21.7 C
Picos

Apresentações culturais abrem VII ‘Belarraiá do Caboclo Nordestino’ em Belém do Piauí; confira as fotos!

#

Foi oficialmente aberto, neste sábado (14), a 7ª edição do “Belarraiá do Caboclo Nordestino”,  promovido pela Prefeitura de Belém do Piauí, que tem a frente o Prefeito Ademar Aluízio Carvalho – PMDB. O evento aconteceu no povoado caboclo distante cerca de 5 km da sede do município.

O evento tem o objetivo de manter viva a tradição junina, oferecer lazer e diversão à população, além de movimentar a economia local.

Organizado pelas secretarias de Educação e de  Cultura, as apresentações  marcaram a primeira noite de Arraiá. A primeira apresentação da noite ficou por conta da Educação Infantil da Pré-escola Jeude José Dias, com a quadrilha “Isso aqui ta bom demais” e o tema ”vem morena”.

O evento registrou um grande público, além da quadra de eventos lotada, o publico lotou as barracas em torno do local para prestigiar as Apresentações. A Secretaria Municipal de Educação envolveu os alunos das escolas municipais Jeude José Dias, Raimundo José Gomes, José Severo da Silva, José de Moura Leal e Monte Sinai.

As apresentações seguiram com a “Dança da Saia” realizado  pelas crianças da creche Raimundo José Gomes. A terceira apresentação homenageou a memória da localidade através de nomes que contribuíram para o crescimento cultural e histórico do  povoado, representados por alunos da escola Escola Raimundo José Gomes, além de cidadãos da comunidade, com tema “Tributo dos Pioneiros”.

A Quarta apresentação denominada de “Trem do Forró” foi apresentada pela Escola José de Moura Leal. Prosseguindo as belas apresentações tivemos o  “São João na Roça” da escola Escola Raimundo José Gomes. A sexta apresentação foi da quadrilha “Arretados do sertão” da escola Monte Sinai. Por com seguinte, encerrando o evento, a Escola José Severo da Silva da Localidade Russinho realizou uma bela apresentação com o tema o “Arraiá do Severão”.

Uma das principais apresentações ficou por conta do “Tributo dos Pioneiros”, que demonstrou para a população o quanto foram importantes os pioneiros políticos para o desenvolvimento, cultural, esportivo e social da região do cabloco, e dos municípios de Belém-PI e padre Marcos-PI. Os homenageados foram: Raimundo José Gomes, português que se casou com uma escrava africana e tiveram dois filhos. Além de Lucineide Maria da Silva, Francisco Felipe de Sousa, Agripino Antônio dos Reis, Zezinho Ferreiro, José Biano, Francisca Antônia Gomes, Maria Ana de Sousa, Conegundes Belmira da Conceição, Maria das Graças Gomes Carvalho, Luzia Querobina de Macêdo, Francisca Conegundes da Conceição e Valdinar Raiumundo de Sousa.

Finalizando a noite de apresentações, deste primeiro dia, houve um Reisado, festa popular e arcaica. A apresentação cultural, religiosa e festiva trouxe também entretenimento para a população presente.

Destaca-se também a ornamentação do evento, inteiramente transformada numa cidade junina. Além de mostrar a cultura junina de São João, a ornamentação trouxe consigo as raízes do povoado, por meio da agricultura.

O cenário montado especificamente para o Arraiá do Caboclo Nordestino tem como foco principal demonstrar o quanto essa  erudição é importante para a população até os dias de hoje. Além da ornamentação em cores juninas diversas barracas comercializaram comidas e bebidas típicas.

Estiveram presentes no evento diversas autoridades e personalidades do Município. Dentre essas cita-se, o prefeito Ademar Carvalho e a primeira dama Francisca Gomes, o vice-prefeito Francisco Reis (Tico) e a esposa Cristiana Carvalho. Além dos vereadores Bernardino Carvalho, presidente da Câmara Municipal, Francisco Felipe (Cicisso), Antônio Marcelino (Seu Antônio) Luis de Sousa Carvalho (Luisinho) e Ildmar Ribeiro. Além dos secretários municipais: Cláudia Ribeiro (Educação), Anaías Carvalho (Assistência Social), Sherlyn Oliveira (Administração), Ronne Vieira (Obras), e o Supervisor Estadual de Educação, Francisco Antônio de Carvalho, e os advogados da Prefeitura Municipal, Bruna Raflezia e José Benedito. Esteve presente também o Controlador interno, Manoel Neto e o líder político Epifânio Olegário, dentre outros.

2º dia

Acontece hoje, domingo (15), o evento mais aguardado. As festividades iniciarão as 19h, com apresentações de violeiros, e as 20h com quadrilhas  juninas.

Após as apresentações, a quadra poliesportiva do Povoado Caboclo receberá às 22h, o cantor Lamarck, abrindo os shows. Em seguida, é a vez da maior banda de forró do mundo, reconhecida como a “mãe de todas as bandas”, o forró Mastruz com Leite, que sobe ao palco às 00:00h. E encerrando este grande evento o Cantor Cristiano Pipow, sobe ao palco.

Veja fotos da primeira noite do Bellarraiá;

[rl_gallery id=”14698″]

Da redação, Infonewss.com

 

 

 

 

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui