanças de hábitos causadas pela pandemia, as festas juninas não puderam ser realizadas em praça pública, como de costume, e o município recorreu à tecnologia para mostrar as suas riquezas culturais e levar animação à população.

Na noite desta sexta-feira, 25 de junho, trabalhadores do segmento cultural de Massapê do Piauí, que foram contemplados com o benefício emergencial da Lei Aldir Blanc, realizaram uma Live Cultural. O evento foi organizado com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e transmitido via internet.

A Live teve a apresentação do grupo de dança ‘Dança Comigo’, dos artistas musicais Kasemiro Mendes, Márcio Balla, Jean Pisadinha e Adilson dos Teclados, além da exposição de uma variedade de produtos artesanais confeccionados pelas artesãs Keliane Ramos, Verônica Gomes, Alaíde Carvalho, Judite Maria e Josefa Carvalho.

A última apresentação da Live foi realizada por um grupo de jovens do município, simbolizando as quadrilhas juninas.

Keliane Ramos, uma das expositoras, começou no artesanato quando tinha apenas 15 anos, confeccionando caixas decorativas com papelão e papel cartão, mas apenas para uso pessoal. Há dois anos ela começou a comercializar os produtos e usar sua criatividade como trabalho.

“Depois de ser incluída no projeto e com a ajuda financeira que foi proporcionada, comecei a trabalhar com outras peças, e atualmente trabalho produzindo e confeccionando diversos itens artesanais, como caixas e cestas personalizadas para presentes, quadros decorativos com frases ou fotografias em diversos tamanhos, tiaras de pérolas, pulseiras e colares infantis personalizados com pérolas, laços infantis, fotos na modalidade polaroid e fotos em tamanho normal”, disse ela.

Para o município de Massapê do Piauí foram destinados cerca de 58 mil reais, recurso que, segundo destacou Fabiana Dias, assessora técnica do município, garantiu uma renda emergencial aos profissionais do setor cultural, que tiveram suas atividades comprometidas ou mesmo interrompidas por conta da pandemia da Covid-19.

“O município de Massapê está de parabéns pela forma comprometida e responsável aderiu à Lei e fez com que o recurso que chegou ao município chegasse até o seu público alvo, que são os artistas, os trabalhadores diminuindo assim os impactos causados pela pandemia. Os artistas musicais, por exemplo, foram os primeiros a parar e certamente ser os últimos a voltar, então, esse recurso para eles é de suma importância”, disse.

A primeira-dama Lucileide Carvalho, integrante da comissão de execução da Lei Aldir Blanc, em sua fala, parabenizou a todos trabalhadores culturais pelo que foi apresentado na Live e destacou o potencial do município.

“Nosso município é rico em cultura e arte. Aqui estão apenas alguns destes profissionais, músicos e artesãos que apresentaram seus projetos para participar e receber esse benefício. Que esse momento sirva de incentivo aos que não apresentaram projetos, para que em próximos editais possam participar, receber o incentivo financeiro e apresentar a sua arte. Sou incentivadora da cultura e minhas palavras são nesse sentido, de apoio, de incentivo, para que não deixem de mostrar seu trabalho”, disse.

A Live pode ser acompanhada de forma presencial por um público restrito, formado pelo prefeito Rivaldo Carvalho, a vice-prefeita Bruna Leal e o seu esposo, Thiago Dantas, alguns secretários municipais e colaboradores da organização do evento.

Assista a live

Veja fotos!

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas