Após dois anos sem apresentações presencialmente em função da pandemia de covid-19, as festividades juninas estão de volta. No município de Padre Marcos — PI, foi realizado na noite do último domingo, 12, apresentações culturais e juninas.
As apresentações integram a programação da quarta edição do Arraiá da Boa Esperança, realizada pelo Governo Municipal, que visa resgatar as festividades juninas além de promover o desenvolvimento cultural o município. A cada ano, o evento tem alcançado dimensões admiráveis e tem favorece o encontro popular local e a participação de outras cidades no evento.
O IV Arraiá da Boa Esperança é realizado em paralelo aos 108° festejo de Santo Antônio, santo padroeiro do município. O maior evento religioso do município é uma tradição que se mantém viva há 108 anos, e este ano reflete sobre o tema “Com Santo Antônio, por uma igreja de comunhão, participação e missão!”.
O nome do evento referencia a fazenda em que residiam os primeiros habitantes da região, bem como a escola que lá funcionava, considerada o berço da educação piauiense, fundada pelo padre Marcos de Araújo Costa, a mesma funcionou entre 1820 e 1850.
A Praça do Abrigo, local que é realizado o evento, foi toda ornamentada, recebendo estruturas de madeira decoradas com motivos juninos, bandeirolas, balões, iluminação interna, barracas ornamentadas.
Dando início a programação cultural, foi realizado a apresentação do “Casal Foguedos da Junino Chamengo Bom”. O casal trouxe ao público uma belíssima apresentação com a temática ‘Sonho de amor Junino’.
Composto com os bailarinos Roniel Ferreira (de Jaicós — PI) e Marcely Alves (de Padre Marcos — PI), o casal obteve o 1° lugar no concurso estadual casal foguedos, realizado no último dia 28 de maio no município de Valença — PI.
Em sequência, foi a vez da quadrilha “Escorrega no Salão”, de origem tradicional e criada na localidade Barra, zona rural do município de Padre Marcos, a quadrilha teve início no ano 2000.
Idealizado por Josefa Márcia da Silva, que na época iniciou os ensaios na escola Luiz Lino da Silva, onde as apresentações eram realizadas na comunidade, ano após ano até virar tradição. Em 2011 a Junina Escorrega no Salão passou a ser conduzida pelo atual representante Zezim, que esta afrente da mesma até os dias atuais.
A junina já passou por muitas regiões circunvizinhas apresentando e disputando a verdadeira quadrilha tradicional, realizando e cultivando a cultura local.
Logo em seguida, foi realizado a apresentação de uma dança cultura da região norte, denominada de ‘O Carimbó’. A dança foi conduzida pela jovem Claudilene de Sousa, popularmente conhecida como ‘Morena’, da localidade Barra (Padre Marcos — PI).
O Carimbó teve origem no estado de Pará durante o século XVII, a partir das danças e costumes indígenas e o nome é em homenagem os instrumentos musicais indígena Curimbó, tambor artesanal utilizado apresentações artísticas e religiosas.
Finalizando a noite de apresentações com chave de ouro, foi a vez da quadrilha ‘Chamego Bom’ do município de Jaicós — PI, com o tema ‘Eu vou em louvação por esse dia de graça’.
Idealizada pelo professor Genival Oliveira, foi fundada em 20 de janeiro de 2017 e, desde então, foram desafiados dia após dia para trazer a público de nossa cidade algo que fosse realmente novo.
Ao final, todos os integrantes receberam uma medalha de participação do evento.
O prefeito do município, Valdinar Silva, comentou sobre o retorno das atividades juninas no município, suspensa por dois anos em decorrência da pandemia da covid-19.
“Ficamos dois anos sem a realização das nossas tradicionais festividades juninas no nosso município em decorrência da pandemia da covid-19,mas graças a Deus e a vacina foi possível retornamos com segurança o arraiá da Boa Esperança”.

Valdinar ainda comentou sobre a vasta programação que ocorre em paralelo aos festejo do santo padroeiro do município. “Preparamos uma vasta programação para podermos proporcionar o melhor retorno aos nosso munícipes e visitantes das cidades vizinhas. E dia 13 temos o grande show em praça pública com bandas de renome nacional, regional e loca.”, disse.
Além do prefeito e primeira-dama Edilene Macedo, participaram também o vice-prefeito Valdo Benedito, os vereadores Adão José, Aldeilde Analia, Antônio Francisco, Iranildo Francisco, Helton João, José Bonifácio, Manoel Francisco.
Além dos secretários municipais Eraldo Gomes (de Educação), Maria Lúcia (de Saúde), Orlandio Carvalho (de Finanças), Oziel José (de Obras),Thuanny Mikaella (de Administração), Adejano (de Agricultura); Erimar Carvalho (de Transporte), Leomir Bonival (de Meio Ambiente), Linara Emily (de Cultura), Maria Lucicleide (de Assistência social) e Soênio Ribeiro (de Esportes), autoridades locais e publico, em geral.
Mais fotos








































































































































































































































































