
O município de Araripina e toda a região do sertão de pernambuco, se despediu nesta sexta-feira (16) do ex-prefeito e ex-deputado Emanuel Bringel. O ex-gestor morreu na manhã da última quinta-feira, aos 75 anos, após complicações de saúde.
— Morre aos 75 anos o ex-prefeito de Araripina–PE e ex-deputado estadual Emanuel Bringel
Bringel estava internado há mais de duas semanas em um hospital de Barbalha, no Ceará, após passar mal em sua fazenda no dia 28 de abril.
Emanuel Santiago Alencar, mais conhecido como Emanuel Bringel, foi um dos mais notáveis homens públicos que a cidade já conheceu. Nascido em 10 de julho de 1949, Bringel construiu uma trajetória marcada por compromisso, coragem e profundo amor por sua terra. Filho de José Santiago Bringel e Maria Anita de Alencar Santiago, escreveu sua própria história com brilho e determinação, passando por todos os degraus da vida pública – de vereador e presidente da Câmara a vice-prefeito, prefeito de Araripina por dois mandatos e deputado estadual por Pernambuco.
— Alepe emite nota de pesar pela morte do ex-deputado e ex-prefeito de Araripina Emanuel Bringel
— Acompanhe em tempo real TODAS AS NOTÍCIAS DE ARARIPINA no nosso grupo no WhatsApp!
– Conheças nossas redes sociais (Instagram, Facebook, YouTube e TikTok)!
Como gestor municipal, Bringel deixou um legado de obras transformadoras, incluindo o fortalecimento do Arariprévio, projetos de saneamento básico e programas de pavimentação que mudaram a realidade de diversos bairros. Como deputado, trouxe conquistas fundamentais para a região, como a Adutora do Oeste, que melhorou o acesso à água para centenas de famílias. Mas sua grandeza ia além dos cargos que ocupou – estava no sorriso acolhedor, nos conselhos sábios e na lealdade inabalável às suas raízes.
Conhecido carinhosamente como “Caceteiro”, Bringel era antes de tudo um homem de família. Casado com Voluza Alencar, foi pai dedicado de Emanuelly e Emanuel Bringel Filho (atual vice-prefeito). Sua casa, sempre aberta, refletia seu espírito acolhedor e sua generosidade. Devoto de Nossa Senhora da Conceição, manteve até o fim a fé que herdou da infância passada em frente à igreja matriz.
O corpo chegou na noite desta quinta-feira (15) à quadra da Autarquia Educacional do Araripe (AEDA), onde foi recebido por familiares, amigos e uma multidão que acompanhou o cortejo até o local.
– Corpo de Emanuel Bringel é velado em Araripina com presença de autoridades e população
Entre os presentes, destacaram-se diversas autoridades locais e regionais que prestaram suas últimas homenagens ao ex-prefeito. Na quinta-feira (16), marcaram presença o prefeito de Petrolina, Simão Durando (União Brasil), e o ex-prefeito da mesma cidade, Miguel Coelho (União Brasil). Já na sexta-feira, somaram-se às homenagens o prefeito de Ipubi, João Marcos; o prefeito de Ouricuri, Victor Coelho; a prefeita de Trindade, Helbinha Rodrigues; e o prefeito de Marcolândia-PI, Dr. Corinto Matos.
Também compareceram secretários municipais de Araripina e cidades vizinha, vereadores e representantes de diversos segmentos da sociedade, além de uma grande parcela da população, que lotou o espaço para se despedir do querido ex-gestor.
O velório transcorreu durante toda a noite, marcado por momentos de intensa comoção e pelo compartilhamento de histórias que ilustravam a notável trajetória de Bringel. As homenagens continuaram na sexta-feira (16), estendendo-se até às 14h, quando foi celebrada a missa de corpo presente, celebrada pelo padre Édson, com a concelebração dos padres Romilson e Fernando.
Após a cerimônia religiosa, familiares, amigos e autoridades participaram de uma solenidade de homenagens, com discursos que relembraram sua trajetória como gestor público, ser humano e amigo.
Representando a Loja Maçônica Luz, Liberdade e Justiça, Renan Luz ressaltou o duplo legado de Bringel — como homem público e como dedicado maçom. Em seu discurso, enfatizou como Bringel seguiu os passos do pai na maçonaria, tornando-se um exemplo de dedicação aos princípios da ordem.
“Emanuel Bringel foi um cidadão que dedicou sua vida à causa pública e à maçonaria. Iniciado em 1994, atingiu o grau 33 em 2004, tornando-se um expoente da arte real. Como seu pai, fundador de nossa loja, deixou um legado que permanecerá na memória de todos. Valeu, Bringel!”, frisou!
A diretora-presidente da Autarquia Educacional do Araripe (AEDA), Jucileide Brito, destacou o compromisso do ex-prefeito com a educação e o desenvolvimento intelectual do município. Emocionada, relembrou como suas políticas transformaram o acesso ao ensino superior na região.
“Bringel foi o grande arquiteto das bolsas estudantis que democratizaram o ensino superior em nossa cidade. Sua visão fez da AEDA o que é hoje, e seu nome estará para sempre gravado em nossa história. Bringel, você sempre fará parte da nossa AEDA!”, destacou a diretora-presidente.
O presidente da Câmara Municipal, Francisco Edivaldo, emocionou os presentes ao destacar a trajetória exemplar de Bringel nas instituições democráticas. Com voz embargada, relembrou como o ex-prefeito soube conciliar firmeza política com profundo compromisso social.
“Bringel foi vereador, presidente da Câmara, vice-prefeito, prefeito por dois mandatos, deputado estadual. Uma trajetória pública que fala por si só e revela o compromisso de um homem que dedicou sua vida a serviço do povo. Homem como Bringel não morre, ele se torna parte da história. A história da Araripina e de Pernambuco terá sempre gravado o nome de Emmanuel Bringel como um dos grandes líderes políticos.”, disse o parlamentar.
O presidente ressaltou como a atuação de Bringel ultrapassou as barreiras do discurso político para se materializar em melhorias reais para a população. “Sua liderança transformou sonhos em realidade, rompeu barreiras e construiu pontes em cada função que desempenhou. Deixou sua marca com trabalho firme, com responsabilidade e com o coração voltado para quem mais precisava.”
Francisco Edivaldo encerrou sua homenagem com um compromisso coletivo de perpetuar os valores deixados pelo líder falecido. “Que nós, aqui na terra, saibamos seguir em frente, honrando seu legado com trabalho ético, respeito e compromisso com nosso povo. Muito obrigado, Bringel. Vá em paz, pois sua história permanecerá viva entre nós.”, finalizou.
O prefeito de Ipubi, João Marcos, ressaltou o alcance regional da contribuição política de Bringel, enfatizando como sua atuação transcendeu os limites de Araripina para beneficiar todo o território do Araripe. Com palavras ponderadas, o gestor municipal destacou a dimensão histórica do trabalho desenvolvido pelo ex-deputado.
“O nome de Emanuel Bringel, prefeito, vereador, deputado estadual que representou toda a região do Araripe, é uma perda muito significativa, não só para a população de Araripina, mas também para toda a região. Vai o homem, vai a matéria, mas fica a história. A história de um político que tanto trabalhou por este município de Araripina, enquanto deputado por toda a região do Araripe.”,comentou João Marcos.
João Marcos transformou o momento de dor em um chamado à continuidade do trabalho iniciado por Bringel, expressando confiança na capacidade da família e especialmente de Bringel Filho em dar prosseguimento ao legado deixado.
“Então eu quero desejar a todos os pesados, em nome de toda a população de Ipubi, à família de Bringel, para que continue levando, junto com o Bringelzinho aí, esse legado de político, de trabalhador, de político apaixonado por sua terra, como Bringel sempre foi, por Araripina e pela região do Araripe.”
O prefeito de Ouricuri, Victor Coelho, expressou a dimensão pessoal de sua relação com Bringel, remontando a memórias de infância que revelavam a longevidade e consistência da trajetória política do homenageado. Ele destacou ainda os valores que fizeram de Bringel uma referência ética na política regional.
“É um momento de muita tristeza. Quem conheceu o Bringel sabe o que ele representava na política. Ele representava o bem, representava ajudar as pessoas. Ainda criança, pude presenciar o Bringel fazer política, como deputado, ao lado dos meus avôs, principalmente meu avô Bilhão, que me deu o público. E saber que o Bringel não está mais entre nós é de uma tristeza sem tamanho.”
Victor Coelho direcionou palavras de conforto aos familiares, demonstrando especial consideração pela dor dos filhos que seguem os passos políticos do pai. “Então eu queria aproveitar a oportunidade para desejar meus sentimentos a Bringelzinho, a Manuela, a Pedro, que Deus conforte toda a família nesse momento de muita dor.”
O prefeito de Araripina, Evilásio Mateus, iniciou seu discurso com lembranças que revelavam a dimensão humana do relacionamento entre os dois políticos.
“Não foi só um companheiro de luta. Ele foi aquele que me abraçou, que me estendeu a mão, que me adotou, que me defendeu. Nos momentos mais difíceis, quando eu duvidei de mim, foi Bringel que me abraçou. Sua lealdade me marcou profundamente.”
O prefeito destacou como as políticas educacionais de Bringel continuam reverberando na vida dos cidadãos muito além de sua gestão. “Em muitas residências, Bringel entrou com a bolsa estudantil que oportunizou formação e empregos. Uma senhora certa vez lhe agradeceu com lágrimas: ‘Minha filha se formou pela bolsa que você deu. Hoje é concursada no Tocantins e nos ajuda mensalmente’. Essas são as obras que realmente permanecem.”
O prefeito assumiu publicamente o compromisso de dar continuidade ao lado do vice-prefeito — Bringel Filho — aos projetos e valores deixados por seu mentor político.
“Não se preocupe, porque eu e Bringel Filho vamos cuidar muito bem do que você mais amava na vida: sua terra, Araripina. Seu nome está gravado em nossa terra, e sua história será contada por gerações.”
Com voz embargada, Evilásio encerrou sua homenagem com um tributo pessoal que sintetizava décadas de convivência e aprendizados. “Você nos fez mais fortes, mais humanos, mais gratos à vida. Mostrou que humildade e lealdade cabem em todo lugar. Vai com Deus, meu amigo, que Araripina nunca deixará de dizer: Valeu, Bringel!”
A deputada estadual Roberta Arrais, compartilhou memórias pessoais e políticas que revelavam a dimensão estadual da importância de Bringel, destacando seu caráter único e sua capacidade de unir pessoas.
“Falar de Bringel pra mim é falar de força, coragem, resiliência. De um homem tão forte. Um homem que ajudou a construir a nossa cidade. Eu vi o Bringel Filho hoje, aquele vídeo que seu pai fez junto com você. Que eu levo pra o resto da vida. A lição dos seus ensinamentos.”
“Ontem eu escrevi pra ele do fundo do meu coração. Porque todas as vezes que eu chego na Assembleia Legislativa, eu faço questão de falar sobre Bringel. E todas as pessoas que falam do seu pai [Bringel filho e Emanuelly Bringel], só falam com alegria, com entusiasmo. Eu não consigo encontrar uma pessoa que tenha alguma coisa contra Bringel. E eu sou uma pessoa muito grata a Deus. O destino me unir a ele novamente. Eu sofria muito quando a gente se separou há muito tempo na política.”
Em suas palavras finais, a deputada transformou a dor em compromisso, prometendo dar continuidade aos ideais de Bringel e destacando o papel fundamental que ele terá como inspiração permanente.
“Valeu, Bringel. Obrigada. Você abençoou a nossa união. E eu tenho certeza que essa união que você abençoou foi para o povo de Araripina. E nós vamos continuar, Bringel Filho, com o legado do seu pai. Porque o legado dele era cuidar principalmente das pessoas.”
A mensagem emocionada da filha Emanuelly Bringel, transmitida por uma amiga próxima, Rosa Suleyman, revelou a profunda conexão familiar e o vazio deixado pela partida do pai. As palavras expressaram tanto a dor da perda quanto a gratidão por ter tido um pai tão presente e amoroso.
“15 de maio de 2025, o pior dia da minha vida. Meu papito se foi às 10 horas e 29 minutos. Foram 17 dias sem sair de perto dele. Eu fiz de tudo, eu juro. Mas não consegui fazer o impossível pra te salvar. Desculpa, meu amor. Mas eu tentei. Eu tentei muito. Que Deus nos dê muita força pra continuar. Sem o Senhor vai ser muito difícil. Às vezes não entendemos os planos de Deus. Mas só Ele sabe de todas as coisas. Nossos pais deveriam ser eternos. O meu era tão perfeito, sabe? Querido por todos. Amava ajudar o próximo. Ele deixou seu legado e fez uma história muito bonita.”
