28.4 C
Picos

Após quase uma década Barragem do Estreito em Francisco Macedo volta a transbordar; Fotos Exclusivas!

#

A Barragem do Estreito localizada entre os municípios de Francisco Macedo e Padre Marcos, atingiu na manhã deste sábado, 18 de abril, sua capacidade máxima, vindo a transbordar após quase uma década – nove anos. O expressivo volume de água é resultado das fortes chuvas que caíram sobre a região ao longo de todo o mês de março e começo de abril.

O reservatório já havia transbordado duas vezes na história, uma no ano de 2008, um ano após sua construção, e outra em 2011, que até então era o último registro da barragem com sua capacidade máxima.

A represa tem uma extensão de 12 quilômetros (12km). Um dos principais rios que deságua na barragem é o Rio Curimatá. Outros importantes açudes e riachos também deságuam na barragem.

Enfrentando uma longa temporada de seca ocorrida no  centro-sul piauiense, a represa chegou a acumular apenas 6% de sua capacidade. Com vinte metros e quarenta centímetros de altura (20, 40m), a barragem tem capacidade máxima de 23,885 milhões de metros cúbicos de água (23,885m³).

A Barragem

A represa possui 20 metros e 40 centímetros de altura e sua capacidade é de 23.865 milhões de metros cúbicos de água, o mesmo teve sua construção iniciada na década de 90 e foi concluída em setembro de 2007, através de investimentos do Governo do Estado e Federal.

Atualmente, o reservatório abastece a população das cidades de Padre Marcos e Belém do Piauí. Além de garantir o abastecimento, o mesmo aquece a economia local através da piscicultura, agricultura, além de promover turismo no tempo de cheia.

Barreira sanitária

Devido a pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, e atendendo o Decreto do Governo do Estado e do Município, os bares estão fechados e aglomerações de pessoas está proibida na barragem como forma de prevenção. Uma barreira sanitária está sendo realizada para restringir o fluxo de pessoas do município e de cidades vizinhas, para observar a represa.

 – Comitê de Combate ao Coronavírus realiza barreira sanitária

Confira fotos

Da Redação, InfoNewss

Humberto Júnior
Humberto Júniorhttps://www.1bertojunior.com
Amante da tecnologia e desafiador.
Veja também
Notícias relacionadas