Na noite da última, sexta-feira (23), a candidata à Prefeitura de Araripina pelo Podemos, Camila Modesto, recebeu um importante reforço para sua campanha com o apoio de Tião do Gesso (PSB), que retirou sua candidatura à prefeitura.
O anúncio do apoio foi feito por meio de uma publicação conjunta no Instagram, envolvendo Camila, Tião, Raimundo Pimentel (atual prefeito e líder do grupo da situação) e Aluizio Coelho (candidato a vice-prefeito na chapa com Camila).
A decisão de Tião, que concorria pela terceira vez ao cargo, é vista como uma estratégia para fortalecer a continuidade do grupo de situação no desenvolvimento do município. No entanto, o Diretório Estadual do PSB em Pernambuco emitiu uma nota expressando surpresa e divergindo da escolha do ex-candidato.
O município de Araripina possui o 20º maior colégio eleitoral de Pernambuco, com 60.082 eleitores. No Sertão do Estado, é o segundo maior colégio eleitoral, ficando atrás apenas de Petrolina, e ocupa a liderança entre os municípios do Sertão do Araripe. Com esse cenário, o apoio de Tião do Gesso tem grande peso político e pode influenciar o rumo da campanha.
Ex-vereador de Araripina entre 2013 e 2016 e candidato a prefeito em 2016 e 2020, Tião é reconhecido por seu trabalho junto às comunidades carentes e na zona rural. Segundo ele, o apoio a Camila reflete uma visão comum de que a cidade deve continuar no caminho do progresso.
“Minha decisão de apoiar Camila é baseada na confiança em seu projeto e na certeza de que ela dará continuidade ao trabalho de Raimundo Pimentel, que tem beneficiado Araripina. Acredito que Camila é a melhor escolha para garantir o avanço da cidade”, afirmou Tião.
Camila Modesto agradeceu o apoio, destacando a importância da nova parceria. “Receber o apoio de Tião do Gesso e seu grupo é um reconhecimento do nosso trabalho e reforça nossa campanha. Juntos, vamos assegurar que Araripina continue a crescer e que os avanços alcancem todos, especialmente os mais necessitados. Agora, é daqui pra melhor”, concluiu.
Nota PSB
Na manhã de sábado (24), o Diretório Estadual do PSB emitiu uma nota pública, discordando da decisão de Tião e reafirmando seu apoio à candidatura de oposição, liderada por Evilásio Mateus. O texto sugere que os filiados do partido permaneçam alinhados à oposição e enfatiza o papel do PSB como força contrária à atual administração municipal.
“O partido recebe com surpresa o posicionamento do candidato Tião do Gesso ao retirar sua candidatura e declarar apoio à candidata da situação”, diz a nota. A Executiva Estadual do PSB orienta que seus filiados continuem apoiando Evilásio Mateus, reforçando o compromisso com a oposição em Araripina.
Nota completa
“O Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Pernambuco reafirma seu compromisso político de construção coletiva em decisões que norteiam suas ações.
Nos últimos quatro anos, o PSB de Araripina fez responsável oposição à atual gestão municipal. E, por isso, o partido recebe com surpresa o posicionamento do candidato Tião do Gesso ao retirar sua candidatura e declarar apoio à candidata da situação.
Após larga escuta de suas bases e dos dois vereadores do PSB em Araripina, bem como entendendo o cenário político estadual e nacional, a Executiva Estadual do partido indica aos seus filiados que sigam caminhando ao lado das forças de oposição, lideradas por Evilásio Mateus, candidato a prefeito no município.
Ademais, em respeito à convenção partidária realizada pelo PSB municipal e em consonância com esta decisão da Executiva Estadual, todos os candidatos a vereador terão suas candidaturas preservadas, e os repasses do fundo eleitoral priorizarão aqueles que acompanharem o indicativo desta Executiva Estadual”.