A homenagem continuou destacando as pequenas rotinas e gestos diários que agora se tornam lembranças preciosas, mostrando o Bringel além da figura pública, como um pai atento e carinhoso.
“Como vai ser difícil os próximos dias sem você? Meu sorriso jamais será o mesmo, sem suas piadas diárias. Quem vai comer tapioquinha com o café da manhã comigo? Quem vai me ligar todo dia me chamando pra almoçar? Quem vai me ligar dizendo que está me esperando o pós-plantão? A sua mensagem à noite já era certa, perguntando onde eu estava. Agora só ficaram os seus áudios, meu pai. Onde irei escutar todos, lembrando de você.”
Encerrando sua emocionada homenagem, a filha fez um juramento de honrar a memória do pai, demonstrando a força que herdou dele mesmo em meio à dor.
“Muito obrigada. Serei eternamente grata por tudo o que o Senhor fez por mim e por toda a nossa família. Vou fazer o Senhor sentir muito orgulho, daí de cima. Da sua Manoelinha, que eu amo muito, para sempre.”
O atual vice-prefeito de Araripina iniciou seu emocionado discurso agradecendo a todos que fizeram parte da trajetória de seu pai. Com voz firme, destacou como seu pai será eternamente sua maior inspiração pessoal e política.
“Que eu aqui do fundo do meu coração agradecer a cada um de vocês que hoje fez parte da história do meu pai, de quase 76 anos. Agradecer aos amigos, companheiros, minha mãe, minha esposa, aos irmãos, filhos, sobrinhos. E hoje não é o dia da tristeza. Eu tenho certeza que se meu pai estivesse aqui, ele diria que é um dia de agradecimento. Eu tenho muita gratidão de ter sido seu filho. Você foi o cara que eu me inspiro, meu herói, que queria que eu fosse doutor – essa agora eu passei para a Manelinha. Manelinha doutora vai ser você.”
Bringel Filho emocionou ao falar sobre como carrega em suas veias não apenas o sangue, mas os valores e o compromisso social que marcaram a trajetória de seu pai. Suas palavras revelaram o profundo orgulho de seguir os passos paternos.
“Eu quero seguir estudando com meu pai, porque foi o cara que eu me inspirei a minha vida toda. E hoje, meu pai, hoje o senhor se vai, mas tenho a certeza que nas minhas veias, corre o sangue vermelho. Um exemplo de pai, de avô, de marido, de tio. Um cara que sempre preservou a amizade, que sempre gostou de brincadeiras, e sempre abriu sua porta para quem precisasse.”
Em um dos momentos mais emocionantes de sua fala, o vice-prefeito fez sua despedida pessoal, prometendo honrar para sempre o legado paterno não apenas em sua família, mas em seu trabalho pela comunidade.
“E hoje eu quero me despedir do senhor de forma física. Infelizmente o senhor vai partir. Mas eu quero dar um beijo em sua testa, como símbolo de toda gratidão que eu tenho. E dizer que meu coração e minha mente jamais esquecerão tudo o que você fez, não só por mim e minha família, mas por cada filho de Araripina. Muito obrigado. E eu tenho certeza que cada araripiense que está olhando para o senhor hoje só tem uma coisa a dizer: Valeu, Bringel! Muito obrigado.”, finalizou.
Após a solenidade de homenagens, teve início o arrastão de despedida. O cortejo, que partiu da quadra da AEDA e transformou as ruas do município em um mar vermelho – cor que simbolizava a trajetória política do homenageado. Centenas de pessoas vestiram camisas vermelhas e carregaram bandeiras, acompanhando o féretro em uma caminhada carregada de emoção e saudade.
O percurso do cortejo seguiu pela Avenida Florentino Alves Batista, depois para a Rua José Arnoud Campos (Independência), com passagem pela Rua Coelho Rodrigues. O trajeto simbólico incluiu pontos importantes da vida pública de Bringel: o Colégio Independência, a Prefeitura Municipal e a Igreja Matriz. O cortejo seguiu então pela Avenida Antônio de Barros Muniz e pela Rua Santana, no Alto da Boa Vista, até chegar ao Cemitério do Iracema.
Ao longo do percurso, moradores se aglomeravam nas calçadas para prestar sua última homenagem, muitos emocionados, segurando bandeiras e cartazes de despedida. Outro momento marcante ocorreu antes do sepultamento, quando fogos de artifício – uma das marcas registradas de Bringel.
Mais fotos